Cano reencarna versão 2023 e salva Fluminense em empate sofrido contra o Fortaleza
Com gol do atacante argentino no fim, Tricolor das Laranjeiras evita derrota, mas segue flertando com Z4
Germán Cano não vive sua melhor temporada pelo Fluminense. Pelo contrário. Após um 2023 mágico, o artilheiro argentino decepciona em 2024. Sua atuação na noite desta sexta-feira (22), entretanto, lembrou os velhos tempos e trouxe sensação de alívio para os tricolores.
Com gol de Cano nos minutos finais, o Flu empatou por 2 a 2 com o Fortaleza no Maracanã, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pelas circunstâncias da partida, o ponto conquistado acabou sendo comemorado por parte dos torcedores, mas a verdade é que ele não afasta o Tricolor das Laranjeiras do Z4.
O Flu foi a 38 pontos e se manteve na 15ª colocação. Primeiro time da zona de rebaixamento, o Criciúma tem 37.
O Fortaleza, por sua vez, saiu de campo com sabor amargo. Afinal, vencia até os 39′ do segundo tempo e encostava de vez no líder Botafogo. Agora, o Leão do Pici, terceiro colocado, tem 64 pontos — segue a cinco de distância do Alvinegro.
Fim de jogo. Fluminense 2×2 Fortaleza.
Flu luta até o fim, busca o empate e tem mais uma decisão terça-feira no Maraca! VAMOS, TRICOLOR! pic.twitter.com/417hae3WDf
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) November 23, 2024
Com ‘fumaça' de Keno, Fluminense abre o placar
Empurrado por mais de 39 mil torcedores, o Fluminense tomou a iniciativa no Maracanã. Linhas altas, controle da posse de bola e postura agressiva: assim o time carioca se comportou nos primeiros minutos. O Fortaleza, por outro lado, buscava fechar os espaços e jogar no erro dos donos da casa.
Aos 10′, a defesa do Leão do Pici sucumbiu a pressão. Com dribles desconcertantes pelo lado esquerdo, Keno deixou Brítez e Zé Welison na saudade, cruzou rasteiro e encontrou Lima na área. Livre de marcação, o camisa 45 pegou de primeira e acertou o cantinho de João Ricardo, que nada pôde fazer.
Apagão do Flu, virada do Fortaleza e muitas vaias no Maracanã
A alegria de Mano Menezes e companhia, no entanto, durou pouco. O Fortaleza logo reagiu.
Martinelli perdeu a bola no meio-campo, Martinez carregou em velocidade e serviu Lucero pelo corredor direito. O atacante invadiu a área, enxergou a passagem de Moisés na segunda trave e acionou o camisa 21 que, com Fábio vendido no lance, só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Se antes o clima no Maracanã era de empolgação, após o gol de empate, isso mudou por completo. Vaias para Martinelli, muitos chiados e ambiente de tensão.
O Fluminense sentiu, acusou o golpe e tomou a virada ainda no primeiro tempo. Acionado em profundidade por Moisés, Marinho ajeitou com tranquilidade, bateu à meia altura e venceu Fábio.
Intervalo. Vitória parcial do Leão e mais vaias das arquibancadas para o Tricolor das Laranjeiras.
Cano sai do banco, empata e salva ponto importante para o Fluminense
Na volta para a etapa complementar, o Fluminense não tinha outra alternativa a não ser partir para cima e pressionar o Fortaleza. Foi o que a equipe carioca tentou fazer, mas sem sucesso. Bem postado em seu campo, o Leão do Pici não deixava brechas para o Flu se criar e ainda levava perigo nos contra-ataques.
O tempo ia passando e a tensão aumentando. Mano sacou Kauã Elias e Lima, e promoveu as entradas de Cano e Serna. Demorou, mas as mudanças surtiram efeito.
Com 39′ no relógio, Samuel Xavier aplicou caneta em Bruno Pacheco, foi à linha de fundo e cruzou na área. Renato Augusto subiu, raspou de cabeça e serviu Cano, que testou consciente e deixou tudo igual.
Próximos jogos de Fluminense e Fortaleza
O Fluminense volta a campo na próxima terça-feira (26), quando recebe o Criciúma, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 19h (horário de Brasília), no Maracanã.
No mesmo dia, só que às 20h (horário de Brasília), o Fortaleza mede forças contra o Flamengo, na Arena Castelão, também pela 35ª rodada.