Brasil

Atacante do Palmeiras sofre racismo no Paraguai, chora e desabafa: ‘O que fizeram foi crime’

Luighi e Figueiredo, do Palmeiras, foram vítimas de racismo durante jogo da Libertadores Sub-20 no Paraguai

Luighi, atacante do Palmeiras, foi alvo de racismo durante o jogo do clube alviverde contra o Cerro Porteño, nesta quinta-feira (6), pela Copa Libertadores sub-20. O Verdão venceu o duelo por 3 a 0 no Paraguai.

Figueiredo e Luighi sofreram ataques racistas no Estádio Gunther Vogel. O primeiro deles viu um torcedor — que estava com uma criança no colo — imitar um macaco em sua direção enquanto deixava o campo pela lateral.

Pouco depois, o mesmo indivíduo repetiu o gesto contra Luighi, que ainda levou uma cusparada. O camisa 9 do Palmeiras ainda alertou a arbitragem sobre as ofensas, mas o juiz Augusto Menendez ignorou e deixou o jogo seguir normalmente. Logo após a cena, Luighi chorou copiosamente no banco de reservas.

Aos prantos, o jovem desabafou na entrevista após o jogo e se revoltou com a falta de perguntas sobre o crime que sofreu — o questionamento foi feito no microfone da própria Conmebol.

É sério isso? Vocês não vão perguntar sobre o ato de racismo que fizeram comigo? É sério? Até quando a gente vai passar por isso? Me fala… até quando a gente vai passar isso? O que fizeram comigo foi um crime, pô. Vocês vão perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? CBF, sei lá — disse Luighi na saída de campo.

Você não vai perguntar sobre isso? Não ia, né? Você não ia perguntar sobre isso. O que fizeram foi um crime comigo, pô. A gente é formação. Aqui é formação, pô. A gente está aprendendo aqui — concluiu. 

https://twitter.com/trivela/status/1897804281102618667

Palmeiras condena racismo contra jovens da base

Em nota divulgada nas redes sociais, o Palmeiras condenou os atos racistas contra os dois jovens e disse que “irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos”. 

Veja o posicionamento do Palmeiras:

“É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos.

Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes!

As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!”

https://twitter.com/Palmeiras/status/1897804558044381406

Veja o pronunciamento da Conmebol sobre o caso:

A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo