Atacante ‘andarilho’ e começo na zaga: quem é Carlos Vinícius, possível reforço do Bragantino
Em má fase na temporada, Massa Bruta mapeia mercado e encaminha contratação de atacante do Fulham
O Red Bull Bragantino atravessa o seu pior momento na temporada. Nos últimos 10 jogos, o Massa Bruta venceu apenas um, justamente o Corinthians — para quem acabou eliminado da Copa Sul-Americana, nos pênaltis.
Ciente de que o desempenho em campo precisa melhorar, a diretoria do Bragantino passou a olhar com mais atenção para o mercado de transferências. E segundo o UOL, são boas as chances do clube paulista anunciar um reforço nos próximos dias.
Carlos Vinícius, do Fulham, está a detalhes de acertar com o Massa Bruta. A equipe de Bragança Paulista fez uma proposta pelo centroavante e recebeu o sinal verde do time inglês. As conversas progridem bem, e a tendência é que o jogador de 29 anos seja contratado em definitivo.
De zagueiro a atacante: a história curiosa de Carlos Vinícius
Natural de Bom Jesus das Selvas, no interior do Maranhão, Carlos Vinícius começou nas categorias de base do Santos, mas logo foi comprado pelo Palmeiras, em 2014.
O jovem, que na época era a sexta opção na zaga do time sub-20 alviverde, estava na lista de dispensas quando o então treinador, Marcos Valadares, propôs a mudança de posição. Ao observar características de jogo de Carlos Vinícius, o técnico passou a utilizá-lo como camisa 9.
— Vi um potencial 9. Conversei com ele sobre a possibilidade, ele sabia que estava na berlinda, aceitou o desafio e se tornou o artilheiro do nosso time em menos de dois meses de função — disse Marcos em entrevista ao ge, em 2018.
Vendido a Caldense no início de 2016, o atacante fez apenas um jogo pelo time mineiro e se transferiu para o Grêmio Anápolis — no ano seguinte — onde também praticamente não entrou em campo.
Emprestado ao Real Sport Clube, de Portugal, Carlos iniciava, em meados de 2017, sua trajetória no futebol europeu.
Um verdadeiro ‘andarilho' do futebol
O bom desempenho individual de Carlos Vinícius com a camisa do Real SC — tendo marcado 20 gols em 39 jogos — chamou a atenção do Napoli. Em janeiro de 2018, a equipe italiana contratou o brasileiro por cerca de 4 milhões de euros, mas ele não disputou sequer uma partida oficial no clube.
Sem espaço na Itália, o atacante partiu para dois empréstimos durante a temporada 2018/2019: Rio Ave e Monaco. No time português, Carlos conseguiu mostrar seu faro de gol, enquanto na França, a passagem foi apagada.
Comprado em definitivo pelo Benfica no dia 20 de julho de 2019, o cria de Santos e Palmeiras fez a melhor temporada da carreira e terminou 2019/20 como artilheiro da Primeira Liga de Portugal, ao lado de Taremi e Pizzi — todos com 18 gols.
Entre 2020/2021 e 2021/2022, Carlos defendeu Tottenham e PSV, ambos por empréstimo e sem atingir grandes números. A volta à Premier League viria em 2022. O Fulham desembolsou 5 milhões de euros e o comprou em definitivo junto ao Benfica.
Sem espaço com o técnico português Marco Silva nos Cottagers, o atacante brasileiro voltou recentemente de empréstimo do Galatasaray (válido por uma temporada). Ao todo, disputou 14 jogos e anotou dois gols na Turquia.
Números de Carlos Vinícius no futebol europeu
- Real Sport Club: 20 gols e 2 assistências em 39 jogos;
- Rio Ave: 14 gols em 20 jogos;
- Monaco: 2 gols e 1 assistência em 16 jogos;
- Benfica: 24 gols e 10 assistências em 50 jogos;
- Tottenham: 10 gols e 3 assistências em 22 jogos;
- PSV: 7 gols e 7 assistências em 38 jogos;
- Fulham: 8 gols e 3 assistências em 48 jogos;
- Galatasaray: 2 gols em 14 jogos
Como Carlos Vinícius pode ajudar o Bragantino?
Chute potente, presença de área, cabeceio, bom jogo de pivô e proteção de bola: eis as principais características de Carlos Vinícius, que deve brigar por posição com Eduardo Sasha e Thiago Borbas no Red Bull Bragantino.
Caso a transferência seja realmente concretizada, o Massa Bruta adiciona ao seu elenco um exímio definidor de jogadas. Mais do que isso, Carlos Vinícius é um atacante experiente e com rodagem de futebol europeu.
Sua principal missão no clube paulista será recuperar a confiança do ataque, que hoje é apenas o 11º mais positivo do Campeonato Brasileiro. Dito isso, bom reforço para Pedro Caixinha.