Brasil

A rodada decisiva da Série A3 do Paulistão, neste domingo, vai ser teste pra cardíaco

A gente sabe que o magnetismo da sua cama vai ser forte no domingo de manhã do feriadão. Mas, se você estiver disposto a um futebolzinho, especialmente alternativo e de tradição, vale ficar de olho no Campeonato Paulista da Série A-3, a terceira divisão estadual. Às 10h do domingo, rola a última rodada da fase de classificação. Um briga de foice, com sete equipes separadas por apenas dois pontos e brigando pelas quatro vagas restantes na etapa decisiva.

O jogo mais interessante acontece no Martins Pereira, em São José dos Campos. Tanto pelos personagens quanto pelo misto de sentimentos. O tradicionalíssimo São José, vice-campeão paulista e da Série B em 1989, está fora da zona de classificação, mas ainda com chances. Para tanto, precisa bater o Juventus, líder absoluto do campeonato, e torcer por uma combinação de resultados. Já garantido em primeiro, o Moleque Travesso vem voando baixo, sob o carisma e os gols do atacante Gil.

VEJA TAMBÉM: Com ingressos mais baratos e estádios mais cheios, clubes podem faturar mais

Missão ingrata da Águia do Vale, que ainda precisa torcer por uma vitória do seu arquirrival Taubaté, que pega no Joaquinzão o Nacional da capital, com os mesmos 28 pontos dos joseenses. E também secar o novo clone São José dos Campos Futebol Clube, o antigo Atlético Joseense, que mudou de nome com o apoio da prefeitura e tenta ganhar o espaço do mais querido da cidade. O São José “genérico”, também com 28 pontos, visita o Votuporanguense.

Outro jogo que merece atenção é o duelo entre Grêmio Osasco e Primavera. O clube de Indaiatuba aparece apenas dois pontos à frente, com 30, correndo riscos de ser eliminado. E a rodada ainda reserva partidas decisivas para Barretos (contra Rio Preto) e Atibaia (contra o Flamengo de Guarulhos), precisando vencer fora de casa.

Já na parte inferior da tabela, quem se estapeia é Itapirense, Rio Preto, Tupã e Grêmio Barueri, todos tentando fugir da última vaga da degola. Francana, Santacruzense e Cotia já estão rebaixados.

VEJA TAMBÉM: Como o futebol moldou a identidade cultural do brasileiro

A rodada poderia ser ainda mais emocionante, não fossem os tribunais. O Cotia perdeu por W.O. duas partidas e, conforme o regulamento, foi eliminado do torneio. Ajudou a tradicional Inter de Limeira, campeã caipira de 1986, que se garantiu na fase final sem passar sufoco na última rodada. Os outros resultados do Cotia no Campeonato estão mantidos, ainda que São José e Francana tenham uma brecha para o tapetão – perderam para o clube quando o segundo W.O. já havia acontecido, mas antes da decisão dos tribunais.

A oportunidade dada pela A-3 para ir ao estádio e colar o ouvido no radinho de pilha é ótima. Ou, para quem ainda preferir o conforto da cama, vale sintonizar na Rede Vida, que transmite o jogo de vida ou morte entre Rio Preto e Barretos. Por mais que os estaduais não representem a salvação dos pequenos, é essa luta por um pouco mais de ar que torna as paixões tão vivas pelo interior.

Confira os confrontos na rodada final da A-3 e a tabela no momento, ainda sem os três pontos dados à Inter de Limeira:

Rio Preto x Barreros
Flamengo x Atibaia
Itapirense x Santacruzense
Grêmio Osasco x Primavera
Grêmio Barueri x Francana
Votuporanguense x São José dos Campos
Sertãozinho x Tupã
Taubaté x Nacional
São José x Juventus

a3

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo