‘Da morte’, pero no mucho: adversários do Palmeiras na fase de grupos da Libertadores estão mal
Companheiros do Palmeiras no Grupo F da Copa Libertadores têm desempenhos a serem avaliados com calma na atual temporada
O grupo do Palmeiras vem sendo chamado de grupo da morte da primeira fase da Copa Libertadores. Em um primeiro olhar, um argentino tradicional, como o San Lorenzo, o atual campeão uruguaio, caso do Liverpool, e o sempre competente Independiente del Valle, do Equador — sem mencionar a distância e a altitude — soam duros de encarar.
Mas uma olhada rápida nas tabelas dos campeonatos disputados pelo trio ajudam a desmistificar um pouco a chancela da dificuldade que a mera menção dos nomes suscita de antemão.
O Del Valle faz um bom ano. Em três rodadas do seu atual campeonato Nacional, tem três vitórias em três jogos. Na temporada passada, porém, perdeu o Equatoriano para a LDU. Depois de um 0 a 0 na ida, como mandante, e um 1 a 1, fora de casa, levou um 3 a 0 na disputa por pênaltis
Campeão da Recopa Sul-Americana em 2023, o time, que passa por um processo de renovação, tem um histórico bem desfavorável contra o Palmeiras. Foram apenas dois jogos, mas, além de perder as duas, pela Libertadores de 2021, levou 5 a 0 no Allianz Parque — 1 a 0 em Quito.
Além do conhecido no Brasil Junior Sornoza, o time equatoriano tem como destaque Kendrick Paez, garoto que vive situação bem parecida à de seu quase xará palmeirense Endrick. Aos 16 anos, ele já foi negociado com o Chelsea (por 10 milhões de euros, valor muito mais modesto, é verdade), ao qual se apresentará somente aos 18.
É pela #GlóriaEterna! ⚔️?
Grupo definido na @LibertadoresBR e nós vamos com #AlmaECoração em busca de mais uma taça!
?? Independiente del Valle-EQU
?? San Lorenzo-ARG
?? Liverpool-URU#AvantiPalestra pic.twitter.com/AMdhXSmZBP— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 19, 2024
San Lorenzo vê ídolo em momento de fritura
A tradicional equipe, que tem o vencedor do Oscar Viggo Mortensen e o Papa Francisco na torcida, vive algumas turbulências internas.
Ídolo do clube, o técnico Ruben Insua acusou uma movimentação para tentar fritá-lo. Em entrevista coletiva, ele disse haver grupos que desejam sua ruína e demissão.
Curiosamente, o clube passou por uma recente eleição, na qual todos os candidatos fizeram um pacto em torno da manutenção do treinador, independentemente do eleito — venceu Marcelo Moretti, 48, um jovem advogado e empresário do ramo da gastronomia.
Os resultados em campo não são mesmo grande coisa. Com 12 pontos em dez jogos, está em 9º no Grupo B do Nacional argentino. No ano, em treze jogos, tem quatro vitórias, seis empates e apenas três vitórias. Uma das derrotas foi para o Vasco, em amistoso jogado no dia 18 de janeiro.
Ressaca pós-título no Liverpool
Atual campeão uruguaio e da Supercopa local, o Liverpool obteve três vitórias, três empates e quatro derrotas na temporada. No Uruguaio, ainda não conseguiu sair de campo com três pontos, em cinco partidas disputadas. Com três pontos, é o 11º de uma tabela que conta com 16 clubes.
A última vitória da equipe de Montevidéu aconteceu em 6 de fevereiro, com um 1 a 0 sobre o Nacional, pelas oitavas da Copa Uruguaia. Mas, nas quartas de final, o time já foi eliminado, pelo Peñarol, com um 3 a 1.
O Palmeiras nunca enfrentou o Liverpool na sua história.