Brasil

Ayrton Senna e Corinthians: uma relação de amor e de honra

Morte de um dos maiores ícones do esporte mundial completa 30 anos nesta quarta-feira (1)

Poucas personalidades conseguiram mobilizar tanto a sociedade brasileira para acompanhar um esporte como a Fórmula 1. Acordar cedo aos domingos para ver Ayrton Senna, o maior piloto da história do automobilismo no Brasil, era motivo de muito orgulho. Parte do amor do brasileiro pelo esporte se foi quando neste mesmo dia 1º de maio, em 1994, um acidente na pista de Ímola, na Itália, tirou a vida de um dos nossos maiores ídolos.

A relação de Senna com o futebol era mais do que próxima. Torcedor do Corinthians, o piloto fazia questão de mostrar a sua paixão pelo time do coração. Em uma das suas fotos mais famosas, Senna veste a camisa branca da equipe alvinegra por baixo do seu macacão vermelho, ainda quando pilotava pela Fórmula 3, meados dos anos 80.

Ayrton Senna
Foto icônica de Ayrton Senna com a camisa do Corinthians por baixo de seu macacão, nos tempos de Fórmula 3 Foto: Divulgação

O acidente na curva Tamburello encerrou a carreira de um dos mais notáveis pilotos do automobilismo mundial, mas o Corinthians sempre manteve viva a sua trajetória. Seja por meio da torcida, em bandeiras nas arquibancadas; nos uniformes, ou em campanhas, o alvinegro paulista fez e faz menção ao trabalho de Senna, contribuindo na manutenção da história do nome por trás da lenda.

Homenagens do Corinthians à Senna dentro e fora de campo

No Parque São Jorge, sede do clube do Corinthians, há um capacete usado por Senna que exibe a seguinte mensagem:

“No peito do piloto frio e corajoso batia um coração corintiano. Ayrton Senna, eternamente em nossos corações”.

Nas arquibancadas, um bandeirão com o personagem Seninha, criado com o intuito de aproximar a piloto do público infantil, também se faz presente com certa frequência em jogos na Neo Química Arena.

Em 2014, o Corinthians enfrentou o Nacional-AM pela Copa do Brasil, antes da bola rolar, todos os jogadores corintianos perfilaram com réplicas do capacete utilizado por Senna. O jogo foi realizado no dia 30 de abril daquele ano, um dia antes do aniversário de 20 anos da morte do icônico piloto. Um ano mais tarde, o personagem Senninha deu o pontapé de saída em um jogo do time alvinegro no Campeonato Paulista.

A parceria do clube com o Instituto Ayrton Senna também consolidada no Corinthians. Juntos, eles promovem ações solidárias em nome do ex-piloto. Em 2015, o Timão apoiou a campanha ‘Doe Letras’, que arrecadava recursos para a educação pública, e em 2016, a Neo Química Arena foi palco de uma exposição com inúmeras peças que marcaram a carreira do ex-piloto.

Ayrton Senna
Em 2014, jogadores do Corinthians entraram em campo com réplicas do capacete de Ayrton Senna antes de confronto na Copa do Brasil. Foto: Icon Sport

Em 2018, o Corinthians lançou uma linha de vestimentas com o tema “Lute até ser eterno”. Uma das peças foi o terceiro uniforme do clube naquele ano. A camisa contava com a assinatura de Senna com detalhes em dourado, fazendo referência aos carros da Lótus utilizados entre 1985 e 1986.

Corinthians faz homenagem aos 30 anos da morte de Senna

Neste dia primeiro de maio, o Corinthians publicou mais uma homenagem ao piloto, nos 30 anos de aniversário de seu falecimento. Confira na íntegra:

Há exatos 30 anos, Ayrton Senna nos deixava e o Brasil caía em lágrimas com a perda de um dos seus maiores ídolos.

A manhã do dia 1º de maio de 1994 será para sempre uma das mais tristes da história do esporte mundial.

Até hoje, Senna é lembrado pelos amantes da velocidade e é considerado por muitos o melhor piloto de todos os tempos. Mas, além disso, o brasileiro não escondia sua paixão pelo futebol e principalmente seu amor pelo Corinthians.

Plataformas de streaming lançam séries sobre Senna

Nesta quarta-feira, estreou na plataforma de streaming Globoplay a série “Senna por Ayrton”, documentário que contra a trajetória do piloto através do seu próprio ponto de vista.

A produção parte da paixão de Senna pelo automobilismo, seus midiáticos relacionamentos, a rivalidade com Alain Prost, mudanças de equipe, sonhos, e, é claro, títulos.

Ainda sem data definida para lançamento, o Netflix terá a série “Senna”, uma ficção inspirada na história de vida do piloto. O teaser foi divulgado na última terça-feira (30). A previsão é de que a produção esteja disponível ao longo do ano.

A série contará com seis episódios que mostrarão o caminho de superação trilhado pelo piloto, desde o início de sua carreira. Ayrton Senna será interpretado pelo ator Gabriel Leone em uma produção que planeja explorar a história de vida, conquistas e a personalidade da lenda do automobilismo.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo