Brasileirão Série A

‘Teimosia’ de Quinteros e desespero de Volpi levam Grêmio

Tricolor gaúcho se mostrou mais uma vez desorganizado e inofensivo em termos ofensivos

Previsível e sem qualquer criatividade, o Grêmio conheceu a sua primeira derrota neste Campeonato Brasileiro. Preso na “teimosia” do técnico Gustavo Quinteros, que tem apresentado dificuldades para dar mais lucidez para o meio-campo da equipe, o Tricolor gaúcho foi derrotado pelo Ceará, por 2 a 0, na Arena Castelão, na noite deste sábado (5).

Os gols da partida foram marcados pelo iluminado Pedro Raul, — com sete gols em oito jogos com a camisa do Vozão — e Matheus Araújo, que se aproveitou da frustrada tentativa de Tiago Volpi de cabecear uma bola em busca do empate, já nos acréscimos do segundo tempo.

Além dos obstáculos criados pelo próprio treinador, o Grêmio sofreu com a noite pouca inspirada de Arezo, que perdeu as três melhores chances de gol da equipe de Porto Alegre.

Quinteros passando sufoco no Castelão
Gustavo Quinteros tem sido muito criticado pelo desempenho do Grêmio na temporada (Foto: GazetaPress)
iShoot/iShoot

Sem criatividade, Grêmio é vítima de Pedro Raul

Com Quinteros insistindo em manter Monsalvi e Cristaldo no banco de reservas, o Grêmio, como ocorre desde o início da temporada, sofreu com a falta de criatividade do seu meio-campo e apostou na paupérrima estratégia da ligação direta. Assim, sobrecarregado na missão de municiar os homens de ataque, Edenílson até tentou, mas pouco serviu ao globalizado trio ofensivo composto pelo belga Amuzu, o argentino Pavón e o uruguaio Arezo.

Amuzu, aliás, foi o jogador mais envolvente do Tricolor gaúcho na primeira etapa. Rápido e habilidoso, o camisa 9 do Grêmio proporcionou duas belas oportunidades para o uruguaio marcar, mas o camisa 19 não soube aproveitar nenhuma delas.

Dentro da sua limitação, o Ceará executou bem a proposta de jogo definida pelo técnico Léo Condé e, graças a um pênalti convertido por Pedro Raul, que vive ótima fase no Vozão, foi para o intervalo em vantagem. Mesmo recuando excessivamente após o abrir o placar.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Quinteros cede e Cristaldo vai para o jogo

Diante da imensa dificuldade na construção de jogadas, Quinteros usou o intervalo para mexer na equipe. Camilo ficou no vestiário, enquanto Cristaldo foi para o jogo. Em campo, o meio-campista tentou chamar o jogo e dividir a responsabilidade de construir com Edenílson. Mas, com o coletivo completamente engessado, o argentino também teve dificuldades para contribuir.

Como se isso não bastasse, na melhor chance da segunda etapa, Arezo (pela terceira vez no jogo), desperdiçou uma chance incrível dentro da pequena área.

Volpi vai ao ataque e Ceará mata o jogo

Em vantagem no placar, o Ceará abaixou as suas linhas e praticamente limitou-se a se defender na segunda etapa. Porém, em uma das raras subidas ao ataque, o Vozão quase ampliou o placar com o iluminado Pedro Raul, que acertou o travessão de Tiago Volpi.

Diante de um adversário que abdicou do ataque, Quinteros, com muito atraso, resolveu testar Monsalvi – que entrou no lugar de Edenílson – ao lado de Cristaldo. Curiosamente, a partir disso, o Grêmio criou boas chances e quase empatou o jogo.

Mas, desesperado pelo empate, o Tricolor gaúcho levou um gol inacreditável. Com o confronto nos acréscimos, Tiago Volpi decidiu ir para a área do Ceará e tentar o cabeceio em uma cobrança de escanteio.

O problema é que a defesa do Vozão cortou o cruzamento e, no contra-ataque, Matheus Araújo, sem ser parado pelos defensores do Grêmio, partiu em velocidade pelo lado direito e liquidou a partida com um chute de longa distância, aproveitando-se da ausência de Volpi na meta gaúcha.

Após o inusitado lance para uma segunda rodada de campeonato, o duelo foi encerrado e o Ceará comemorou a sua primeira vitória na competição.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo