Fratura na tíbia interrompe temporada dos sonhos de Júnior Santos no Botafogo
Atacante não tem previsão de torno aos gramados e aumenta lista de problemas físicos do clube no ano

Líder do Campeonato Brasileiro e em ótima fase na temporada, o Botafogo perdeu dois dos seus principais jogadores para a sequência da temporada. Na manhã desta terça-feira, pouco depois de informar que o meio-campista Eduardo passou por cirurgia na coxa direita, o clube também confirmou a lesão de Júnior Santos. Artilheiro do clube na temporada, o atacante sofreu uma fratura na tíbia e não tem previsão de retorno aos gramados.
Júnior Santos sofreu a fratura na tíbia durante a vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, no último sábado, no Nilton Santos. O atacante sentiu dores na região em uma arrancada, sozinho, no começo do segundo tempo. Ele precisou ser substituído e foi direto para o vestiário, sem conseguir colocar a perna esquerda no chão.
De acordo com o Botafogo, Júnior Santos passou por exame de imagem, que confirmou a fratura na tíbia. O atacante já iniciou o tratamento. No entanto, Júnior Santos realizará novos exames e será reavaliado diariamente.
Praticamente sem conseguir colocar a perna esquerda no chão, Júnior Santos precisou de apoio para ir direto para o vestiário aqui do Nilton Santos. Preocupação para o Botafogo. @trivela pic.twitter.com/aNszhfYV9Z
— Gabriel Rodrigues (@gabrielcsr) July 20, 2024
Qual o tempo de recuperação para fratura na tíbia?
Sem detalhes sobre o caso de Júnior Santos, é difícil prever em quanto tempo o atacante estará apto para voltar a treinar. No entanto, de acordo com sites médicos consultados pela reportagem, o tempo mínimo de recuperação é de seis a oito semanas para o atleta voltar a fazer atividades, podendo levar até 12 semanas para poder colocar a carga total nesses exercícios.
Isso, é claro, varia de caso a caso, e depende do tipo de tratamento escolhido. O tratamento pode ser feito de forma conservadora, com imobilização da região afetada, ou de forma cirúrgica. O Botafogo não especificou qual será o tratamento adotado pelo clube com Júnior Santos.
Júnior Santos vivia temporada dos sonhos
Coadjuvante em 2023, Júnior Santos virou protagonista do time na atual temporada. Com um começo de ano arrasador, o atacante virou nome importante e titular absoluto da equipe, seja com Tiago Nunes, Fábio Matias ou Artur Jorge.
Júnior Santos foi essencial para o Botafogo chegar na fase de grupos da Copa Libertadores. Depois de marcar quatro vezes na goleada por 6 a 0 sobre o Aurora-BOL, no Nilton Santos, pelo jogo de volta da segunda fase, o atacante marcou os três gols do Glorioso nos confrontos contra o Red Bull Bragantino. Com um placar agregado de 3 a 2, o Botafogo se garantiu na fase de grupos da Libertadores. Com oito gols marcados até o momento, Júnior Santos já virou o maior artilheiro do Botafogo na história da competição continental.
É verdade que Júnior Santos já não vivia o seu melhor momento, vindo de oito jogos sem marcar, mas ainda era o nome importante do time, seja pela velocidade, drible ou força física. Ainda assim, ele segue como o artilheiro do Botafogo na temporada, com 18 gols em 41 partidas. Essa também já era a temporada com mais gols na carreira do atacante de 29 anos.
Força, Júnior Santos! O atleta teve uma fratura na tíbia confirmada após exame de imagem, já iniciou o tratamento e passará por novas avaliações diariamente. Estamos com você pela recuperação, Raio! ????⚡️ #BFR pic.twitter.com/h2LgAa5py3
— Botafogo F.R. (@Botafogo) July 23, 2024
Números de Júnior Santos em 2023
- Jogos: 41 (32 como titular)
- Minutos em campo: 3.005
- Gols: 18
- Assistências: 4
- Cartões amarelos: 5
- Cartões vermelhos: 0
Botafogo também perdeu Eduardo por lesão
Pouco antes de confirmar a fratura de Júnior Santos, o Botafogo também informou que o meio-campista Eduardo passou por cirurgia no reto femoral direito na última segunda-feira (22). O meia sentiu a região durante o triunfo sobre o Vitória, há duas semanas. Eduardo sofreu a lesão ao cobrar e desperdiçar um pênalti para o Botafogo.
De acordo com o próprio Botafogo, o prazo para Eduardo voltar aos treinamentos é de cinco meses. Dessa forma, o meio-campista pode nem sequer voltar a jogar pelo clube. Isso porque Eduardo tem contrato com o Botafogo até o fim de 2024.
O Botafogo deseja forças e uma boa recuperação ao atleta Eduardo. Na noite da última segunda-feira, o meio-campista passou por uma cirurgia no reto femural direito e tem prazo de retorno aos treinamentos em até 20 semanas. A Família Botafogo está com você, Edu! #BFR pic.twitter.com/K2RAdS9nzq
— Botafogo F.R. (@Botafogo) July 23, 2024
Botafogo tem mais jogadores no DM
O atacante Júnior Santos e o meia Eduardo são mais dois nomes sob os cuidados do Departamento Médico do Botafogo. Além deles, o zagueiro Pablo, o lateral-direito Rafael e os atacantes Matheus Nascimento e Jeffinho também estão no DM do clube.