Anunciado e já regularizado pelo Botafogo, Luiz Henrique ainda não tem data para chegar no Rio
Apesar de já ter anunciado a contratação e até regularizado e a situação do jogador no BID da CBF, Botafogo e Luiz Henrique ainda conversam sobre a data do desembarque no Rio de Janeiro
Depois de uma longa novela, com idas de vindas, e da assinatura do contrato na última quarta-feira, o Botafogo, enfim, anunciou a contratação do atacante Luiz Henrique nesta quinta-feira (1). O jogador, que estava no Real Betis, da Espanha, fechou um acordo válido até o fim de 2028 com o Glorioso. E, ainda durante a tarde, o Botafogo já conseguiu registrar o nome do atacante no BID da CBF. No entanto, isso não significa que ele já irá jogar pelo clube. Muito pelo contrário. Por enquanto, a data do desembarque de Luiz Henrique no Rio de Janeiro ainda está indefinida.
O Botafogo esperava contar com Luiz Henrique no Rio de Janeiro ainda nesta semana, mas esta parece ser uma opção cada vez mais distante. Depois de assinar o contrato, o Glorioso tinha a expectativa de que o atacante chegasse na capital carioca já nesta sexta-feira (2). A ideia da direção é ter o jogador o quanto antes integrado ao elenco de Tiago Nunes. Principalmente pelo fato do time ter os duelos decisivos pela segunda fase da Copa Libertadores no fim de fevereiro. Assim, o clube quer Luiz Henrique, a contratação mais cara da história do clube, entrosado com o elenco o quanto antes.
BIDOU! 🪪⚽️
Novo atacante alvinegro, Luiz Henrique está regularizado para defender o Clube Mais Tradicional! 🤖🔥 #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/UywBBSTt1C
— Botafogo F.R. (@Botafogo) February 1, 2024
No entanto, Luiz Henrique tem compromissos pessoais marcados para a próxima semana em Sevilha, onde mora e atuava pelo Real Betis, na Espanha. Assim, as partes tentam chegar a um acordo em relação a data da viagem do jogador para o Rio de Janeiro. A tendência é que seja mesmo apenas na próxima semana. O assunto vem sendo tratado pelos empresários de Luiz Henrique, o próprio jogador e John Textor, dono da SAF do Botafogo.
Luiz Henrique vinha atuando pelo Real Betis e, assim, não vai precisar de alguma preparação física específica que leve muito tempo antes de entrar em campo pelo Botafogo. Ele jogou pelo clube espanhol no último sábado (27), contra o Mallorca, pelo Campeonato Espanhol. No entanto, a depender de quando Luiz Henrique chegar no Rio de Janeiro, ele pode só atuar a partir do dia 14 de fevereiro, quando o Botafogo enfrente o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, pelo Campeonato Carioca. Antes disso, o Glorioso encara o Nova Iguaçu, neste sábado, em Gama, e tem o clássico com o Flamengo, no Maracanã, na próxima quarta-feira (7).
Transferência ao Lyon também não tem data definida
O contrato de Luiz Henrique com o Botafogo, válido por cinco anos, prevê uma transferência ao Lyon, da França, a partir da próxima janela de transferências. No entanto, não há uma cláusula que obrigue isso a acontecer já no meio de 2024. As questões esportivas do Botafogo, que pode estar na disputa do mata-mata da Copa Libertadores ou na briga pelo Campeonato Brasileiro, e a situação do Lyon, que luta contra o rebaixamento na Ligue 1, serão determinantes para isso.
Luiz Henrique tinha a intenção de seguir no futebol europeu e, por isso, mostrou certa resistência em aceitar a oferta do Botafogo. Ele acabou convencido a retornar ao Brasil, com a possibilidade de protagonista no time na temporada, desde que a sua vinda ao Botafogo esteja atrelada a uma transferência ao Lyon, da França, clube que também pertence a John Textor.
Esta indefinição de Luiz Henrique acabou emperrando, até certo ponto, o negócio durante alguns dias, visto que o Botafogo e o Real Betis já tinham um acordo desde a última semana. Mas na última terça-feira as conversas voltaram a avançar e, nesta quarta, o contrato foi assinado entre as partes.