Zagueiro do penta com a seleção é preso por não pagamento de pensão alimentícia
Anderson Polga tinha um mandado de prisão e foi detido em um encontro de ex-atletas
Pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, o ex-jogador Anderson Polga, de 44 anos, foi preso em Porto Alegre na noite de terça-feira (25) por falta de pagamento de pensão alimentícia. De acordo com informações da GaúchaZH, ele tinha um mandado de prisão e foi detido em um encontro de ex-atletas na Arena do Grêmio.
Polga estava no auditório da administração do Grêmio para uma assembleia de criação de uma associação de ex-atletas do clube. Também estavam presentes José Carlos Duarte, vice-presidente do conselho de administração, representantes do Conselho Deliberativo e de diferentes departamentos gremistas.
ÍDOLOS IMORTAIS! 🇪🇪 Na noite de ontem, foi realizada uma assembleia para a criação da Associação dos Ex-atletas do Tricolor. O objetivo é valorizar ainda mais àqueles que fizeram história com o nosso manto.
Leia: https://t.co/tfUe8b4TjM
— Grêmio FBPA (@Gremio) July 26, 2023
O mandado de prisão foi decisão foi da 5ª Vara da Família de Porto Alegre. Anderson Polga já havia sido detido pelo mesmo motivo no fim de 2022, mas foi liberado com um habeas corpus. Dessa vez, ele foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, depois de ser levado para a 9ª Delegacia de Polícia. Segundo a GaúchaZH, os valores da ação se aproximam dos R$ 330 mil, mas o processo tramita em segredo de Justiça.
O ex-jogador era um dos ídolos do Grêmio confirmados para eventos de futebol de 7 pelo Sul do Brasil entre agosto e setembro. Sua detenção no ano passado, inclusive, foi em uma quadra da modalidade. O “Jogo das Estrelas – O Reencontro dos Ídolos” está previsto nas cidades de Gramado, São Leopoldo, Lages, Ijuí e Lajeado. Nomes que marcaram história no Tricolor gaúcho, como Danrlei, Maicon, Léo Moura, Douglas, Rodrigo Mendes, Edilson, Luís Mário, Cláudio Pitbull, Fábio Rochemback, Paulo Roberto e Alexandre Gaúcho, estão ao lado de Polga nos anúncios dos jogos.
A carreira de Anderson Polga
Anderson Polga iniciou sua carreira como jogador profissional no Grêmio. Polivalente, começou como volante, mas aos poucos se tornou zagueiro. Com boas atuações, ajudou o Tricolor gaúcho a conquistar os estaduais de 1999 e 2001 e a Copa do Brasil, também em 2001. Entre 1999 e 2003, somou 170 jogos e dez gols pelo clube.
Seu bom desempenho fez com que o técnico Luiz Felipe Scolari o convocasse para a Copa do Mundo de 2002. Polga disputou duas das sete partidas disputadas pelo Brasil na vitoriosa campanha no Mundial, participando dos 90 minutos contra China e Costa Rica pela fase de grupos. Ao todo, entrou em campo 11 vezes com a camisa da seleção brasileira e marcou três gols.
😍⚽️ pic.twitter.com/l1oLeUarCG
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) July 1, 2022
Em 2003, o defensor foi contratado pelo Sporting, de Portugal. Em nove anos pelos Leões, disputou 327 partidas, anotou quatro gols e faturou duas Taças de Portugal (nas temporadas 2006/2007 e 2007/2008) e duas Supertaças de Portugal (em 2007 e 2008), além de ter sido vice-campeão português quatro vezes consecutivas de 2006 a 2009.
Seu último clube foi o Corinthians, onde teve uma passagem relâmpago em 2012. Foram apenas três jogos pelo time do Parque São Jorge, mas o suficiente para integrar o elenco campeão mundial sobre o Chelsea no fim daquele ano.