Internacional e Corinthians empatam com traço em comum: muito que se preocupar
Internacional e Corinthians fizeram dois gols cada em placar ruim para ambos em termos de tabela e futuro
Internacional e Corinthians empataram em 2 a 2 no Estádio Beira-Rio, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paulista esteve duas vezes à frente no marcador, mas permitiu o empate dos gaúchos. O Colorado teve mais volume de jogo durante os 90 minutos. Para os dois times, no entanto, fica o sinal de alerta de um jogo ruim, com poucas opções reais — mesmo que os gaúchos tenham estado com seus reservas.
O Internacional entrou em campo com time praticamente todo time reserva, preservando para a decisão contra o River Plate, jogo da próxima terça-feira (8), pela volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Apenas Sergio Rochet, Vitão e De Pena começaram a partida.
O Corinthians atuou com sua equipe principal. Mesmo tendo a partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, contra o Newell’s Old Boys, também na próxima terça-feira. O clube paulista, inclusive, permanecerá em Porto Alegre antes de viajar para a Argentina para o confronto decisivo.
Inter teve mais volume e Corinthians jogou com estratégia
Inter e Corinthians fizeram uma partida parelha. Mesmo jogando em casa, o Colorado não conseguiu fazer valer o mando de campo e a força de mais de 20 mil torcedores para pressionar o clube paulista. Embora o time de Coudet tenha ficado mais com a bola, os comandados por Luxemburgo também procuraram atacar.
Apesar de os dois times terem buscado a vitória, não conseguiram criar grandes oportunidades além dos gols marcados. O Inter, mesmo com mais volume, pecava nos passes finais. O Corinthians apostou nos contra-ataques com a velocidade de Yuri Alberto e levou a melhor justamente desta forma no seu segundo gol.
Primeiro tempo movimentado entre Inter e Corinthians
A primeira chance da partida foi do Inter, aos 10 minutos da etapa inicial. Mauricio recebeu na entrada na área, com distância considerável, arriscou o chute e acertou o travessão do gol defendido por Cássio.
O Corinthians saiu na frente no placar logo na sequência, aos 12 minutos, com Renato Augusto. O camisa 8 do time paulista recebeu dentro da área, finalizou sem tanta força, mas a bola desviou no zagueiro Vitão para tirar qualquer chance de defesa do goleiro Sergio Rochet.
A resposta do Inter foi rápida. Cinco minutos após sofrer o gol, o time de Coudet conseguiu o empate com Bruno Henrique. Após tabela que começou com Matheus Dias, o atacante Pedro Henrique serviu o volante, que marcou já praticamente com o gol livre. O lance foi checado pelo VAR por possível impedimento, mas o gol foi validado.
Estratégia de Luxemburgo quase deu certo
O Internacional, que já não vencia há cinco jogos no Campeonato Brasileiro, elevou o volume de jogo na tentativa de vitória. As substituições de Eduardo Coudet foram com objetivo de tornar a equipe mais ofensiva.
Luxemburgo priorizou a marcação, dando indícios de que o empate não seria considerado um resultado ruim para o Corinthians, mas apostando ainda mais nos contra-ataques em cima dos espaços deixados pelo time colorado.
Apesar da busca pelos três pontos, o Inter chegou mais vezes com jogadas de bola parada. Em umas delas, uma falta próxima à risca da área, De Pena bateu direto no gol, mas sem tanta força e facilitou a defesa de Cássio, que não deu rebote.
A segunda chance colorada na etapa final também foi com De Pena. O volante, que atuou improvisado na lateral, recebeu pela esquerda e finalizou forte de perna esquerda, mas novamente Cássio fez defesa segura.
Corinthians encaixa um contra-ataque e consegue pênalti
O Corinthians enfim encaixou um contra-ataque aos 37 minutos do segundo tempo. Yuri Alberto ganhou a frente da jogada, invadiu a área e foi derrubado por Johnny. Pênalti para o Corinthians. Fábio Santos cobrou, Rochet sequer acertou o canto e o clube paulista assim marcou o gol da virada no placar.
Os minutos finais foram de pressão do Inter, mas com muitos erros. A dificuldade aumentou quando De Pena, que vem sendo fortemente criticado pelos torcedores, acabou matando uma jogada de ataque do Corinthians com falta e foi expulso de campo. O jogador deixou o gramado vaiado pela torcida colorada.
Inter empata no minuto final, literalmente
O gol de empate do Inter surgiu através de uma boa jogada individual de Enner Valencia pelo lado direito. O equatoriano passou pelo marcador e fez o cruzamento para Luiz Adriano, que antecipou a defesa do Corinthians e deu igualdade ao placar já faltando dois minutos para o final da partida.
Lei do ex no Beira-Rio: Bruno Henrique marca
Bruno Henrique, campeão brasileiro com o Corinthians em 2015, marcou o primeiro gol colorado no empate em 2 a 2. O jogador fez seu terceiro jogo com a camisa colorada e marcou seu primeiro gol pelo clube, fazendo valer a “lei do ex”. No intervalo, na saída de campo, o atleta falou sobre o gol.
– Fico muito feliz de fazer meu primeiro gol aqui hoje com a camisa do Internacional. É fantástico e estou muito feliz por isso. O nosso time é um time um pouco mesclado e que vem jogando um pouco menos. Falta um pouco de ritmo.
Discussão entre Enner Valencia e Luiz Adriano
No final da partida, os dois jogadores discutiram de forma intensa já na saída de campo. O equatoriano chegou a ser contido pelo ex-jogador Magrão, que é atualmente dirigente do Inter, mas empurrou o profissional. Outros atletas ajudaram a acalmar os ânimos. Luiz Adriano evitou falar sobre o fato na entrevista após o jogo.
– Não teve situação nenhuma, só uma questão de jogo, nada de mais. Primeiramente, o jogo foi muito importante para nós, ainda mais para os jogadores que não vinham jogando muito e conseguimos o empate no final, então é isso que importa.
#Inter | O exato momento do empurrão de Enner Valencia em Magrão. Imagem do cinegrafista Rogério Aguiar, da @EsporteBandRS. pic.twitter.com/JbnwRFhRD2
— Pedro Enrique Oliveira (@pedroliveira_e) August 5, 2023
Yuri Alberto vaiado pela torcida do Inter
O atacante do Corinthians foi vaiado durante toda a partida nas vezes em que tocava na bola. Com passagem positiva pelo Beira-Rio, o jogador preferiu o Corinthians quando retornou ao futebol brasileiro após o período defendendo o Zenit, da Rússia. Este movimento desagradou os torcedores colorados.
Estatísticas de Inter 2×2 Corinthians – Brasileirão 2023
- Posse de bola: 55% para o Inter e 45% para o Corinthians
- Chutes: 15 para o Inter e nove para o Corinthians
- Chutes a gol: Quatro para o Inter e três para o Corinthians
- Gols: Internacional – Bruno Henrique (17) e Luiz Adriano (99); Corinthians – Renato Augusto (13) e Fábio Santos (86)