Com reforços alternativos, Botafogo terá 1° teste do ano no clássico contra o Fluminense
Elenco principal do Botafogo estreia na temporada nesta quarta-feira, no clássico com o Fluminense, e vai contar com soluções caseiras

A temporada de 2025, enfim, vai começar para o elenco principal do Botafogo. Na próxima quarta-feira (29), o time titular alvinegro faz o seu primeiro jogo no ano. E logo no clássico com o Fluminense, às 21h30 (horário de Brasília), pelo Campeonato Carioca.
Mas as muitas saídas de jogadores que aconteceram entre o fim de 2024 e o começo deste ano vão fazer o elenco principal ser reforçado por atletas que atuaram no time alternativo do Botafogo neste começo de Taça Guanabara.
Isso porque, com tantas saídas, o elenco principal do Botafogo conta atualmente com apenas 16 jogadores. E dois deles ainda podem ficar fora dos relacionados para o clássico com o Fluminense. Enquanto Jeffinho ainda passa por recondicionamento físico, Artur ainda depende da regularização da sua situação no BID da CBF e no Bira da Ferj.
O elenco principal do Botafogo, que disputou a Copa Intercontinental no meio de dezembro, se reapresentou no dia 14 de janeiro. Desde a última semana, o técnico Carlos Leiria, do sub-20, que já vinha comandando o time alternativo, também tem trabalhado com os titulares no CT do clube.

Quem deve reforçar o elenco principal do Botafogo
Para estes primeiros jogos do time principal, o Botafogo vai reforçar o banco de reservas com alguns atletas que disputaram as primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Segundo o “GE”, estes devem ser os nomes aproveitados.
- Raul (goleiro);
- Patrick de Paula (volante);
- Newton (volante);
- Kauê (volante/meia);
- Yarlen (atacante);
- Matheus Nascimento (atacante);
Raul, Patrick de Paula, Kauê e Yarlen até chegaram a fazer parte do elenco principal em 2024, mas tiveram poucas – ou nenhuma, no caso do goleiro Raul – oportunidades em campo na última temporada. Matheus Nascimento, que já foi considerado uma promessa do clube, também começou 2024 no grupo principal, mas uma grave lesão muscular o deixou alguns meses afastado e ele terminou a temporada atuando pelo time sub-23 do Glorioso.
Com atuações irregulares e poucos destaques individuais, o elenco alternativo do Botafogo fez seis pontos nas cinco primeiras rodadas da Taça Guanabara. Foram duas vitórias e três derrotas. O clube ocupa a sexta colocação da competição.