Botafogo-PB pode mudar escudo e nome? Entenda alterações estudadas pelo Belo
Visando não ter prejuízos financeiros, Belo irá alterar escudo e estuda mudança de nome da instituição

O Botafogo-PB pode passar por grandes mudanças nos próximos meses. O clube da Paraíba está rumando para uma alteração em seu escudo e até possivelmente de seu nome, isso pode acontecer por conta de uma questão envolvendo o Botafogo, do Rio de Janeiro.
Recentemente, os responsáveis pela SAF do clube paraibano concluíram que, juridicamente e comercialmente, a utilização do escudo atual poderia gerar prejuízos financeiros ao clube, uma vez que o Belo não possui registro para utilização, diferente da equipe carioca, que leva o mesmo nome e um escudo bem parecido.
A conclusão aconteceu após o clube assinar um acordo com a Kappa para ser a nova fornecedora de material desportivo da equipe. Além disso, há uma simpatia por parte dos investidores no que diz respeito à mudança de nome e de escudo do clube.
Fundado em 1931, a equipe adotou o nome de ‘Botafogo' devido a uma greve que acontecia em João Pessoa na época. Segundo o jornalista André Rezende, no livro ‘Dias de Botauto', o clube foi batizado inicialmente de ‘Bota-Fogo', indicando um protesto dos funcionários do jornal ‘A União', responsáveis pela fundação do clube. A princípio, não havia nenhuma associação com o clube carioca.
No entanto, alguns anos depois da fundação, o clube adotou escudo e cores semelhantes às da equipe do Rio de Janeiro. O então presidente José Américo de Almeida Filho teria voltado de uma viagem ao estado carioca e trouxe algumas camisas alvinegras, popularizando o escudo, as cores e até mesmo alterando a grafia do Belo para Botafogo.

Acordo com a Kappa fez Botafogo-PB chegar a conclusão
Após se tornar SAF, o Botafogo-SP acertou com a Kappa como fornecedora de seus uniformes. A empresa italiana fechou com o clube paraibano e passou a ser parceira da equipe em 2025.
Com o acordo fechado, um problema foi identificado, visto que o Belo jamais obteve o registro de seu escudo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), responsável por aprovar registros de marca.
Percebendo o erro, a Kappa comunicou o clube imediatamente e não vendia as camisas do Botafogo-PB, assim como não havia uma aba com o escudo do clube em seu site. Depois, a empresa aceitou comercializar os produtos, desde que o clube registrasse uma nova marca.
Em 17 de junho de 2025, um escudo alternativo foi protocolado no INPI, e agora o novo escudo, ao menos comercial, do Belo, pode vir a ser uma estrela vermelha.
— O Botafogo Futebol Clube é representado por marcas históricas (algumas com mais de 50 anos de existência) e de domínio público, mas que precisam ter o seu registro no órgão competente (INPI). Esse processo de registro é algo que deve ser contínuo, sempre com o objetivo de resgatar e valorizar a nossa história, salvaguardando, em primeira mão, a nossa identidade — explicou o conselheiro do clube, Paulo Monte, em contato com a Trivela.
Há dez anos, em 2015, o Botafogo-PB até tentou registrar o escudo atual do clube, no entanto, não conseguiu. Dois anos depois, em 2017, a solicitação foi indeferida, alegando que o escudo é, tecnicamente, uma imitação ao Botafogo-RJ, que tem o escudo registrado desde 1990.
Até o momento, o Botafogo-PB segue utilizando seu tradicional escudo em camisas de jogo, redes sociais e em qualquer espaço, desde que não tenha comercialização da marca. Segundo o ‘ge', o clube deve permanecer utilizando o escudo pelos próximos meses, enquanto outro logo será usado para produtos que sejam comerciais.
— Nesse momento que o clube se encontra, com a transferência do Futebol para o Botafogo PB SAF (Sociedade Anônima de Futebol), a marca torna-se um ativo intangível ainda mais valioso que, quando registrada, pode ser licenciada (ou até mesmo franquiada), permitindo sua exploração em acordos de patrocínio e direitos de imagem com mais segurança e retorno financeiro; fortalecendo a credibilidade junto a investidores, patrocinadores e torcedores — completou o conselheiro.
O clube espera uma atualização do INPE sobre o novo escudo registrado. A resposta deve ocorrer no prazo de 40 dias, e caso seja aprovado, o Botafogo poderá usar a estrela vermelha em produtos que serão comercializados pelo clube, como as camisas vendidas para a torcida, por exemplo. No entanto, o processo de registro deve durar até dois anos.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Além do escudo, Botafogo-PB pode mudar o nome?
Além da mudança de escudo, também existe nos bastidores do Botafogo-PB uma discussão sobre uma possível mudança de nome. O Belo também é conhecido pelas siglas BFC, que também é associada ao time carioca. Com isso, a equipe também pode ter dificuldades em usar marcas ou desenhos que contenham as letras.
Com isso, um debate de mudança de nome começa a surgir, ainda de acordo com o ‘ge', há a possibilidade de que o time deixe de chamar Botafogo Futebol Clube e possa ter outro nome, para que a sigla possa ser alterada.
Ainda de acordo com as informações, algumas pessoas ligadas à SAF aprovam a mudança do nome, até mesmo adotando o apelido ‘Belo' como nome principal da equipe. No entanto, há pessoas que não gostam da ideia da alteração. Apesar disso, é uma discussão embrionária e não há nada concreto sobre o tema.