Ásia/Oceania

Urawa busca empate contra Al-Hilal e volta com bom resultado da Arábia Saudita nas finais da Champions Asiática

Salem Al-Dawsari marcou o gol do Al-Hilal, mas torna as coisas mais difíceis ao ser expulso e ser desfalque para a volta

Por conta das restrições ainda causadas pela pandemia, a edição 2022 da Liga dos Campeões da Ásia se estende até o primeiro semestre de 2023. A decisão do torneio continental se iniciou neste sábado, com um resultado que deixa o cenário aberto para a volta. Al-Hilal e Urawa Red Diamonds empataram por 1 a 1 na Arábia Saudita. Os alviazuis abriram o placar e pareciam com o duelo nas mãos, mas cederam o empate e ainda tiveram expulso Salem Al-Dawsari – desfalque e tanto para o reencontro no Japão.

O Urawa Red Diamonds passou por Johor Darul Ta'zim, BG Pathum United e Jeonbuk Hyundai Motors na caminhada até a decisão. Já o Al-Hilal sobrou contra Shabab Al-Ahli, Foolad e Al-Duhail, incluindo os 7 a 0 sobre os catarianos em jogo único nas semifinais. Os sauditas são os favoritos, até pela força do elenco treinado por Ramón Díaz. Odion Ighalo, Moussa Marega e Michael foram titulares neste sábado, num time que ainda conta com estrelas da seleção saudita, como Salem Al-Dawsari e Mohamed Kanno. Já o Urawa, com um elenco mais modesto, se vale de veteranos como Shusaku Nishikawa, Hiroki Sakai e Shinzo Koroki.

O Al-Hilal abriu o placar logo aos 13 minutos, num lance com Michael pela esquerda. O ponta cruzou rasteiro e a bola atravessou a área inteira, até que Salem Al-Dawsari concluísse no segundo pau. O Urawa Reds conseguiu empatar no início da segunda etapa, num lance bastante curioso. Após o lançamento, Ali Al-Boleahi tentou cortar e desviou a bola contra a própria trave. O rebote ficou solto na área e, com o goleiro caído, Koroki balançou as redes. No fim, Salem Al-Dawsari foi expulso por uma agressão em Ken Iwao.

Vale lembrar que Al Hilal e Urawa Red Diamonds haviam se enfrentado na decisão da Champions Asiática de 2017. Na ocasião, os japoneses também garantiram o empate por 1 a 1 na ida, na Arábia Saudita. Acabaram ganhando a volta por 1 a 0, gol do brasileiro Rafael Silva para definir a taça. Desde então, o Al-Hilal conquistou o torneio continental duas vezes (uma delas, em 2019, vencendo o Urawa tanto na ida quanto na volta da final) e recebeu mais astros estrangeiros. Precisará provar esse crescimento num ambiente mais duro, em Saitama.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo