Brasil

America anuncia André e aposta em medalhões para se reerguer com Romário

Com Romário como presidente, America anuncia atacante André, ex-Santos, para disputa da segunda divisão do Rio

Mais tradicional e vencedor dos clubes pequenos do Rio de Janeiro, o America disputará a segunda divisão do Campeonato Carioca, mas os tempos são diferentes. Com Romário como presidente, o clube aposta em medalhões para se reerguer. Nesta segunda-feira (25), o Diabo apresentou o atacante André.

O jogador de 33 anos que brilhou com Neymar no Santos e fez carreira em grandes clubes do país como Atlético Mineiro, Vasco, Corinthians e Grêmio, além de passagens por Europa e Seleção Brasileira, é o grande reforço do clube rubro para 2024.

— Responsabilidade grande. Além do Romário, que eu já cansei de falar que é meu ídolo, o América é um clube centenário e vive um ano importante. O próprio Romário já frisou que infelizmente o clube passou por uma situação chata, mas agora a tendência é voltar para o cenário estadual, e lá na frente tentar uma coisa maior. Responsabilidade jogar no clube onde o presidente é meu ídolo. Chego motivado e espero poder ajudar — afirmou o atacante ao ge.

André é um dos medalhões que Romário aposta para reerguer o America. O clube presidido pelo senador, que se declara torcedor como seu pai, seu Edevair, também apresentou nesta segunda-feira o zagueiro Fabrício, ex-Flamengo, Vasco e Fluminense. Antes, já anunciara o atacante Romarinho, ex-Vasco e filho do presidente do Sangue.

Romário quer America campeão da segundona do Rio

Com sete títulos do Campeonato Carioca, o America há tempos vive uma fase ruim no futebol. Longe da Série A do Campeonato Brasileiro desde 1988, o Diabo também não joga a primeira divisão do Rio de Janeiro desde 2021.

Quarto clube com mais participações no Cariocão, com 108, à frente do Vasco e atrás apenas de Fluminense, Flamengo, Botafogo e Bangu, o America disputa a segundona do Rio como favorito em 2024. André será o grande reforço, e Romário espera que o time seja campeão em seu primeiro ano como presidente.

— Eu fiquei até nervoso. Primeira vez que eu falo com um grupo profissional, assim como muitos que estão começando aqui eu também estou. É uma tarefa bastante difícil. A gente sabe que a situação do América é uma situação complexa, mas a gente conseguiu reunir profissionais de alto padrão, pessoas que realmente são bastante competentes e capacitadas. A gente sabe da dificuldade que é vencer um campeonato desse, mas vamos entrar para ser campeão. E eu tenho certeza que o trabalho vai ser muito bem feito, eu tenho fé em papai do céu — disse o senador ao ge.

Romário briga por reconhecimento de Brasileirão para o America

O grande título da história do America é também o último relevante. Em 1982, o Diabo conquistou o Torneio dos Campeões da CBF, uma Copa que contava com todos os clubes que já haviam levantado taças nacionais. A exceção foi o Flamengo, que excursionava pela Europa.

Desde 2021, o America pleiteia que o título seja reconhecido como Campeonato Brasileiro. No seu discurso de posse em 9 de novembro de 2023, Romário engrossou as fileiras e afirmou que brigará junto à CBF para o clube receber o reconhecimento.

— Já cheguei a tocar nisso. O America é campeão em 1982. Fizemos um levantamento. É uma situação bem tranquila, vamos dizer assim, e nem um pouco complexa fazer com que o America seja reconhecido como campeão brasileiro — afirmara Romário.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo