Como funciona a final do Campeonato Mineiro? Entenda o regulamento
A decisão será em dois jogos, de ida e volta

As finais do Campeonato Mineiro de 2025 serão decididas em 8 e 15 de março, em jogos de ida e volta. Diferente das últimas edições, o clube de melhor campanha na primeira fase não terá mais a vantagem do empate no agregado.
Em caso de empate, a decisão para definir o campeão mineiro de 2025 será decidida nas cobranças de pênaltis. O mesmo regulamento vale para as semifinais.
Para chegar até a fase mata-mata, os times precisaram passar por uma fase de grupos formada por 12 equipes. América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro foram cabeças de chaves dos três grupos da fase de classificação.
Cada grupo teve quatro times, que não jogaram entre si, mas enfrentaram clubes de outros grupos, totalizando oito rodadas. Se classificaram para as semifinais os melhores de cada chave e o melhor segundo colocado.
Os dois piores colocados na classificação geral caem e quem termina entre quinto e oitavo (também na classificação geral) disputam o Troféu Inconfidência.
Final com torcida única em caso de clássico
Caso a final do ano passado se repita e Atlético-MG e Cruzeiro cheguem à decisão, os dois jogos devem ser disputados no Mineirão, a princípio, com torcida única em cada partida.
A decisão de ter apenas uma torcida nos clássicos foi tomada em janeiro do ano passado, quando membros da gestão de Ronaldo se reuniram com diretores do Atlético e definiram a adoção de torcida única até o final deste ano, em competições da FMF (Campeonato Mineiro) e da CBF (Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa Rei).
Na ocasião, os clubes disseram que a providência era temporária. Os gestores de Atlético e Cruzeiro já afirmaram que gostam da ideia de clássicos com torcida dívida em 50% para cada lado.
A última vez que houve um clássico com torcida dividida no Mineirão foi em março de 2022, na decisão do Campeonato Mineiro, que foi vencida pelo Atlético por 3 a 1.
Antes dessa, a última oportunidade de ter o Mineirão dividido foi em fevereiro de 2017, quando o Cruzeiro venceu por 1 a 0 em jogo válido pela extinta Primeira Liga.
Caso o Atlético avance para a final, fará seu jogo como mandante no Mineirão, pois a Arena MRV está passando por intervenções, que estão previstas para acabar no início do Campeonato Brasileiro.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Finais recentes do Campeonato Mineiro
Na história recente as finais do Campeonato Mineiro variaram bastante. De 2015 para cá, foram quatro enfrentamentos diferentes, tendo o Tombense como único time do interior a chegar à decisão, em 2020.