No fim das contas, o Atlético-MG tem de agradecer o empate com o Athletico-PR
Athletico-PR jogou e tentou mais, mas no fim ficou em um empate em 1 a 1 com o Atlético-MG que não foi muito bom para ninguém
Athletico-PR e Atlético-MG se enfrentaram neste sábado (3) pelo Campeonato Brasileiro em partida que marcou quarto encontro entre os times na temporada. Além do turno e do returno no Brasileirão, os xarás atleticanos caíram no mesmo grupo da Libertadores, competição a qual ambos deram adeus agora na fase de quartas de final. Para o Galo, vencer a partida valeria tentar voltar à briga pelo G4; já para o Furacão, seria a consolidação de sua presença nesta faixa do topo da tabela. No fim, o empate ficou ruim para os dois, mas bem menos pior para os mineiros.
O Atlético, mesmo jogando fora de casa, começou o jogo melhor e pressionando muito. Com cinco minutos fez seu gol, mas antes disso já havia chegado bem pela ponta esquerda, onde acabou criando suas oportunidades na maior parte do jogo — não seriam tantas delas após o gol. Uma bela troca de passes por esse setor, já no campo de ataque, fez a defesa do Athletico se embaralhar e Pedrinho acertou um cruzamento na medida para Paulinho cabecear para o fundo do gol. Parecia que o Galo amassaria, mas ficou por isso mesmo.
Na frente, Atlético-MG foi sendo acuado aos poucos pelo Athletico-PR
O jogo na Ligga Arena ficou aberto com o gol logo no começo. Os paranaenses, que fazem dos jogos em casa seu grande trunfo em todos os campeonatos que disputam, precisaram de alguns minutos para se recuperarem do gol sofrido e seguirem em frente. Foi então que começaram a ter mais posse de bola e passaram a acuar o Galo, que cada vez mais passou a jogar em seu campo de defesa, dando margem para o Athletico chegar.
E o Furacão foi chegando aos poucos, de mansinho, e fechou o primeiro tempo ligeiramente melhor que o visitante. Isso porque os paranaenses até tentavam chegar, mas esbarravam numa até então muito boa defesa do Galo. Foi com a volta do segundo tempo que o jogo teve uma brusca mudança de panorama e passou a ser um ataque contra defesa em toda sua extensão final.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
O Atlético-MG se segurou como deu, mas tem de comemorar o empate
O Atlético-MG pareceu saber a todo momento como é difícil bater o Athletico-PR na Ligga Arena e valorizou sua até então vitória o máximo que deve. Foi aí que passou a tomar uma pressão absurda e só não levou a virada porque Everson estava em dia iluminado e o ataque do Furacão, por outro lado, estava em um dia daqueles sem muita pontaria, sem muita efetividade. Para a sorte do Galo.
O que não foi sorte para os mineiros é que Vitor Roque estava em campo. E quando ele está em campo, costuma marcar. Dessa vez, não foi diferente. O Athletico pressionou, tentou, testou Everson de todas as maneiras possíveis. Aos 33 da segunda etapa ele recebeu ótima bola, mas chutou em velocidade para mais uma ótima defesa do goleiro mineiro. A sorte, no entanto, virou e a bola sobrou de novo para o Tigrinho, que só empurrou e saiu para o abraço. Naquele momento da partida, 1 a 1 ainda não era justo, era o mínimo diante da atuação dos donos da casa.
O Galo, por sua vez, recuou demais. A ponto de que dois minutos após empatar o jogo, o Athletico teve Fernandinho expulso pelo segundo amarelo e, nem mesmo assim, o Atlético conseguiu recuperar a posse da partida. Felipão, mais uma vez, fez escolhas pelo menos questionáveis ao mexer, além de demorar bastante para mudar, mesmo com seu time bem mal no segundo tempo.
Ao Atlético-MG resta agradecer pelo empate de hoje, pois podia ter sido pior, focar todas as energias numa cada vez mais distante classificação à Libertadores via G4. Grupo este do qual o Athletico-PR não conseguiu se aproximar o tanto quanto podia ter feito nesta rodada, mas que segue na mira possível.



