Cuiabá quebra fase ruim e bate o Fluminense em jogo marcado por muitas faltas
O Cuiabá conseguiu quebrar uma sequência de seis jogos sem vencer no Brasileirão e deixou o Fluminense longe do G-4

Depois de seis jogos sem vencer, o Cuiabá derrotou o Fluminense por 3 a 0 neste sábado (30), em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo disputado na Arena Pantanal foi marcado por muitas faltas e a expulsão de Martinelli — fato que complicou bastante a vida do clube do Rio de Janeiro.
Essa foi a primeira vitória do Dourado em cima do Tricolor carioca. Os times já se enfrentaram antes em seis oportunidades. Com o resultado, a equipe comandada por António Oliveira subiu para a 11ª colocação e alcançou os 32 pontos, mantendo viva a chance de classificação para a Copa Sul-Americana.
Fluminense poupa titulares para a Libertadores
Os jogadores titulares do Fluminense sequer viajaram para o Mato Grosso, com exceção de Paulo Henrique Ganso, Alexsander e Samuel Xavier —que foi o único a começar o jogo. O volante entrou no lugar de Leo Fernández no segundo tempo, mas o meio campista não saiu do banco de reservas.
A decisão de Fernando Diniz foi motivada pelo jogo que o Tricolor carioca terá na próxima quarta-feira (4), contra o Internacional, válido pela volta da semifinal da Libertadores. A partida de ida aconteceu no Rio de Janeiro e terminou empatada em 2 a 2.
Mesmo com 10 jogadores reservas em campo, o Fluminense conseguiu manter uma superioridade bastante discreta nos primeiros 45 minutos da partida, com duas finalizações a mais que o Cuiabá, que estava com seu elenco titular.
Só depois da expulsão de Martinelli, que levou o segundo cartão amarelo aos 39 minutos, os donos da casa conseguiram fazer um jogo mais ofensivo, com duas boas chances de gol. Apesar disso, o placar permaneceu zerado até a saída para o intervalo.
Cuiabá aproveita vantagem numérica
O Cuiabá explorou bastante a vantagem de jogar com um homem a mais e voltou do intervalo com o ataque reforçado ao substituir Uendel por Rikelme.
O resultado veio aos 11 minutos da segunda etapa, com um gol de Clayson, que aproveitou um cruzamento feito por Ronald Lopes em meio a uma trapalhada de Diogo Barbosa e David Braz na defesa do Fluminense.
Depois de levar o primeiro gol, o time visitante não conseguiu se acertar em campo, o que fez com que o Dourado precisasse de apenas mais sete minutos para marcar o segundo gol com Alan Empereur.
A irritação de Diniz com o time reserva ficou evidente durante a parada técnica para hidratação. Com um semblante sério, o treinador criticou a lentidão da equipe e, sem muitas opções no banco, cobrou maior intensidade de jogo.
As broncas do técnico não surtiram efeito no elenco, que continuou com um jogo lento e praticamente assistindo à troca de passes entre os jogadores do Cuiabá.
Diante da moleza dos visitantes, que não finalizaram nenhuma vez na segunda etapa, o Dourado balançou a rede pela terceira vez, aos 40 minutos do segundo tempo, com Fernando Sobral.
Jogadores abusam das faltas
A partida na Arena Pantanal foi marcada por inúmeras faltas desde os primeiros minutos de jogo. Ao todo, os donos da casa cometeram 18 faltas, sendo que três delas renderam cartão amarelo: Alan, Lucas Mineiro e Fernando Sobral.
Já os visitantes foram advertidos 12 vezes, com direito a três cartões amarelos: Thiago Santos, Lima e Martinelli— que levou o segundo amarelo e acabou expulso ainda no primeiro tempo.
Derrota afasta Fluminense do G-4

A derrota fora de casa complicou um pouco a situação do Tricolor na tabela. Ao manter os mesmos 41 pontos da rodada anterior, o Fluminense foi ultrapassado pelo Flamengo, que derrotou o Bahia, e caiu da 5ª para a 6ª colocação.
A posição mantém o clube carioca na pré-libertadores em vez de aproximá-lo de uma classificação direta para a competição continental.
Estatísticas de Cuiabá x Fluminense – Campeonato Brasileiro
- Posse de bola: Cuiabá 57% x 43% Fluminense
- Chutes: Cuiabá 8 x 2 Fluminense
- Chutes a gol: Cuiabá 6 x 2 Fluminense
- Gols: Cuiabá 2 (Clayson e Alan Empereur)