A mudança inesperada que melhorou o Cruzeiro de Diniz e ajudou time a vencer o Criciúma
Kaio Jorge e Gabriel Veron marcaram os gols do 2 a 1 da Raposa, enquanto Allano descontou para o Tigre
A espera acabou e o Cruzeiro, enfim, venceu sua primeira partida de Campeonato Brasileiro sob o comando de Fernando Diniz. A Raposa contou com gols de Kaio Jorge e Gabriel Veron para bater um duro Criciúma, por 2 a 1, na noite deste sábado (9), no Mineirão, em partida válida pela 33ª rodada da competição. Allano marcou o gol do Tigre.
O resultado é importante para dar confiança à equipe na última partida em casa do time celeste antes da grande final da Copa Sul-Americana. Além disso, o Cruzeiro volta ao G7 do Brasileirão, algo fundamental para a continuidade da competição.
Com a vitória, o Cruzeiro terminou a partida na sétima posição, com 47 pontos em 33 jogos. Já o Criciúma se complica na tabela, ficando na 15ª colocação, com 37 pontos em 33 partidas.
? Fim de jogo e o CRUZEIRO VENCE EM CASA!
⚽ Kaio Jorge e Gabriel Veron fizeram os gols da partida.
3 pontos muito importantes no Brasileirão! VAMOS!? #CRUxCRI | 2-1 | #SouCruzeiroTradição pic.twitter.com/PLEeDDJKHR
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) November 10, 2024
Lucas Silva brilha em retorno ao time titular do Cruzeiro
O Cruzeiro iniciou a partida com uma novidade: Lucas Silva na vaga de Walace. O camisa 20 apresentou desgaste muscular acentuado e, por isso, foi poupado.
Lucas, que perdeu espaço com a chegada de Fernando Diniz, recebeu uma oportunidade valiosa e não vacilou.
O camisa 16 deu mais controle ao meio de campo do Cruzeiro, sendo um organizador de jogo por todos os lados. Se faltava velocidade, compensada por Lucas Romero e Matheus Henrique, sobrava inteligência para ocupar espaços no campo.
Além disso, Lucas Silva mostrou qualidade nos passes, o que ajudou o time celeste a manter a posse de bola e criar repetidas chances de gol.
Pelos poucos minutos de Lucas em campo desde que Diniz foi contratado — foram apenas três aparições até o jogo de hoje, uma como titular em uma equipe totalmente reserva contra o Athletico-PR, uma aparição aos 40 da etapa final contra o Lanús e uma entrada aos 45 do segundo tempo contra o Flamengo — sua escolha parecia improvável.
Também pesavam contra o volante as críticas recebidas durante a temporada.
A boa atuação de Lucas Silva, porém, muda o status do jogador no Cruzeiro e dá mais uma importante opção para Fernando Diniz. Algo que parece se encaixar com o que o treinador espera para o meio de campo celeste.
Com a pausa para a Data Fifa, o capitão da Raposa terá tempo para mostrar que pode ser o titular da equipe e entregar mais do que Walace, que não vinha tendo boas exibições. A finalíssima da Copa Sul-Americana, contra o Racing, é o grande objetivo.
Cruzeiro 2×1 Criciúma
Como dito, Fernando Diniz escalou o Cruzeiro com apenas uma mudança para a partida contra o Criciúma. Walace, preservado por desgaste muscular acentuado, deu lugar ao capitão Lucas Silva.
- Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Henrique; Matheus Pereira, Gabriel Veron e Kaio Jorge.
O Tigre, por sua vez, foi mandado a campo pelo treinador Claudio Tencati sem sua estrela Yannick Bolasie.
- Alisson; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel, Marcelo Hermes e Trauco; Barreto, Newton, Matheusinho e Allano; Arthur Caíke. Técnico: Claudio Tencati.
Matheus Pereira ‘faz das suas' e Kaio Jorge brilha
O Cruzeiro começou a partida em cima, com a posse de bola e buscando pressionar um Criciúma fechado. E a retranca catarinense durou muito pouco, porque Matheus Pereira aprontou das suas.
Aos oito minutos, Villalba fez belo lançamento, encontrando Matheus Pereira livre, do lado direito do ataque celeste. O camisa 10 dominou, esperou Kaio Jorge se movimentar, e encontrou lindo passe para o camisa 9 do Cruzeiro, que só teve o trabalho de resvalar na bola, sacudindo o Mineirão ao colocar 1 a 0 no placar.
⚽ O KJ É MATADOR! No cruzamento de Matheus Pereira, Kaio Jorge dá o toque preciso pro fundo da rede! É gol do Cabuloso!
? #CRUxCRI | 1-0 | #SouCruzeiroTradição pic.twitter.com/tbNhvEFDZb
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) November 9, 2024
Trave para o Cruzeiro duas vezes em um minuto
O Cruzeiro seguiu mandando no jogo e na reta final do primeiro tempo faltou um pouquinho de sorte e precisão para ampliar o placar. Aos 40, Gabriel Veron recebeu belo passe de Matheus Pereira e bateu cruzado, no pé da trave direita do goleiro Alisson.
Um minuto depois, após jogada trabalhada, Kaio Jorge recebeu na área e bateu cruzado, carimbando, dessa vez, a trave esquerda do Criciúma.
Aos 46, foi a vez de Matheus Pereira perder grande chance, após linda tabela. O camisa 10 finalizou de perto, mas a defesa do Tigre conseguiu cortar o chute no momento exato.
Gabriel Veron amplia em linda trama celeste
Assim como na primeira etapa, o Cruzeiro seguiu em cima no segundo tempo, criando algumas chances claras de gols, com Gabriel Veron e Matheus Pereira. As finalizações assustaram, mas não se converteram em gol.
O Criciúma até tentava chegar, algumas vezes com boas possibilidades, mas encontrava dificuldades em transformar suas descidas em gol.
Já o Cruzeiro, por sua vez, não perdoou quando teve nova oportunidade. Aos 24 minutos, Lucas Romero fez boa roubada de bola no ataque, tocou para Matheus Pereira, que clareou a jogada para Kaio Jorge. O 9, desta vez, foi garçon e rolou para Gabriel Veron ficar na boa para dominar e deslocar Alisson, fazendo 2 a 0 para a Raposa.
⚽ VERON DEIXA O DELE! Numa bela troca de passes, Veron fica livre na área e finaliza bem para fazer o seu gol no Mineirão!
? #CRUxCRI | 2-0 | #SouCruzeiroTradição pic.twitter.com/Wv5AK8IbO2
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) November 9, 2024
Criciúma reage em ‘velho problema' e Lei do Ex
Ao contrário do que parecia, o segundo gol azul não “matou o jogo”. Em boa descida de Bolasie, aos 36 minutos, o camisa 11 cruzou, Pedro Rocha subiu sozinho e cabeceou para grande defesa de Cássio. No rebote, Allano, formado na base do Cruzeiro, guardou, reduzindo o placar para 2 a 1.
Nos minutos finais de jogo, o Criciúma fez uma blitz ofensiva e Cássio brilhou. O goleiro fez duas defesas milagrosa e outras menos complicadas para garantir a vitória azul no Mineirão.