Com direito a Lei do Ex, Fortaleza conquista vitória inédita sobre o Internacional
Ex-jogador do Colorado, Thiago Galhardo marca e Fortaleza vence o Internacional fora de casa pela primeira vez na história
Na abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza conquistou uma vitória histórica por 1 a 0 sobre o Internacional, na tarde deste sábado (19), no Beira-Rio. O triunfo, assegurado graças ao gol de pênalti de Thiago Galhardo no primeiro tempo, foi o primeiro da história do clube cearense contra o Colorado como visitante.
Visando o jogo de ida das quartas de final da Libertadores contra o Bolívar (BOL), no meio de semana, o Inter entrou em campo com apenas três jogadores considerados titulares: o goleiro Rochet, o zagueiro Vitão e o meia Maurício. Apesar do amplo domínio da posse de bola, o Colorado pouco criou e viu sua sequência sem vencer no Brasileirão aumentar para oito partidas.
O Fortaleza, por outro lado, começou com seus principais jogadores e rapidamente abriu o placar. Thiago Galhardo, que converteu pênalti sofrido por Marinho, fez valer a Lei do Ex, já que defendeu o Internacional de 2020 a 2021. Curiosamente, o atacante viveu seus melhores momentos no clube sob o comando do técnico Eduardo Coudet, que retornou ao Colorado no mês passado.
Fortaleza abre o placar, e Inter para no travessão
Mesmo jogando fora de casa, o Fortaleza começou melhor na partida e criou boas oportunidades em pouco tempo. Logo aos quatro minutos, Machuca recebeu grande enfiada de bola de Pochettino, arrancou em velocidade pela esquerda, invadiu a área e chutou cruzado, exigindo defesa de Rochet. Aos oito, Marinho foi derrubado dentro da área por De Pena, e o árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz assinalou pênalti. Encarregado da cobrança, Thiago Galhardo bateu com categoria no canto esquerdo de Rochet, que pulou para o outro canto, e abriu o placar.
Atrás no placar, o Inter dominou o restante do primeiro tempo, mas encontrou dificuldades para criar chances claras. As melhores chegadas foram em cobranças de falta, mas os donos da casa pararam duas vezes no travessão. Bruno Henrique foi o primeiro a acertar a barra, em chute forte colocado no ângulo direito de João Ricardo aos 23 minutos. Já aos 43 foi a vez de Maurício, em falta ainda mais distante e do lado direito do campo.
Nos acréscimos, Luiz Adriano teve a melhor oportunidade do Inter com a bola rolando. Depois de receber de Maurício, o centroavante girou, entrou na área e bateu de pé direito, mas a bola saiu fraca e terminou nas mãos de João Ricardo.
Pressão do Internacional termina em reclamação por pênaltis
O segundo tempo foi de ainda mais pressão do Internacional. Apesar de muito mais posse de bola, o Colorado não conseguiu furar a defesa do Fortaleza, que pouco ofereceu de perigo nos contra-ataques que tentou. Bruno Henrique e Pedro Henrique arriscaram de fora da área nos primeiros minutos, mas a primeira tentativa foi tranquilamente defendida por João Ricardo, enquanto a segunda foi para fora.
Luiz Adriano teve outra chance de igualar o placar, mas desperdiçou novamente. Dessa vez, o centroavante ficou com a sobra de cruzamento de Renê dentro da área, mas pegou mal na bola e mandou pelo lado direito do gol ao tentar finalizar com força.
Incapaz de superar o forte bloqueio adversário, o Inter passou a apelar por reclamações de pênaltis. Aos 42, uma bola viva na área terminou com Luiz Adriano e Aránguiz caídos dentro da área. Já aos 51, os colorados reclamaram de penalidade de João Ricardo em Wanderson, que até conseguiu chutar no lance, mas para fora. Em ambos os casos, o árbitro não assinalou nada em campo e o VAR não recomendou a revisão no monitor. Com isso, o placar de 1 a 0 para o Fortaleza prevaleceu.
Classificação
Derrotado, o Internacional segue com 24 pontos no Campeonato Brasileiro, mas agora com 20 partidas disputadas. Atualmente em 13º lugar, o time comandado por Eduardo Coudet pode terminar na 15ª colocação ao final da rodada.
Já o Fortaleza saltou para a oitava posição, chegando aos 29 pontos nos mesmos 20 jogos realizados. O Tricolor do Pici, no entanto, pode perder até duas posições no decorrer da 20ª rodada do Brasileirão.
Próximos jogos de Internacional e Fortaleza
O próximo compromisso do Internacional será na terça-feira (22), às 19h (horário de Brasília), contra o Bolívar (BOL), pela ida das quartas de final da Libertadores, em La Paz. Já a próxima partida pelo Brasileirão será no Maracanã diante do Flamengo, às 18h30 de sábado (26).
O Fortaleza também entrará em campo no meio de semana por um torneio continental. Na quinta-feira (24), a equipe cearense visita o América-MG pelo confronto de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, às 19h (horário de Brasília), no Independência. No domingo (27), será a vez de receber o Coritiba no estádio Presidente Vargas, às 18h30, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Estatísticas de Internacional 0 x 1 Fortaleza
- Posse de bola: Internacional 76% x 24% Fortaleza
- Finalizações (certas): Internacional 19 (5) x 8 (3) Fortaleza
- Passes certos: Internacional 569 (87%) x 114 (56%) Fortaleza
- Grandes chances: Internacional 0 x 1 Fortaleza
- Gol: Thiago Galhardo, aos 12 minutos do 1ºT (Fortaleza)