Jogador da base do Fluminense é acusado de racismo em jogo do Cariocão sub-20
O meia Arthur é acusado de ter ofendido gandula e atleta adversário no empate diante do Madureira
O meia Arthur, da equipe sub-20 do Fluminense, é acusado de ter proferido falas racistas contra um gandula e um atleta do Madureira durante o duelo entre as equipes pelas quartas de final do Campeonato Carioca, na manhã deste sábado (14).
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
Logo após a partida, realizada no estádio Conselheiro Galvão, na zona norte do Rio de Janeiro, o jogador do Tricolor carioca foi levado por agentes de segurança à 29ª Delegacia de Polícia Civil do Rio de Janeiro.
A denúncia teria sido feita por Edílson, volante e capitão do Madureira, que também diz ter sido alvo de injúria racial por Arthur.
Ver essa foto no Instagram
Confusão começou em um lance de lateral
De acordo com pessoas ligadas ao clube mandante, o jogador do Flu teria chamado o gandula de “escravo”, após o profissional de campo atrasar uma reposição de bola em arremesso lateral.
O próprio gandula havia apontado a suposta ofensa no momento em que ela aconteceu. Alguns jogadores do Madureira tomaram as dores, entre eles Edílson, que alega ter escutado o jogador do Fluminense reafirmando a fala racista, que desta vez teria sido direcionada ao capitão do MEC.
A situação com o meia do Tricolor Suburbano está sendo apurada pela Polícia Civil. Arthur, Edílson e o gandula foram até a delegacia para prestar depoimento.
Segundo o “LANCE!”, que teve acesso a fotos e vídeos, o atleta do Fluminense deixou o estádio diretamente para a delegacia em uma viatura da Polícia Militar.
Posicionamentos oficiais
Fluminense e Madureira ainda não se manifestaram sobre o episódio, mas encaminharam representantes à delegacia.
Segundo o “ge”, a equipe das Laranjeiras enviou membros do departamento jurídico e da comissão técnica do sub-20, enquanto o MEC encaminhou dirigentes ao local.
Em caso de manifestação oficial de algumas das partes e clubes envolvidos ela será acrescentada à reportagem.
Em nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro comentou o caso via uma nota enviada pela assessoria de imprensa.
“Neste sábado (14/09), policiais do 9° BPM (Rocha Miranda) foram acionados para verificar uma ocorrência de injúria racial no Estádio Aniceto Moscoso, em Madureira, durante partida disputada entre Madureira x Fluminense pelo Campeonato Carioca Sub-20. No local, os militares localizaram os envolvidos e os encaminharam à 29ª DP (Madureira)”.
Em campo, a partida terminou empatada por 1 a 1, placar que classificou o Fluminense à semifinal do Cariocão sub-20, que havia vencido por 1 a 0 em Xerém, no último sábado (7), em Xerém. O gol da vitória havia sido marcado justamente por Arthur.
Arthur é considerado estrela da base no Fluminense
No Fluminense desde os nove anos, Arthur é considerado uma das grandes joias recentes da equipe das Laranjeiras.
Camisa 10 e capitão da equipe sub-20, ele chegou a ter oportunidades entre os profissionais.
Em 2023, o meio-campista esteve presente em oito partidas do Fluminense na temporada. Ele participou, inclusive, de um jogo na campanha vitoriosa do Tricolor na Libertadores de forma inédita.
Já nesta temporada, foram cinco partidas na “equipe de cima”.
A multa rescisória do jogador para o futebol internacional é fixada em 50 milhões de euros (R$ 308 milhões, na cotação atual).