Brasileirão Série A

Cruzeiro x Atlético-MG: Matheus Pereira e Bernard, quem foi melhor na Premier League?

Meias de criação dos rivais mineiros, Matheus Pereira e Bernard já fizeram confronto na elite do futebol mundial

Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentam neste sábado (10), às 21h30, em mais um clássico pelo Campeonato Brasileiro. O jogo marca o confronto dos meias-armadores Matheus Pereira e Bernard. Mas eles não vão se encontrar pela primeira vez, pois já duelaram na Premier League.

Na temporada 2020/21 do Campeonato Inglês, o Everton, de Bernard, e o West Bromwich, de Matheus Pereira, se enfrentaram, e o meia atleticano levou a melhor.

Em março de 2021, o Everton visitou o West Brom e venceu por 1 a 0, inclusive com gol brasileiro, de Richarlison. Bernard e Matheus Pereira foram titulares de seus clubes, com uma atuação mais destacada para o hoje meia do Atlético.

Essa foi a única vez que eles se enfrentaram, já que no jogo do primeiro turno, que o Everton venceu por 5 a 2, Bernard não saiu do banco.

Ao fim da temporada, o Everton foi 10° colocado, enquanto o West Brom foi rebaixado, ficando em 19°. Ambos os brasileiros deixaram seus times rumo ao Mundo Árabe.

Matheus Pereira e Bernard hoje desfilam no Brasil

Depois de quase três anos e meio do encontro na liga inglesa, Matheus Pereira e Bernard irão se reencontrar no clássico deste sábado, válido pela 22ª rodada do Brasileirão.

Matheus, de 28 anos, chegou ao Brasil no meio de 2023, para defender o Cruzeiro, seu time de coração. No início, por não ser tão conhecido no país, gerou desconfiança em parte dos torcedores celestes, mas quem já conhecia seu futebol dos tempos de Premier League, sabia que o sucesso era questão de tempo.

Ainda na temporada passada, o então camisa 96 conseguiu ter destaque, que só aumentou em 2024, quando assumiu a icônica camisa 10 da Raposa.

Hoje, Matheus Pereira é considerado por muitos o melhor meia do futebol nacional e já acumula nove gols e 12 assistências em 37 jogos no ano, quase chegando a dois dígitos nas duas contagens.

Matheus Pereira comemora gol contra o Corinthians no Brasileirão 2024
Matheus Pereira tem sido o grande nome do Cruzeiro no Brasileirão – Foto: Imago

Bernard, revelado na base do Atlético, é um retorno mais recente. O jogador retornou ao Galo há cerca de um mês e meio, sendo o principal reforço atleticano na janela de transferências.

Apesar da expectativa, os muitos anos fora pesam e ele ainda não conseguiu o protagonismo no time, mesmo já tendo feito boas partidas.

São poucos jogos, somente seis, sem gols ou assistências. Porém, o camisa 20 tem demonstrado qualidade na armação e especialmente nos dribles, protagonizando belas jogadas.

Não se trata de algo muito preocupante, já que o próprio Matheus Pereira, que sofreu com uma lesão em 2023, marcou seu primeiro gol somente em novembro, cinco meses depois de sua estreia.

Bernard durante partida entre Atlético-MG e CRB, na Copa do Brasil
Bernard ainda busca seu primeiro gol após retorno ao Atlético – Foto: Imago

As passagens de Bernard e Matheus Pereira na Premier League

A Trivela conversou com alguns especalistas em futebol inglês para saber como foram as passagens da dupla na Premier League e assim entender qual dos dois meias belo-horizontinos mais brilhou em terras europeias.

Leonardo Bertozzi, comentarista da ESPN

  • Matheus Pereira

A passagem do Matheus na Premier League foi mais curta, porque ele joga um ano na segunda divisão com o West Brom e uma temporada de Premier League, mas é uma temporada de bastante protagonismo.

Craque do time, a maior parte das jogadas de perigo passando por ele, 17 participações em gols, 11 gols, 6 assistências, ele teve praticamente média de uma participação a cada dois jogos. Tanto que surpreendeu muita gente quando ele opta por sair da Premier League para ir jogar no Oriente Médio.

  • Bernard

Bernard ficou mais tempo na Premier League, tendo atuado por três anos pelo Everton. Ele teve boas chances nas duas primeiras temporadas, mas perdeu espaço na última, e acabou negociado no fim dela.

Ao todo, Bernard, fez 84 jogos pelo Everton, somando oito gols e seis assistências. Apesar dos números não muito expressivos, o meia foi muitas vezes titular e contribuiu para o time em diversos momentos da passagem. Não à toa, ainda recebe muito carinho dos torcedores do Toffees, que tinham até música para ele.

  • Quem foi melhor?

Eu diria que é a principal diferença foi que o Bernard era um jogador útil, mais um coadjuvante, e o Matheus, na única temporada que ele jogou a Premier League, era o protagonista do seu time.

Lucas Barbosa, redator da PL Brasil

  • Matheus Pereira

Matheus Pereira viveu ano mágico na Premier League. Foi uma surpresa para grande parte do público, inclusive o brasileiro. O meia brilhou e fez atuações incríveis, como a vitória por 5 a 2 contra o Chelsea, onde colaborou com dois gols e duas assistências.

MP10 poderia facilmente estar na Premier League até hoje defendendo as cores de um time grande. Talento e capacidade para isso sempre teve, mas optou por quebrar o ritmo de sua carreira ao ser seduzido pelos milhões do Al-Hilal.

  • Bernard

Bernard esteve ao lado de grandes nomes do futebol mundial no Everton, como Carlo Ancelotti e James Rodríguez. Sua capacidade técnica nunca foi uma questão, mas o meio-campista poderia ter se destacado mais se tivesse um ímpeto físico e de marcação maior. Era constantemente reserva nos jogos em que o adversário dos Toffees era o favorito.

  • Quem foi melhor?

Pelo impacto que teve, Matheus Pereira foi melhor que Bernard na Premier League. Apesar do West Bromwich ter caído, o brasileiro era o protagonista daquele time e, individualmente, foi um dos destaques do campeonato.

Matheus Pereira e Bernard em duelo na Premier League
Matheus Pereira e Bernard, hoje em Cruzeiro e Atlético, respectivamente, em duelo na Premier League 2020/21 – Foto: Icon Sport

Mário Marra, comentarista da ESPN

  • Matheus Pereira

É difícil comparar, né? O Matheus ele era muito, muito importante em um time que não era tão bom. O West Brom, naquela época, era um time de lutar para não cair. E caiu. Mas ele sempre foi um cara muito bom em jogos grandes. Tem gol contra o Liverpool, tem gol contra o Chelsea, contra o Chelsea ele tem vários, tem gol nos clássicos, né, ali de West Midlands. Ele tem gol contra o Aston Villa, ele tem gol contra o Wolverhampton, ele foi decisivo em jogos grandes e ele era a principal peça do time. Jogador muito importante.

  • Bernard

O Bernard jogava no Everton numa época bem diferente, ele jogava no Everton quando ele foi trevado pelo Ancelotti. É uma época bem diferente quem vê o Everton hoje e quem viu o Everton na época do Bernard. Era um time que disputava, não o título, mas disputava para pegar vagas europeias. E ele não era um grande destaque do time, o time era… Bom, o grande destaque era o Ancelotti.

  • Quem foi melhor?

Os dois renderam dentro do possível. Olhando com o olhar apenas do inglês, o Matheus Pereira rendeu muito mais pro West Brom. Mas essa conta não fecha, porque o Bernard tinha dificuldade pra ser titular em um time que era bem melhor, que disputava por algo mais.

O treinador italiano Carlo Ancelotti comandou Bernard no Everton
O treinador italiano Carlo Ancelotti comandou Bernard no Everton – Foto: Imago

Pedro Ramos, coordenador da PL Brasil

  • Matheus Pereira

Matheus Pereira foi um dos brasileiros que mais surpreendeu na Premier League. Pouco conhecido no Brasil, foi peça decisiva no acesso com o West Brom à elite inglesa, com oito gols e incríveis 17 assistências em 43 partidas. Na PL, só não fez chover.

Anotou 12 gols e seis assistências na temporada, incluindo duas pinturas contra Arsenal e Chelsea. Jovem e habilidoso, atraía a atenção de clubes maiores e estava pronto para mudar de patamar, mas sua saída para o futebol saudita pegou todos de surpresa.

  • Bernard

Bernard não teve a passagem que se esperava pela Premier League. O Everton tinha um elenco interessante, com nomes rodados e até conseguiu terminar em 8º na Premier League na primeira temporada do brasileiro por lá.

O atacante sentiu dificuldades para lidar com a exigência física da liga inglesa e contribuiu pouco com gols e assistências. Deixou os Toffees sob comando do lendário Carlo Ancelotti na terceira temporada do brasileiro na Inglaterra sem deixar muita saudade.

  • Quem foi melhor?

Matheus Pereira chegou bem menos conhecido que Bernard à Premier League, mas o impacto foi amplamente superior, com muitos gols e assistências. O estilo, rápido e habilidoso, casou muito bem com a liga inglesa, enquanto que o desempenho do atacante ex-Seleção deixou a desejar, principalmente quanto à adaptação à fisicalidade da competição.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo