Por que domingos de Brasileirão terão jogos às 17h30 na Globo e 20h na Record?
Duas rodadas do campeonato terão horários de TV aberta e fechada afetados por competições sul-americanas

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) surpreendeu nesta sexta-feira (12) ao publicar a tabela detalhada com todos os jogos que acontecerão até a 12ª rodada do Brasileirão, quando o campeonato faz a sua parada para o novo Mundial de Clubes.
Além dos times que participarão do Mundial não terem seus jogos da 12ª rodada marcados, algo que chamou atenção foram os novos horários para o futebol na TV aberta em dois domingos diferentes. Em duas ocasiões, a Globo passará seus jogos às 17h30 (horário de Brasília) ao invés do horário habitual de 16h, enquanto a janela de Record e Cazé TV vai de 18h30 para 20h.
Mas qual o motivo para que isso aconteça?
— LEIA MAIS: Quem vai transmitir o Brasileirão 2025?
Regulamento da CBF gerou mudança
A explicação é mais simples do que o leitor pode imaginar. Não está em nenhuma mudança de grade dos canais e uma adaptação do futebol, e sim o contrário.
De acordo com a apuração da Trivela, a mudança foi feita para ajustar o calendário aos jogos que times brasileiros farão em competições sul-americanas, para respeitar o descanso mínimo entre partidas previsto pelo Regulamento Geral de Competições da CBF.
O artigo 13 do RGC diz que “os clubes não poderão disputar e os atletas não poderão atuar em partidas por competições coordenadas pela CBF sem observar o intervalo mínimo de 66 (sessenta e seis) horas entre o horário de término previsto da primeira partida e o horário de início previsto da segunda partida”.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
As rodadas e os times afetados
3ª rodada – 13 de abril
17h30 – São Paulo x Cruzeiro – TV Globo e Premiere
17h30 – Grêmio x Flamengo – TV Globo e Premiere
19h30 – Fluminense x Santos – Amazon Prime Video
20h – Fortaleza x Internacional – Record, Cazé TV e Premiere
20h30 – Atlético-MG x Vitória – SporTV e Premiere
Nesta rodada, as mudanças acontecem porque Atlético-MG e Fluminense atuam na quinta-feira pela Sul-Americana em casa, às 21h30. Já o Internacional pega o Atlético Nacional, às 19h, e São Paulo enfrenta o Alianza Lima, às 21h30, ambos em casa, também na quinta-feira pela Libertadores. E para fechar, o Fortaleza atua no mesmo horário do São Paulo, mas no Chile, contra o Colo-Colo, precisando de mais tempo.
Grêmio e Flamengo, que jogam na quarta-feira pelas competições continentais, jogam às 17h30 também para que a Globo possa espelhar seus jogos no país inteiro.
8ª rodada – 11 de maio
17h30 – Palmeiras x São Paulo – TV Globo e Premiere
17h30 – Atlético-MG x Fluminense – TV Globo e Premiere
20h – Botafogo x Internacional – Record, Cazé TV e Premiere
De novo, as mudanças acontecem muito por causa dos jogos de Atlético-MG e Fluminense na Sul-Americana. Na quinta-feira anterior, o Galo atua no Chile contra o Deportes Iquique às 19h, enquanto o Flu vai até a Bolívia e joga contra o GV San José às 21h30.
A mudança também ajuda o Internacional, que vai até a Colômbia para enfrentar o Atlético Nacional, às 21h30, pela Libertadores, na quinta-feira. São Paulo e Palmeiras, que atuam em terça e quarta-feira, respectivamente, pela Libertadores, jogam às 17h30 também para que a Globo possa espelhar seus jogos no país inteiro.