Corinthians terá adversários complicados no Paulistão em meio a reformulação do elenco
Eliminado nas quartas de final, Corinthians precisa deixar a péssima impressão do Campeonato Paulista de 2023 para trás
Aos poucos a temporada de 2024 vai ganhando forma para o Corinthians. Com a possibilidade de disputar a Copa do Brasil e dependendo de como terminar na tabela do Campeonato Brasileiro, a Copa Sul-Americana, o calendário de competições também vai se abrindo para a equipe.
Além do Brasileirão, outro campeonato que o Timão tem vaga certa é o Campeonato Paulista. Vale ressaltar que o último título conquistado pela equipe foi o do estadual em 2019, em cima do São Paulo, no primeiro jogo no Morumbi, as equipes ficaram com o empate sem gols, já na segunda partida, na Neo Química Arena, o Corinthians venceu por 2 a 1, na época o time estava sob o comando de Fábio Carille.
Nesta quinta-feira (16), a Federação Paulista de Futebol (FPF) sorteou os grupos do Paulistão de 2024, e o Corinthians – cabeça de chave -, terá adversários que podem ser pedras no sapato numa fase avançada da competição. Junto com o alvinegro no grupo C, estão: Red Bull Bragantino, Mirassol e Inter de Limeira. Vale lembrar que o regulamento do Paulista determina que as equipes do mesmo grupo não se enfrentam entre si na primeira fase do torneio.
O gerente de futebol do Timão, e ex-jogador, Alessandro Nunes, concedeu uma entrevista após o sorteio e ressaltou que o campeonato será difícil:
— São adversários que você acaba não enfrentando, mas assim como os outros grupos, o Paulistão está cada vez mais difícil. É, sim, um grupo difícil. O desejo é fazer uma primeira etapa da competição boa, somar o máximo de pontos possíveis, porque você sabe como reflete na sequência da competição, com a vantagem de jogar em casa (nas fases posteriores).
O Campeonato Paulista começa no dia 21 de janeiro e termina em 7 de abril.
O desempenho dos adversários do Corinthians do Paulistão de 2024, na disputa desta temporada
Das três equipes que fazem parte do grupo do Corinthians, não há dúvidas que a mais complicada é o Red Bull Bragantino, prova disso foram as dificuldades que o Timão sofreu nas partidas disputas no Campeonato Brasileiro.
No Paulistão desta temporada a equipe de Bragança fechou a primeira fase como líder do grupo, com: Botafogo-SP, Santos e Inter de Limeira, somando 20 pontos, foram seis vitórias, dois empates e quatro derrotas. Nas quartas de final enfrentou o Botafogo-SP, venceu por 2 a 0, mas acabou eliminado na semifinal, para o Água Santa nos pênaltis.
O Mirassol ficou no grupo com São Paulo, Água Santa e Guarani, e alcançou o terceiro lugar, com 15 pontos, não conseguindo passar da primeira fase, foram quatro vitórias, três empates e cinco derrotas.
A Inter de Limeira, foi a lanterna do grupo com o Bragantino, ficou em quarto lugar, com três vitórias, dois empates, e sete derrotas.
Desempenho do Corinthians no Paulistão de 2023 foi decepcionante
A frustração na temporada do Corinthians começou já no Campeonato Paulista, com Fernando Lázaro no comando. Na primeira fase o Timão enfrentou no grupo Ituano, São Bento e Ferroviária, fechou na liderança com 22 pontos, seis vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Nas quartas de final foi eliminado pelo Ituano, em uma partida decepcionante para o torcedor corintiano, que viu o adversário abrir o placar em um a zero, e o Timão buscar o empate e o jogo ir para os pênaltis, mas com os erros de Fábio Santos, Fagner e Gil nas cobranças, o Corinthians acabou eliminado e não disputou as semifinais da competição.