Brasileirão Série A

Bragança Paulista: Tite passa por teste de fogo que outros no Flamengo falharam

Pressionado pela torcida do Flamengo, Tite precisa recolocar a equipe no caminho, mas terá um grande teste pela frente em Bragança Paulista

O Flamengo encara o Red Bull Bragantino neste sábado (4), em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Após perder para o Botafogo, o Rubro-Negro tenta se recuperar para encostar novamente nos líderes, mas a missão não é nada fácil. Foi em Bragança Paulista, inclusive, que outros treinadores tiveram derrotas duras. Chegou a vez de Tite tentar a sorte.

O comandante, inclusive, chega ao confronto diante do Bragantino pressionado pela torcida. As más atuações do Flamengo são só um ingrediente a mais para esse duelo que promete pegar fogo. A Trivela, em cima do lance, tem o melhor esquenta.

Retrospecto em Bragança não é bom

O Bragantino retornou à elite do futebol brasileiro em 2020, ou seja, foram apenas quatro jogos do Flamengo no Nabi Abi Chedid. É importante frisar que as equipes não se encontraram em nenhum outro torneio, seja ele a Copa do Brasil ou a Libertadores. Nesses moldes, o retrospecto do Rubro-Negro em Bragança Paulista não é nada bom.

O Flamengo volta a Bragança Paulista para tentar sua primeira vitória desde 1996 (Foto: PGG/Icon Sport) – Photo by Icon sport – Photo by Icon Sport

Para ter uma ideia, o Flamengo nunca venceu o Bragantino desde a volta do Massa Bruta à Série A. Ao todo, os rubro-negros empataram duas e perderam as outras duas. A última, inclusive, foi uma derrota acachapante por 4 a 0, já com Pedro Caixinha no comando da equipe de Bragança Paulista.

  • Red Bull Bragantino 4 x 0 Flamengo – 22/06/2023 – 11ª rodada do Brasileirão
  • Red Bull Bragantino 1 x 0 Flamengo – 08/06/2022 – 10ª rodada do Brasileirão
  • Red Bull Bragantino 1 x 1 Flamengo – 06/10/2021 – 24ª rodada do Brasileirão
  • Red Bull Bragantino 1 x 1 Flamengo – 07/02/2021 – 35ª rodada do Brasileirão

Em anos anteriores, contudo, o Flamengo conseguiu vencer o Bragantino em Bragança por algumas oportunidades. Nos Campeonatos Brasileiros de 1994 e 1996, por exemplo, o Rubro-Negro conseguiu vitórias pelo placar mínimo, a caminho da fase final. Sávio e Bebeto marcaram os gols, respectivamente. O jejum já dura quase 30 anos.

Paulo Sousa e Sampaoli sucumbiram, enquanto Ceni comemorou

Desses três jogos disputados em Bragança Paulista neste século, dois tiveram grandes consequências para o Flamengo. Em 2022, Paulo Sousa acabou demitido após perder para o Red Bull Bragantino, enquanto seu substituto, Dorival Júnior, daria o troco no Maracanã (4 a 1) antes de conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores. Nesse caso, o mal veio para o bem.

Paulo Sousa foi demitido pelo Flamengo logo após derrota para o Bragantino (Foto: ALEXANDRE NETO/PHOTOPRESS/ESTAD√O CONTE⁄DO)

No outro, contudo, isso não aconteceu. O Flamengo vinha de uma invencibilidade de mais de dez jogos com Sampaoli, mas perdeu totalmente o fôlego durante a pausa da Data Fifa e acabou goleado pelo Bragantino. A derrota foi considerada um acidente de percurso na época, mas iniciaria uma sina para um péssimo trabalho do argentino, que terminaria no vice da Copa do Brasil.

Os únicos que não saíram derrotados foram Rogério Ceni e Renato Portaluppi. O ex-goleiro foi à Bragança Paulista na 35ª rodada do Brasileirão 2020, que já adentrava 2021, e resgatou um ponto em partida nervosa, na qual o Flamengo saiu na frente. O final vocês já sabem: esse pontinho foi crucial para que o Rubro-Negro superasse o Internacional para conquistar seu oitavo título brasileiro.

Rogério Ceni e Gabigol conquistaram o Brasileirão juntos em 2020 (Foto: FERNANDO ROBERTO/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Renato, por sua vez, obteve o mesmo resultado, em moldes muito parecidos. Saiu na frente com gol de Pedro, mas acabou tomando o empate com um golaço de Artur, que passou pelo Palmeiras. Seria mais uma partida em que o Flamengo não foi contundente para conseguir os três pontos e, por isso, ficou longe da briga pelo título na reta final.

Jogo de seis pontos

Fora as nuances citadas, Flamengo e Bragantino precisam muito da vitória por conta da distância mínima que separa os dois na tabela. Quem vencer não apenas mantém as pretensões nesse início de Campeonato Brasileiro, mas deixa o adversário comendo poeira. Na rodada anterior, inclusive, os dois eram líder e vice-líder da liga nacional.

3. Red Bull Bragantino – 8 pontos (+2 de saldo)
4. Athletico Paranaense – 7 pontos (+3 de saldo)
(…)
7. Cruzeiro – 7 pontos (7 gols marcados e 0 de saldo)
8. Flamengo – 7 pontos (4 gols marcados e 0 de saldo)

O jogo entre Flamengo e Bragantino está marcado para as 18h30 (de Brasília) deste sábado, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo