Brasil

Abel Ferreira quer atacante experiente no Palmeiras, e Diego Costa entra na pauta do clube

Treinador do Verdão quer o rodado jogador com a camisa 9 do Verdão, após a saída de Endrick

Abel Ferreira estava satisfeito, na entrevistra coletiva após a vitória sobre o Santos, no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista. Mas voltou a falar sobre como será a vida após a saída de Endrick. E deixou escapar que já definiu o tipo de jogador que quer.

Abel Ferreira quer Diego Costa no Palmeiras. A Trivela apurou que o ex-jogador do Botafogo e do Atlético-MG é o centroavante escolhido pelo técnico para tapar a lacuna que a saída de Endrick vai deixar, em junho.

Abel até disse o nome do atacante, meio de passagem, após a vitória sobre o Santos no domingo (28).

– Precisamos de jogadores que conheçam o futebol brasileiro, como Tiquinho Soares, Luis Suárez e Diego – disse o técnico

O nome causa espanto. Diego Costa, 35, foge completamente do perfil que o próprio Abel aprecia, que é o de jogadores jovens, com fome de jogar.

Também conflita com o que a presdiente Leila Pereira disse recentemente em entrevistas. A dirigente disse que não quer trazer para o Palmeiras jogadores em fim de carreira.

Por fim, segundo pessoas do clube ouvidas pela reportagem, o comportamento de Diego não foi dos mais exemplares em seus anos recentes no Brasil. Ao menos, essas sçao as informações que já chegaram ao Palmeiras.

Tanto no Galo quanto no Botafogo, Diego não ficou conhecido por ser um jogador “bom de grupo”, que aceita de bom grado perder o lugar do time ou participar de um rodízio que o deixe no banco por alguns jogos.

Desde a entrada do diretor Anderson Barros, o Palmeiras tem como filososfia apostar em jogadores jovens, com potencial técnico e de retorno financeiro. Diego, se vier, não devera render nada ao Palmeiras na saída.

Mas se Abel deseja o jogador, pelo entendimento que se tem do funcionamento do departamento de futebol, a tendência é que o Palmeiras expanda seu horizonte de busca até alcançá-lo.

Em tese, não sera uma negociação difícil, dado que Diego ainda está sem clube. Mas o jogador tem mercado fora do Brasil, muito embora o futebol  árabe não seja mais o Eldorado que se desenhava.

Pesa ainda a favor do Palmeiras o fato de Diego já ter confessado ser torcedor do Alviverde.

Diego tem muita rodagem

Diego Costa negociou com o Palmeiras em 2021, ainda na gestão de Maurico Galliote. Na época, o atacante acabou descartado pela questão financeira.

Ao fim de seu mandato, Galiotte chegou a confidenciar que lamentava não tê-lo trazido para reforçar o elenco. Diego então foi para o Galo e, podteriormente, para o Botafogo.

Diego fez carreira vitoriosa na Europa antes de volttar para o Brasil. Começou pelo Braga, e não foi companheiro de Abel por pouco. O técnico do Verdão, que era lateral-direito, deixou o Braga pelo Sporting no ano em que Diego Costa chegou à cidade de Braga – 2007.

De lá, quando saiu, ele atuou por Chelsea, Atlético de Madrid, Celta, Valladolid, Albacete e Rayo. Passou também pelo Wolverhampton, entre as passagens por Atlético-MG e Botafogo.

Entre as principais conquistas, ele levantou Premier League, Copa da Liga Inglesa, La Liga, Supercopa da Uefa e Copa do Rei. Pelo Atlético, conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo