Brasil abre 2 a 0, dá pane, toma virada e estreia com vexame e derrota para o Irã no Mundial Sub-17
Após abrir 2 a 0, Brasil sofreu três gols no segundo tempo e estreou com derrota para o Irã na Copa do Mundo Sub-17
Atual campeão, o Brasil estreava na Copa do Mundo Sub-17 com tranquilidade e foi para o intervalo vencendo o Irã por 2 a 0 neste sábado (11), em Jacarta, na Indonésia. Acontece que a seleção brasileira não manteve o alto ritmo que teve no primeiro tempo, e a vitória que parecia protocolar acabou virando uma derrota (vexatória) de virada por 3 a 2.
Rayan, em boa jogada ensaiada em cobrança de escanteio, abriu o placar para o Brasil com um belo gol. No fim da primeira etapa, o time comandado por Phelipe Leal ampliou com um gol contra de Azmani, também em jogada de Rayan. Mas a vantagem foi por água abaixo no segundo tempo, quando o Irã aproveitou os erros defensivos e explorou as costas da defesa da seleção brasileira para virar a partida. Barajeh, Taheri e Gholizadeh marcaram os gols da vitória iraniana.
O resultado complicou a situação do Brasil no Grupo C. Zerado, o time de Phelipe Leal é o terceiro colocado, estando à frente apenas da Nova Caledônia, que estreou perdendo por 10 a 0 para Inglaterra. Os ingleses lideram o grupo, tendo os mesmos três pontos do Irã.
28′ 🇧🇷 1-0 🇮🇷
45'+2′ 🇧🇷 2-0 🇮🇷
54′ 🇧🇷 2-1 🇮🇷
69′ 🇧🇷 2-2 🇮🇷
73′ 🇧🇷 2-3 🇮🇷It's comeback season at the #U17WC! pic.twitter.com/kUVDPQuIrT
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) November 11, 2023
Brasil abre boa vantagem no primeiro tempo
A seleção brasileira fez um grande primeiro tempo e criou boas chances desde o início da partida. O atacante Rayan, do Vasco, foi o destaque da equipe comandada por Phelipe Leal e responsável pela primeira chegada com perigo, arrancando pela esquerda e finalizando rasteiro cruzado para fora da entrada da área aos quatro minutos. Aos nove, foi a vez de Sidney, volante do Bahia, ficar com sobra também na entrada da área e batendo de primeira, mandando à direita da meta iraniana.
O Brasil era melhor e controlava a posse de bola no campo de ataque, mas encontrava um pouco de dificuldade para superar a fechada defesa do Irã. Com isso, o zagueiro Da Mata, do Grêmio, resolveu apostar em chutes de longa distância e quase abriu o placar. Aos 14, assustou o time asiático com uma tentativa forte à direita do gol. Pouco depois, exigiu a primeira defesa do goleiro Shakouri.
Mas foi uma bela jogada ensaiada em escanteio pela esquerda que resultou no primeiro gol brasileiro. Aos 27 minutos, o meia Lucas Camilo, outro jogador do Grêmio, bateu com curva na direção da entrada da área. Lorran, destaque do Flamengo, deixou passar com um corta-luz, e Rayan bateu colocado de esquerda com muita categoria, acertando o ângulo direito do gol do Irã.
PELO AMOR DE DEUSSSSSS!!! QUE GOLAÇOOOOOO!!! RAYAN INSANOOOO!!! 🔥🔥🔥🔥🔥🔥
O que o Cria da Colina joga é absurdo, pô! 💢 Esquece, é muita categoria! 😎Será que vem mais gols por aí? 👀 ⚽
VEM PRA TELA DA CAZÉTV! 🤩
🎙: @cantarellibruno#Sub17NaCazéTV pic.twitter.com/uLO9zEGvBL
— CazéTV (@CazeTVOficial) November 11, 2023
A vantagem brasileira fez com que o Irã se lançasse mais ao ataque na reta final da primeira etapa. Moredi levou perigo em jogada individual pela direita e cruzamento rasteiro que cruzou a área, mas não foi completado por ninguém. Na sequência, o Brasil respondeu com chute de Lorran após boa troca de passes rápidos no campo de ataque, mas Shakouri fez boa defesa.
A seleção brasileira ainda conseguiu ampliar o placar e ir para o intervalo vencendo por 2 a 0. Rayan arrancou pela esquerda, deu uma meia-lua na marcação, tabelou com Lorran dentro da área e, antes que pudesse tentar finalizar, contou com um toque de pé direito de Abolfazl Zamani, que marcou contra.
Irã aproveita nervosismo brasileiro e vira rapidamente
Já o segundo tempo foi completamente diferente. O Brasil não conseguiu ter o mesmo ritmo ao voltar do intervalo e viu o Irã diminuir já aos oito minutos. Da Mata tentou afastar cruzamento vindo da direita e acabou mandando nos pés de Yaghoub Barajeh, que limpou a marcação e chutou rasteiro no contrapé do goleiro Phillipe Gabriel, que não alcançou a bola que passou à sua esquerda.
O gol iraniano pareceu deixar o time brasileiro nervoso. Aos dez, Esmaeil finalizou de fora da área e acertou o lado de fora da rede. Já aos 23, o goleiro Shakouri fez lançamento direto para o campo de ataque nas costas de Da Mata, que não conseguiu chegar na bola e viu Kasra Taheri invadir a área em velocidade e chutar entre as pernas de Phillipe Gabriel para empatar o confronto.
Quem achou que o Irã estaria satisfeito com o empate e se fecharia na defesa para tentar ganhar um ponto se enganou. Quatro minutos depois do dois a dois, a equipe asiática aproveitou que quase todo o time do Brasil estava em seu campo de defesa, roubou a bola e acionou Taheri em velocidade mais uma vez. O camisa 10 driblou Da Mata dentro da área e tocou na segunda trave para Esmaeil Gholizadeh, que chegou completando para rede e virando o jogo.
VIRADA IRANIANA! 😱 🇮🇷
Três gols em 20 minutos e só no segundo tempo! 🔥 Mas vambora, que ainda tem muito jogo pela frente e a gente acredita no Brasa até o fim! 👀⚽️
🎙️: @cantarellibruno#Sub17NaCazéTV pic.twitter.com/VjQHzXYZKa
— CazéTV (@CazeTVOficial) November 11, 2023
A virada fez com que o Brasil se lançasse de qualquer jeito para o ataque, mas sem sucesso. Luighi, do Palmeiras, foi quem criou a primeira chance brasileira na segunda etapa, já aos 35 minutos, ao cabecear por cima depois de cobrança de escanteio. O atacante ainda exigiria grande defesa de Shakouri em chute da entrada da área no minuto seguinte.
Nos acréscimos, Shakouri assegurou a vitória do Irã. O goleiro salvou nova cabeçada de Luighi, aos 46, e fez outra ótima intervenção em chute de longe de Estêvão, do Palmeiras, no último lance.