Ásia/Oceania

Um mapa interativo com todos os clubes que já disputaram a elite da J-League

A J-League possui uma ligação íntima com o Brasil, seja pelos craques que ajudaram a inaugurar a nova era profissional no futebol japonês ou mesmo pelas transmissões que povoavam as TV’s por aqui na década de 1990. E mesmo depois de 30 anos, o Japonesão permanece com um carinho especial entre os brasileiros. A nova edição, afinal, começou protagonizada por eles. São 57 atletas canarinhos na competição, incluindo uma série de novatos com certo nome no Brasileirão – a exemplo de Diego Pituca, Lincoln, Pedro Raul e Bruno Uvini.

Com o início da J-League há duas semanas, preparamos um mapa interativo sobre todos os 31 clubes que já figuraram na primeira divisão local. Além dos escudos e dos estádios, há um painel à esquerda com informações adicionais. Apontamos as empresas que participaram da fundação, num processo comum antes da profissionalização nos anos 1990; o mascote, que geralmente representa um animal tradicional da região; e a origem dos nomes, que costumam se basear em línguas estrangeiras, mas também reproduzem aspectos da cultura, da geografia e da sociedade local.

Para visualizar melhor os clubes, aproxime o mapa ou utilize o painel à esquerda. Alguns emblemas estão sobrepostos. Aproveite a viagem:

Sobre a atual temporada, também fica a sugestão de leitura do ótimo guia preparado pelo Futebol no Japão, do jornalista Tiago Bontempo.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo