Brasil

De esquerda, direita ou de cabeça, cavadinha, pênalti ou falta, colocada ou pancada: por dentro dos 100 gols de Hulk no Atlético-MG

Um raio-x que mostra em detalhes todos os 100 gols que Hulk marcou com a camisa do Atlético

O atacante Hulk escreveu mais uma linha da sua bela história pelo Atlético-MG ao marcar seu 100° gol neste sábado (9), na vitória do Alvinegro contra o América-MG, pelo Campeonato Mineiro. São poucos os que balançam as redes 100 vezes pelo mesmo clube. No Galo, o camisa 7 foi só o 21° na história. A Trivela montou um raio-x que conta a história artilheira do ídolo atleticano.

Dos 100 gols marcados pelo Atlético, é claro que a maioria deles foi com a sua perna dominante, a esquerda. Foram 78 gols com ela, enquanto outros 15 foram com a direita, e outros sete de cabeça. Os tipos de gols que mais saíram foram de pênalti (31), falta (9) e cavadinha (7).

As primeiras vezes

A história de Hulk com o Atlético começou oficialmente no dia 7 de março de 2021, quando ele entrou em campo pela primeira vez. Mas o histórico artilheiro começou apenas 12 dias depois, quando ele marcou seu primeiro gol em partida contra o Coimbra, de pênalti, no Mineirão.

Apesar do gol logo no terceiro jogo, Hulk teve um início complicado e foi engrenar mesmo mais de um mês depois. No fim de março, contra o América de Cali (COL), pela Libertadores, marcou pela primeira vez com a bola rolando ao aproveitar um passe espetacular de calcanhar que Savarino lhe deu, finalizando com calma no canto.

A Libertadores, inclusive, é um torneio em que Hulk empilhou “primeiras vezes”. Na goleada atleticana contra o Cerro Portenho (PAR), foram duas: o primeiro com o pé direito e o primeiro de cabeça. No jogo seguinte, a volta contra o América de Cali, balançou as redes pela primeira vez fora do Brasil pelo Galo.

E Hulk ainda tinha mais primeiras vezes pela frente. Em um jogo contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, marcou dois golaços, sendo um deles o primeiro de falta pelo Atlético, buscando o ângulo de Cássio. Dois jogos depois, contra o Bahia, balançou as redes com o que viria a ser sua marca registrada: a cavadinha.

Os campeonatos, os clubes e o estádios que viram os gols de Hulk

Dos 100 gols que marcou até aqui pelo Atlético, quase metade deles (46) foram no Campeonato Brasileiro. Ele já o 4° maior artilheiro do Galo na competição, estando atrás de Guilherme (55), Marques (64) e Reinaldo (89). O segundo campeonato em que ele mais balançou as redes foi o Mineiro, com 28, seguido da Libertadores, com 15 – sendo o maior artilheiro do clube no torneio -, e a Copa do Brasil, 10. No único jogo que fez na Supercopa do Brasil, também deixou a marca dele.

No Mineirão, Hulk se sente em casa

Já quando dividimos os gols de Hulk pelos estádios, um se destaca com mais da metade dos gols, e não podia ser outro se não o Mineirão, onde ele mais atuou. Foram 51 gols no Gigante da Pampulha até o momento, que tornaram ele, inclusive, o maior artilheiro do estádio desde a reabertura em 2013, e que rendeu também os seus pés na calçada da fama da antiga casa do Galo.

Hulk é sinônimo de gol no Atlético (Juliana Flister / Agencia i7)

Quem aparece em segundo é o Independência, onde marcou seu 100° gol neste sábado, que agora viu o artilheiro balançar as redes 14/15 vezes. Atrás está a Arena MRV, nova casa atleticana, que viu cinco gols do camisa sete. Mas essa conta, sem dúvida, vai aumentar muito ainda. Além desses, há outros cinco estádios em que Hulk fez mais de um gol: Neo Química Arena (Corinthians), Alfredo Jaconi (Juventude), Arena Pantanal (Cuiabá e Flamengo*), Allianz Parque (Palmeiras) e Arena Sicredi (Athletic). Confira a lista completa no gráfico acima.

O Fluminense sofre … mas está longe de ser o único

O recorte mais equilibrado dos gols de Hulk é quando separamos pelos clubes que sofreram com ele. Foram 41 times ao todo que o viram balançar suas redes. O que mais sofreu até então foi o Fluminense, com sete gols, seguido (do América, com seis) por Cruzeiro, Caldense e América, que sofreram cinco. Juventude, Bahia, Athletico-PR, Fortaleza e Athletic levaram quatro do artilheiro, enquanto uma legião de times sofreu três, dois e um gol. Confira:

Os mais bonitos e importantes

Quando o assunto é beleza e importância, a questão fica mais pessoal. Tem quem ache um gol X mais bonito e quem ache o Y mais bonito, ou quem ache que o gol A foi mais importante que o B. Mas, sem dúvidas, tem alguns concorrentes certos nesses quesitos.

Pela habilidade e a capacidade de improvisar, Hulk coleciona inúmeros golaços pelo Atlético. Todos os gols de falta que fez poderiam entrar na lista, o já citado contra o Corinthians em 2021, ou os dois contra o Cruzeiro em 2023. Os de cavadinha também são fortes concorrentes, já que são de estilos diferentes, cavadinhas curtas, médias, altas, driblando o zagueiro ou com um belo passe para ficar cara a cara com o goleiro. Mas, a Trivela teve a difícil missão de escolher cinco desses golaços, e te mostra eles agora – sem ordem de mais ou menos bonito.

  • 3×0 Corinthians – Brasileirão 2021

Seguindo uma ordem cronológica, o primeiro escolhido foi um contra o Corinthians pelo Brasileirão, mas não aquele de falta na Neo Química Arena, e sim um no Mineirão. Já nos acréscimos e com 2 a 0 no placar, Hulk recebeu na área marcado por dois zagueiros, cortou de letra e acertou uma pancada no ângulo sem chances para Cássio.

  • 2×1 Juventude – Brasileirão 2021

Para muitos o mais bonito de todos, nesse gol, chama atenção a calma e a qualidade de Hulk para marcar uma pintura novamente no Mineirão. Em um contra-ataque rápido, ele recebeu na meia-lua e teve a calma de ajeitar a bola como se estivesse no treinamento e bater colocado, como se colocasse a bola com as mãos, no ângulo do goleiro.

  • 2×1 Avaí – Brasileirão 2022

Já em 2022, mas ainda pelo Brasileiro, nesse gol, Hulk recebe a bola na entrada da área e, mais uma vez, bate como se a colocasse com as mãos no ângulo do goleiro, com a bola ainda tocando na trave para deixar o gol mais bonito.

  • 3×1 Millonarios – Libertadores 2023

Único gol que não é no Brasileirão, mas na Libertadores, esse também pode ser considerado o mais diferente de Hulk no Atlético. Em um contra-ataque, Paulinho manda bola para a área e Hulk tira um voleio/bicicleta da cartola para matar o jogo.

  • 2×0 São Paulo – Brasileirão 2023

Finalizando a lista com o representante dos gols de falta de Hulk pelo Atlético, o que venceu a disputa foi o feito contra o São Paulo no Morumbi. Com menos de cinco minutos no relógio e com o Galo vindo de 10 jogos sem vencer, Hulk soltou um petardo que partiu quase do círculo central e terminou no ângulo do goleiro Rafael.

Os mais importantes foram contra a maior vítima

Escolher os gols mais importantes também é uma missão difícil, pois são vários que deram vitórias e ajudaram o Atlético a conquistar títulos. Só em finais, foram sete gols, todos, obviamente, importantes, como o da Supercopa do Brasil que levou o jogo para os pênaltis e depois o Galo foi campeão, ou os das finais dos Mineiros de 2022 e 2023, contra Cruzeiro e América, respectivamente.

No entanto, mesmo sendo em finais, esses gols nem entraram na disputa para o mais importante segundo a Trivela. Foram outros três gols, feitos na campanha do título Brasileiro de 2021, que concorreram. Por sinal, eles saíram uma na sequência do outro. Os gols são: os dois da vitória contra o Fluminense na rodada 36 e o que iniciou a reação até hoje inacreditável no jogo do título contra o Bahia.

Por mais que “tava 2 a 0 para o Bahia” e aquele foi o jogo do título, escolhemos os gols contra o Fluminense na rodada anterior. O Atlético estava com a pressão da iminência do título, carregando um peso de 50 anos nas costas, e saiu atrás no placar com o Mineirão lotado. Mesmo assim, Hulk lá, marcou dois gols, virou o jogo e aliviou o torcedor que, pela primeira vez, gritou “É campeão”, sabendo que aquele jogo ali era o sinal que precisavam. Por isso, os dois tentos dessa partida dividem a liderança dos mais importantes dentre os 100 de Hulk no Galo.

Foram 100 gols até o momento que podem ser divididos de várias maneiras pela variedade que Hulk consegue aplicar ao balançar as redes, além de classificados do mais ao menos bonito ou importante. Cada bola na rede que ele colocou contou uma história e escreve uma linha (alguns escreveram uma página ou um capítulo inteiro) do livro do camisa 7 pelo Galo, e a única certeza, principalmente agora que ele renovou seu contrato até 2026, é que veremos muitos outros gols, quem sabe mais 100. O fato é que, não só pelos gols, mas também por isso, o atacante está próximo do topo dos maiores da história atleticana – e não vai parar de subir.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo