Brasileirão Série A

Em meio à ‘Revolução Francesa’, Corinthians vence em estreia daquele que pode ser o seu Napoleão

Em primeiro jogo de Ramón Díaz no comando, Timão vence Criciúma com boa atuação de outro estreante, Hugo Souza

Durante a tarde de terça-feira (16), o usuário Master_Silveira no Twitter comparou o momento do Corinthians com a Revolução Francesa. Fazendo relação entre personagens políticos da história do país europeu com dirigentes corintianos, a postagem viralizou, mas não apresentou quem seria o “Napoleão Bonaparte da Fiel”. 

Mais tarde, em Itaquera, o Timão estreou o seu novo técnico, Ramón Díaz, na partida contra o Criciúma, pelo Brasileirão. E embora não fosse francês, o treinador busca a conquistar a confiança da torcida alvinegra como um grande líder capaz de liderar o clube do Parque São Jorge na guerra contra o rebaixamento para a Série B.

Na sua apresentação, na segunda-feira (15), véspera do jogo, Ramón já havia dito que contra o time catarinense ele e a torcida corintiana mostraria ao Brasil a mudança na equipe, convocando os “Jacobinos” para, junto com ele, mudar o status quo do Timão na tabela do Brasileirão. Os corintianos costumam considerar tipos como esse mais um louco do bando. 

— Amanhã, a torcida do Corinthians vai mostrar para o Brasil o que é a torcida do Corinthians. E nós vamos mostrar a mudança que fizemos nesse time dentro de campo — ressaltou o técnico. 

Dentro das quatro linhas, o Corinthians ainda apresentou muitas deficiências semelhantes a de apresentações anteriores, mas, sobretudo, venceu, o que é mais importante na luta para se distanciar da zona de descenso. 

Já nas arquibancadas, a nação corintiana se manteve Fiel. Foram mais de 42 mil torcedores lotando a Neo Química Arena em plena terça-feira à noite, gelada e cheia de neblina. 

Ramón Díaz precisa ajustar as tropas e alinhar alguns soldados

Na primeira vez em que Ramón reuniu a tropa corintiana, o adversário era um time que costuma ser letal. O Criciúma havia marcado em todos os jogos do Brasileirão e manteve a escrita contra o Timão. 

Mesmo com o Corinthians tendo mais volume de jogo, os catarinenses foram os que criaram as principais oportunidades do primeiro tempo, muito por conta da deficiência técnica do sistema defensivo do clube alvinegro, que por diversas vezes deu espaço para o Tigre chegar ao gol. Em um dessas ocasiões, Claudinho arriscou de longe, a bola desviou no zagueiro Cacá e matou o goleiro Hugo Souza. 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Guardião inspirado, mas artilheiro sem mira 

Além de Ramón Díaz, o Corinthians estreou o meia Alex Santana e, principalmente, o goleiro Hugo Souza. O dono da meta corintiana foi personagem especial para a vitória do Timão, que viria a ser escrita.

Foram, pelo menos, três grandes defesas. A primeira delas, quando a partida estava empatada sem gols, o camisa 1 se esticou e defendeu uma batida a queima-roupa de Barreto na entrada da pequena área. 

As outras duas intervenções importantes de Hugo ocorreram no início do segundo tempo, quando o Criciúma já vencia por 1 a 0 e poderia ter ampliado. 

O detalhe importante, e que já havia sido antecipado pelo goleiro na sua apresentação na última sexta-feira (12), foi a vibração a cada intervenção, como se tivesse marcado um gol. Assim como Ramón Díaz, comandante da guerrilha, Hugo Souza mostrou ser um soldado que viverá a emoção como toda a tropa presente nas arquibancadas.

Hugo Souza - Corinthians x Criciuma
Hugo Souza vibrou bastante com as defesas feitas na sua estreia pelo Corinthians (Foto: Icon Sport)

Mas se o primeiro jogador da escalação representou, o mesmo não pode se dizer o último. Mais uma vez, o centroavante Yuri Alberto passou em branco. Foi o oitavo jogo de jejum do camisa 9, que no primeiro tempo, quando a partida estava empatada sem gols, teve a chance de abrir o placar ao receber um ótimo passe de Ángel Romero, mas finalizou em cima do goleiro adversário. 

Virada no jogo, na história de Ramón e, quer o torcedor corintiano, também de chave para o Timão no Campeonato Brasileiro

Se o Corinthians terminou o primeiro tempo perdendo, mesmo jogando razoavelmente bem, tudo parecia que iria para o espaço quando o clube alvinegro voltou pior na etapa final. 

Porém, as coisas mudaram em menos de 10 minutos. Em uma escapada ofensiva, Hugo cruzou para Romero finalizar de primeira e empatar o jogo. A dupla, por sinal, tinha ido mal nos 45 minutos iniciais, mas começou a sequência de viradas na noite corintiana. 

Romero - Corinthians 2 x 1 Criciuma
Romero abriu o placar para o Corinthians na vitória sobre o Criciúma (Foto: Icon Sport)

Oito minutos após o empate veio a virada com gol de Cacá, outro que mudou a sua história dentro da própria partida, já que tinha sido dele o desvio para o Criciúma abrir o placar. 

Em uma jogada ensaiada, já com a marca de Ramón Díaz, Rodrigo Garro cobrou escanteio curto, Igor Coronado cruzou com precisão e o zagueiro subiu livre e inteiro para cabecear no fundo do gol. 

O placar de 2 a 1 foi além dos três pontos, que ainda não tiram o Corinthians da zona do rebaixamento, mas vira a história de várias peças em campo, incluindo Ramón, que deixou o Vasco da Gama em abril após sofrer uma goleada do Criciúma em casa. 

Resta ao torcedor corintiano agora confiar que o seu novo treinador vá liderar a equipe na conquista de vitórias nas próximas guerras causando uma revolução na tabela do Brasileirão elevando o patamar do clube alvinegro na tabela do Brasileirão, cumprindo um lema que já foi vitorioso em outras navegações: ‘no va a bajar’.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo