BrasilCampeonato BrasileiroGames

CBF cria o e-Brasileirão de PES 2017 e terá eliminatória nos estádios em dias de rodada

A CBF anunciou a criação do e-Brasileirão, o Campeonato Brasileiro no videogame. Isso mesmo: o torneio nacional terá uma edição virtual com o jogo da Konami, o 1º e-Brasileirão com Pro Evolution Soccer (PES 2017). E a disputa será por clubes. Serão aceitos até 1.000 inscritos por clube e o torneio terá três fases, sendo a última delas presencialmente, com pagamento de prêmio e até uma taça.

LEIA TAMBÉM:
– PES 2017 terá Brasileirão licenciado e lança trailer com clubes e estádios brasileiros
– Parceria com CBF facilita licenciamento de clubes e jogadores, diz executivo do PES

Além da Konami, produtora do PES 2017, outras duas empresas também são patrocinadoras do torneio: a Pepsi e a Brahma. O torneio terá a primeira fase online, com os inscritos pelo site www.cbf.com.br/e-brasileirao. As inscrições já estão abertas desde o dia 11 de outubro e vão até o dia 27. Esta primeira fase será disputada nos dias 29 e 30 entre os jogadores do mesmo clube. É uma espécie de seletiva para ver quem vai adiante.

A segunda fase terá oito representantes por clube. Eles se enfrentarão presencialmente no estádio do seu clube de coração, em um dia de jogo do Brasileirão. O melhor de cada um dos 20 clubes vai para a terceira fase, também disputada presencialmente, no dia 1º de dezembro, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O campeão receberá o troféu no dia 5 de dezembro, na festa de encerramento do Brasileirão.

O PES 2017 não foi escolhido por acaso. A Konami se tornou parceira da CBF após licenciar o Campeonato Brasileiro para a edição 2017 do seu Pro Evolution Soccer. O jogo traz os 20 clubes do país licenciados, além de cinco estádios do país (Maracanã, Morumbi, Beira-Rio, Vila Belmiro e Arena Corinthians). Nem todos os jogadores, porém, estão licenciados no jogo.

A ideia é muito boa e parece uma boa sacada também da CBF quanto da Konami e dos patrocinadores. A disputa de uma das fases no estádio do clube que o jogador defende é uma grande atração para quem entrar na disputa.

Pode ser bem interessante como evento, já que estamos vendo cada vez mais partidas de e-sports transmitidos nos canais esportivos, como SporTV, ESPN, Fox Sports e Esporte Interativo. Quem sabe veremos, em algum momento, o torneio também ter direitos de TV vendidos a esses canais. Isso não é nem um pouco difícil de acontecer, pelo que estamos vendo.

Gostou da ideia? Pretende se inscrever? Conte para nós nos comentários.

Trailer do PES 2017:

[galeria_embeded]

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo