Abel terá o desafio de fazer o Palmeiras jogar à altura do enorme investimento
Derrota doída para o rival Corinthians na final do Paulistão coloca ainda mais cobrança no trabalho do treinador

Leila Pereira confessou: o sucesso do Botafogo, campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores em 2024, a inspirou a melhorar o elenco do Palmeiras para 2025.
Nunca, desde a chegada de Abel Ferreira, houve contratações de tanto peso como nesta temporada. Faz sentido, considerando os desafios que o time terá a partir de março, quando começa o Campeonato Brasileiro.
Se o Nacional já não fosse desafio suficiente, além da rentável Copa do Brasil e da obsessão Libertadores, o Verdão terá nada menos que o Mundial pela frente.
Por que o Palmeiras pode ir bem no Brasileirão?
Se Abel conseguir encaixar os reforços em um sistema inteligente de rotação, o Palmeiras tem tudo para fazer um bom Campeonato Brasileiro.
Abel Ferreira sempre consegue fazer com que seus times sejam muito regulares. Tal regularidade aplicada a um time de nível técnico tão alto pode ser o que o Verdão precisa para brigar pelo título.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Por que o Palmeiras pode ir mal no Brasileirão?
O Palmeiras pode acabar se perdendo diante de tantos desafios na mesma temporada. Mesmo com um elenco tão forte e numeroso, são muitos focos importantes e concomitantes.
Entre Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, sem nem mencionar o Mundial, algo vai acabar ficando em segundo plano. E pode acabar sendo o Campeonato Brasileiro, por sua longa duração e as inúmeras viagens.
Como o Palmeiras começou 2025?
O Palmeiras usou o Paulistão como laboratório nas primeiras rodadas. Mas, mesmo assim, conseguiu chegar à final do torneio. A derrota na final para o Corinthians, no entanto, joga uma ducha de água fria em um trabalho de reconstrução calcado nas chegadas de tantos reforços e saídas de jogadores longevos no clube.
Como joga o Palmeiras?
A estrutura tática básica do Palmeiras é a mesma há muitos anos, com algumas leves variações no decorrer de jogos e situações específicas.
O Palmeiras joga num 4-3-3 com dois pontas de pé invertido que cortam para dentro e dão a linha de findo para ultrapassagem de laterais e meias — Marcos Rocha e Ríos, pela direita; e Piquerez, pela esquerda.
Raphael Veiga centralizado e pela direita é o homem principal da armação, também feita com apoio de Ríos. O time abusa de Estêvão pela direita do ataque — papel que deve ficar com Facundo Torres a partir do fim de julho.
Pela esquerda, local onde hoje está Torres, Paulinho deve aparecer com a incumbência de cortar para dentro e se aproximar do centroavante Vitor Roque.

Como está o trabalho de Abel Ferreira?
Unanimidade por muito tempo, Abel vive hoje um período de questionamento por parte da torcida. O treinador é visto por muitos como desmotivado e saturado.
Outra parte grande, no entanto, ainda o vê como o grande nome do Palmeiras, o maior responsável pelo período de grande sucesso e muitas conquistas vivido pelo clube desde 2020.
A temporada de 2025 será um bom tira-teima para a questão.

Jogo do Palmeiras: veja onde assistir
O Palmeiras, como integrante da Libra, terá seus jogos como mandante exibidos pelos canais Globo.
Os cinco primeiros jogos do Palmeiras no Brasileirão
- Palmeiras x Botafogo – Campeonato Brasileiro – sábado, 29 de março – Globo (TV aberta) e Premiere (Pay per view)
- Sport x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – sábado, 5 de abril – horário e transmissão ainda não definidas.
- Palmeiras x Corinthians — Campeonato Brasileiro — domingo, 12 de abril — horário e transmissão ainda não definidas.