Palmeiras vence o Fortaleza em dia que começou com protesto e encerrou seca

Da porta do Allianz Parque para fora, protestos. Da porta para dentro, enfim uma vitória. Foi sofrido e sem jogar bem, é verdade. Mas ainda assim, uma vitória pelo Brasileirão após cinco jogos e mais de um mês. Neste sábado (22), o Palmeiras venceu o Fortaleza em casa por 3 a 1 pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Richard Ríos, Raphael Veiga e Breno Lopes marcaram os gols palmeirenses, e Lucero fez o gol do Leão em São Paulo.
Weverton e Veiga salvam o Palmeiras em dia de protestos
A história da vitória do Palmeiras sobre o Fortaleza começa bem antes de o apito do árbitro Rafael Klein soar pontualmente às 16h. Pela manhã, a Mancha Verde, principal torcida organizada do clube, protestou na porta do Allianz Parque contra a presidente Leila Pereira. A cobrança tão recorrente bate na mesma tecla: um pedido urgente por reforços. Em campo, o protesto virou apoio. E o apoio resultou num gol logo cedo.
Aos 7, Richard Ríos chutou da entrada da área. A bola desviou na zaga, traiu o goleiro, e se aninhou calmamente nas redes. O Palmeiras teve 66% de posse de bola no primeiro tempo. Um número “mentiroso”, que não explica o que foram os 45 minutos iniciais. A equipe nunca teve o jogo sob controle. E após a pressão inicial tão tradicional do time da casa, foi o Fortaleza que levou mais perigo. Aos 32, Lucero chegou marcar um belo gol, anulado por toque de mão. Outro toque de mão, de Marcos Rocha, virou pênalti após consulta no VAR. Lucero deslocou Weverton na cobrança e empatou a partida.
Abel Ferreira fez duas trocas para o segundo tempo – as entradas de Gabriel Menino e Maike nas vagas de Jhon Jhon e Marcos Rocha. O Palmeiras teve ainda mais posse de bola, mas se desorganizou defensivamente para tentar a vitória. Por isso, foi o Fortaleza quem criou mais e teve chances concretas de virar a partida. Sempre em contra-ataques. No melhor deles, Marinho saiu na cara de Weverton. E o goleiro (mais uma vez) salvou a equipe. Por falar em atletas acostumados a decidir para o Palmeiras, Raphael Veiga apareceu para assinar a vitória.
O Alviverde não jogava bem, sofria defensivamente e parecia prestes a ceder uma derrota. Até o meia resolver. Aos 30 do segundo tempo, Veiga recebeu na intermediária e resolveu arriscar para o gol. Acertou um belíssimo chute, sem chances para o goleiro João Ricardo. A partir daí, o jogo virou um toma lá dá cá. O Fortaleza teve chance de empatar, mas Guilherme parou em Weverton (de novo). Breno Lopes, por sua vez, perdeu um contra-ataque de três contra dois e acertou a trave em outro lance. O insistente atacante marcou o terceiro gol já nos acréscimos. E este sábado que começou com protesto acabou em uma festa ainda reticente dos palmeirenses no Allianz Parque.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Palmeiras enfim vence no Brasileirão
Cinco jogos, mais de um mês, ou exatos 41 dias. Escolha a métrica que quiser. O Palmeiras demorou tudo isso para voltar a vencer pelo Brasileirão. A vitória deste sábado foi a primeira da equipe pelo Campeonato Brasileiro desde a parada no calendário para a data Fifa. Ainda não é suficiente para recolocar o Alviverde na briga pelo título. Hoje, a Libertadores é a única chance viável de ser campeão novamente em 2023.
O Palmeiras chega a 28 pontos na tabela do Brasileirão. Volta momentaneamente ao G4 como vice-líder e vê a distância para o líder Botafogo cair para 11 pontos. Mas a equipe carioca enfrenta o Santos neste domingo. O Alviverde volta a campo no domingo (30), às 16h (de Brasília), para enfrentar o América-MG no Independência.
Para o Fortaleza, derrota é pior do que você pensa
O Fortaleza queria aproveitar a instabilidade do Palmeiras para somar pontos neste sábado no Allianz Parque. Sai com uma derrota que dói ainda mais pelo roteiro do jogo. A equipe de Juan Pablo Vojvoda saiu atrás do placar, buscou o empate e criou chances claras (no plural) para virar a partida. Por tudo isso, o tropeço em São Paulo machuca um tanto mais. Especialmente, porque o Leão tem apenas uma vitória em quatro jogos pelo Brasileirão.
A equipe soma 23 pontos e está em nono na tabela, mas pode perder pontos com o complemento da rodada. O Fortaleza volta a campo no próximo sábado (29), às 18h30 (de Brasília), quando recebe o Red Bull Bragantino no Castelão pela 17ª rodada.
Estatísticas de Palmeiras 3 x 1 Fortaleza – 16ª rodada do Brasileirão
- Posse de bola: Palmeiras 65% x 35% Fortaleza
- Chutes: Palmeiras 13 x 9 Fortaleza
- Chutes a gol: Palmeiras 7 x 4 Fortaleza
- Gols: Palmeiras – Richard Ríos (7′), Raphael Veiga (75′) e Breno Lopes (95′); Fortaleza – Lucero (44′)