Brasil

A volta de Andrey Santos é bem-vinda para que o Vasco desfrute de seu prodígio por mais alguns meses

Andrey Santos não conseguiu o visto de trabalho para atuar pelo Chelsea e ficará emprestado ao Vasco até o fim de junho

O torcedor do Vasco não teve muito tempo para apreciar o futebol de Andrey Santos. Apesar da importância do volante na conquista do acesso de volta à Série A, o cruzmaltino aguardava o momento em que o prodígio poderia elevar as expectativas do clube na elite nacional. A venda ao Chelsea aconteceu de maneira muito rápida e, até pelos valores envolvidos, ficava difícil de segurar. A boa notícia é que, ao menos, os vascaínos poderão curtir o prata da casa por alguns meses a mais. Sem conseguir um visto de trabalho na Inglaterra, o meio-campista retorna a São Januário temporariamente. Permanecerá até o fim de junho, por empréstimo.

Andrey Santos aproveitou muito bem os últimos meses. O meio-campista fez uma senhora campanha com a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano Sub-20. Mostrou mais predicados que justificavam os €12,5 milhões pagos pelo Chelsea. A tendência é que até ganhasse mais minutos nos Blues, pela campanha continental. Todavia, os reforços da Premier League estão sujeitos à legislação britânica, que exige uma pontuação mínima dos atletas para conceder o visto de trabalho, entre experiência profissional e representação nacional. Por um ponto, Andrey não foi aprovado.

Assim, ficou claro que Andrey Santos precisava permanecer emprestado durante os próximos meses. O Besiktas tentou levá-lo para a Turquia, sem sucesso. Além disso, houve uma longa negociação com o Palmeiras e o Chelsea não entrou em acordo com os alviverdes. Os Blues desejam que Andrey Santos seja liberado para o Mundial Sub-20, que acontecerá no fim de maio. O Los Angeles Galaxy também tentou assegurar os serviços da promessa, mas o staff do jogador não estaria interessado numa mudança para a MLS. No fim das contas, o Vasco era quem atendia as demandas de todas as partes.

Andrey não vai poder auxiliar tanto no Campeonato Brasileiro. Sua permanência no Vasco durará cerca de dois meses, a depender do que acontecer no Mundial Sub-20. De qualquer forma, será um período importante para que o meio-campista mantenha a sua forma e aproveite um ambiente ao qual está acostumado. A torcida cruzmaltina também não reclama da oportunidade de aplaudir um pouco mais seu prodígio, mesmo que majoritariamente em partidas do Campeonato Carioca. Por tudo o que Andrey apresentou na Série B, bem como no Sul-Americano Sub-20, existem expectativas genuínas sobre o impacto que o adolescente pode ter em grandes jogos. Os vascaínos experimentarão um gostinho.

É uma pena que o futebol brasileiro não consiga preservar suas promessas por mais tempo. O cenário econômico pesa demais neste momento, especialmente quando o Brexit torna os talentos do Brasil mais atrativos dentro do leque de opções da Premier League. Mas, dentro dessa realidade, a volta de Andrey Santos é bem-vinda. Por aquilo que o novato já realizou em tão pouco tempo, não é de se duvidar que ele cause impacto no futebol europeu muito em breve, mesmo que o Chelsea não ofereça o ambiente mais estável atualmente.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo