Em audiência, preparador de goleiros do Santos nega ter sofrido racismo de Sampaoli como acusou Craque Neto
Sampaoli ingressou com uma ação contra o apresentador e quer meio milhão de reais como indenização
A disputa judicial entre o técnico Jorge Sampaoli, demitido recentemente do Flamengo, e o Craque Neto, ex-jogador e apresentador do programa Os Donos da Bola, da Band, teve um novo capítulo na tarde desta quarta-feira (4). Em audiência realizada na 1ª vara cível de São Paulo, o juiz Cássio Pereira Brisola ouviu do preparador de goleiros do Santos, Arzul, que nunca foi vítima de racismo por parte do treinador.
A batalha jurídica entre técnico e apresentador ocorre porque no programa do dia 18 de abril deste ano, Neto afirmou que Sampaoli havia praticado racismo contra Arzul durante a passagem do argentino pelo Peixe.
– Um cara que trata mal o Arzul, que é negro. E que é igual a mim, que é igual a você e que é um ser humano incrível. Esse cara, o Jorge Sampaoli, fazia o Arzul ficar fora do vestiário. Ele fez muitas pessoas contratadas antes dele perderem o emprego. Esse cara é nojento. Nunca tratou bem ninguém”, disse Neto.
– Ele (Sampaoli) foi racista no Santos, nunca cumprimentou ninguém, nunca falou português: ‘Por favor, não, senhor, me desculpe…”. Esse baixinho idiota. Isso aí é uma vergonha, pinto pequeno, não sabe nada de bola. É uma vergonha o Flamengo contratar um cara desse”, acrescentou Neto, no Os Donos da Bola.
O que disse Arzul na audiência?
Convidado pelo juiz, Arzul esteve na 1ª Vara Cível de São Paulo nesta quarta-feira e, quando questionado sobre os supostos atos de racismo sofridos, negou ter sido vítima de qualquer crime do gênero por parte do treinador.
De acordo com o apurado pela Trivela, Arzul afirmou ao juiz que sempre teve boa relação com Sampaoli e que, inclusive, desconhece a existência de situações semelhantes por parte do treinador ao longo da sua passagem pelo clube.
Quais os próximos passos da disputa?
Diante do posicionamento de Arzul, o juiz apresentou dez dias para que os advogados de Neto apresentem uma defesa. Após esse prazo, a Justiça irá declarar a sentença do caso.
Representado pelo advogado Gustavo Amorim do escritório Amorim & Fisori Sociedade de Advogados, de Santos, Sampaoli pede uma indenização de R$ 500 mil ao apresentador. O valor é referente à média de cobrança que a emissora faz por cada 30 segundos de publicidade durante o programa apresentado por Neto.
Além disso, Sampaoli também quer que Neto faça uma retratação pública durante o programa Os Donos da Bola
Santos traz Jorge Sampaoli ao Brasil
A primeira experiência de Sampaoli no Brasil foi proporcionada pelo Santos, em 2019. Contratado pelo então presidente do Peixe José Carlos Peres, o treinador argentino conduziu o time da Vila Belmiro ao vice-campeonato Brasileiro daquele ano.
Em conflito com a diretoria, Sampaoli deixou o Santos no final da temporada e, após alguns meses, foi contratado pelo Atlético-MG. A passagem pelo Galo durou até fevereiro de 2021, quando se encerrou o Campeonato Brasileiro de 2020, em razão da pandemia.
Em abril deste ano, Sampaoli foi contratado pelo Flamengo para substituir Vitor Pereira. O argentino não teve sucesso no clube carioca e foi demitido na semana passada dias após a derrota na final da Copa do Brasil para o São Paulo.