VAR aparece três vezes e faz Fla-Flu emocionante mesmo sem gols
Clássico no Maracanã teve 45 faltas e 13 cartões, mas terminou no 0 a 0 e manteve o Flamengo em segundo e o Fluminense fora do G4

Quando Fluminense e Flamengo entraram em campo para se enfrentar pela 446ª vez, todo mundo já sabia que os contornos seriam épicos. Mesmo com um empate sem gols, o Fla-Flu no Maracanã teve fortes emoções, três ações decisivas do VAR, 45 faltas e 13 cartões no jogo.
Fla-Flu tem início de equilíbrio e pouca inspiração
O jogo começou minutos depois de um desnecessário espetáculo de bandas e aviões-caça para celebrar os 150 anos de Santos Dumont. O Fla-Flu teve início com superioridade rubro-negra, talvez para a tristeza do aviador, que foi torcedor do Tricolor.
De inicio, a estratégia foi a mesma da Copa do Brasil. Jorge Sampaoli subiu as linhas do Flamengo para complicar a saída de bola do Fluminense. Deu certo. Sem oferecer alternativas, o time de Fernando Diniz não conseguia sair para o jogo. Foram 20 minutos de erros de passe próximos ao gol de Fábio — mas o Rubro-Negro não transformou a vantagem em gols.
Gabigol criou a melhor chance, em chute cruzado que assustou o goleiro tricolor — ainda houve tentativas de Wesley e Arrascaeta. O Flu melhorou, a bem da verdade, na segunda parte da primeira etapa. Cano errou a meta na melhor oportunidade do jogo até então. Mas o Tricolor foi para os vestiários bem melhor do que saiu, embora as duas equipes tenham entregue menos do que podem.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Fla-Flu é emocionante no segundo tempo
Com Lelê na vaga de Martinelli, o Fluminense voltou mais perigoso do intervalo. Dos pés do camisa 99 saíram as melhores chances do jogo já no início da segunda etapa. Primeiro, quase fez um golaço, e depois, criou jogada que Arias fuzilou o gol de Matheus Cunha para colocar o Flamengo com as costas na parede. O mesmo Arias marcaria um golaço, anulado pelo VAR por falta de André.
O Flamengo respondeu com Luiz Araújo e Allan em campo, e Filipe Luís por dentro, como um volante. Diniz, então, tirou Ganso, nervoso e com amarelo, e colocou Leo Fernández, que fez sua estreia — o que empurrou o lateral do Fla de volta à sua posição original.
Em sua estreia, o uruguaio mostrou desenvoltura e criou boas jogadas. Em uma delas, ele colocou a bola na cabeça de Nino, que fez tudo certo, mas viu Matheus Cunha salvar o Flamengo com uma defesa espetacular com os pés. Cano ainda teve derradeira chance, mas o placar seguiu inalterado.
VAR anula dois gols e garante o 0 a 0 no Fla-Flu
A partida era mastigada: foram 45 faltas marcadas pelo confuso Sávio Pereira Sampaio. A arbitragem, inclusive, foi fator chave no Fla-Flu. O VAR foi o grande responsável pelo empate sem gols ao anular as duas bolas na rede no Maracanã.
Primeiro, o árbitro de vídeo apareceu ao anular gol de Arias, em falta de André na origem do contra-ataque — também houve falta clara de Filipe Luís antes que o volante tricolor derrubasse Cebolinha, no que o VAR não poderia intervir.
Ainda deu tempo de Gabi fazer das suas. Com a faixa de capitão no braço, acertou uma bomba para vencer Fábio e ser herói. Mas dessa vez, durou menos de um minuto. O árbitro de vídeo chamou de novo, e à beira do campo, Sávio Pereira Sampaio anotou falta de Pablo em Cano, dando números finais ao jogo.
45′ | 2ºT | 0-0 – O árbitro anula o gol. Deu falta de Pablo em Cano! #FLAxFLU #VamosFlamengo
— Flamengo (@Flamengo) July 16, 2023
No fim, o VAR fez Sávio ir novamente à cabine. O juiz anulou o amarelo de Luiz Araújo, deu um cartão vermelho e deixou o Flamengo com um a menos. Ao todo, foram 12 amarelos além da expulsão rubro-negra.
Fluminense perde mais uma chance de assumir vice-liderança
O empate sem gols acabou sendo pior para o Fluminense, que perdeu mais uma chance de assumir a vice-liderança do Brasileirão. A equipe jogou melhor que o Flamengo, principalmente no segundo tempo, e teve alguns minutos com um a mais no Fla-Flu, mas somou apenas um ponto e caiu para o quinto lugar, com 25 pontos — o que ainda pode piorar até o fim da rodada.
Flamengo vê Botafogo abrir mais distância na liderança
A rodada terminou com o Flamengo vendo o rival Botafogo abrir ainda mais vantagem na liderança do Brasileirão. A distância agora é de 12 pontos — são 39 do Alvinegro contra 27 do Rubro-negro. Além disso, a atuação abaixo do esperado contra o Fluminense acendeu sinal de alerta no Fla, que vive boa fase nos resultados mas segue inconsistente no desempenho.
Estatísticas de Fluminense x Flamengo – Brasileirão 2023
- Posse de bola: Fluminense 53% x 47% Flamengo
- Chutes: Fluminense 15 x 8 Flamengo
- Chutes a gol: Fluminense 7 x 3 Flamengo