Ásia/Oceania

Transferências mais que agitadas

Depois de um mês fora estamos de volta com novidades da Austrália. Hoje, a coluna traz as últimas e atualizadas transferências para a próxima temporada da A-League, a liga australiana, toda a movimentação dos oito times. Sim, oito times. Isso porque, a esperada entrada de mais duas franquias – Gold Coast Galaxy e Northern Thunder – foi adiada para a temporada 2009/2010.

Como o recesso entre uma temporada e outra é grande – a pré-temporada começa apenas em julho/agosto –, os times foram às compras. Uns nem tanto, outros torraram os cofres em busca do título. Confira logo abaixo um pequeno guia das transferências para a A-League 2008/2009.

Adelaide United
Mal na última temporada, o Adelaide busca na atual Asian Champions League novos ares para o elenco. O time não sofreu com nenhuma perda até agora, pelo contrário. O lateral-esquerdo brasileiro Cássio (ex-Flamengo) permanece na equipe, assim como o atacante da seleção olímpica Nathan Burns. Sasa Ognenovski é o novo nome para a zaga.

Porém, a maior vitória foi a permanência do atacante Bruce Djite, o mais novo xodó australiano, ao dizer que fica para mais um ano ao invés de se transferir para o Twente, da Holanda.

Entra: Sasa Ognenovski (D, Queensland), Alvin Ceccoli (M, Central Coast, só para a Asian Champions League) e Daniel Mullen (D, Australian Institute of Sport)
Sai: Dez Giraldi (A, fim de contrato depois da Asian Champions League), Bobby Petta (M, fim de contrato) e Richie Alagich (D, encerrou a carreira)
Renovaram: Daniel Beltrame (G, 1 ano), Nathan Burns (2), Lucas Pantelis (2), Michael Valkanis (1) e Angelo Costanzo (1)

Central Coast Mariners
A exemplo do Newcastle Jets, o Central Coast também viu seu time se desmanchar depois da final. A maior perda, sem dúvidas, foi John Aloisi, que virou o jogador mais bem pago da história do futebol australiano. Junto com ele, o acima da média Tom Pondeljak e o regular Alvin Ceccoli zarparam de Gosford. O eterno zagueiro dos Socceroos Tony Vidmar decidiu acompanhar seu companheiro de seleção Craig Moore e também pendurou as chuteiras.

Para tristeza dos torcedores, a opção para a saída de Aloisi fracassou. A nova estrela da franquia seria Dwight Yorke, campeão com o Sydney FC na temporada de estréia da A-League e ex-jogador do Manchester United. No entanto, o próprio clube cessou as negociações devido ao valor e tempo de contrato. Resta então agradecer pela renovação de contrato de Nigel Boogaard e da chegada de Ahmad Elrich. O Mariners também pode ser a nova casa de Juninho Paulista.

Entra: Adrian Caceres (M, Melbourne, depois da Asian Champions League) e Ahmad Elrich (M, Wellington Phoenix)
Podem chegar: Dylan Macallister (Lyn-NOR) e Juninho Paulista (M, Sydney FC)
Sai: John Aloisi (A, Sydney FC), Alvin Ceccoli (M, Adelaide), Tom Pondeljak (M, Melbourne) e Tony Vidmar (encerrou a carreira)
Renovaram: Nigel Boogaard (2 anos), John Hutchinson (2), Mile Jedinak (2), Brad Porter (2) e Matt Simon (2)

Melbourne Victory
O Melbourne é uma incógnita. Depois de conquistar o título em 2006/2007, ao massacrar o Adelaide por 6 a 0, o time oscilou muito – perdeu importantes jogadores, claro – e terminou o último ano no quinto lugar, a quatro pontos do último classificado aos playoffs. Com o título em 2007, o time agora disputa a Asian Champions League. E mais uma vez dá sinal de altos e baixos: estreou com vitória em casa (2 a 0) e depois caiu por 3 a 1 para o Chonburi, equipe, teoricamente, fraca da Tailandia.

Mesmo assim, a equipe segue com a ótima dupla de ataque Archie Thompson e Daniel Allsopp. Eles agora vão ser municiados pelos meias Billy Celeski e Tom Pondeljak, esse último estrela do atual vice-campeão Central Coast.

Entra: Billy Celeski (M, Perth Glory), Nathan Elasi (A, Marconi Stallions – 6 meses para a Asian Champions) e Tom Pondeljak (M, Central Coast)
Sai: Adrian Caceres (M, Central Coast, depois da Asian Champions League), Daniel Piorkowski (D, liberado) e Ljubo Milicevic (D, liberado)
Podem sair: Kaz Patafta (Benfica-POR, volta de empréstimo)
Renovaram: Daniel Vasilevski (2 anos) e Stephen Pace (2)

Newcastle Jets
O campeão da última temporada geralmente monta um time melhor ainda para a temporada seguinte, certo? No caso do Jets, não. Nada menos do que três importantíssimos jogadores saíram (Andrew Durante, Mark Bridge e Stuart Musialik), dois ainda vão sair (Adam Griffiths e Jade North) e o principal jogador do time (Joel Griffiths) saiu por empréstimo para a segunda divisão do Japão. A única contratação do time até agora é o meia da seleção australiana olímpica Ruben Zadkovich, que veio do Sydney FC.

Entra: Ruben Zadkovich (M, Sydney FC)
Sai: Andrew Durante (D, Wellington Phoenix), Jardel (A, dispensado), Mark Bridge (A, Sydney FC), Jorge Drovandi (A, dispensado), Steve Eagleton (D, encerrou a carreira), Paul Kohler (D, liberado), Stuart Musialik (M, Sydney FC), Denni (A, liberado), Joel Griffiths (A, Avispa Fukuoka-JAP – empréstimo) e Noel Spencer (M, liberado)
Podem sair: Adam Griffiths (D, clube chinês) e Jade North (D)
Renovaram: Tarek Elrich (2 anos) e Adam d'Apuzzo (2)

Perth Glory
O campeão nacional de 2003 está em má fase. Depois de terminar a última temporada na penúltima colocação, à frente do lanterna Wellington Phoenix apenas no saldo de gols, o Perth viu três dos melhores jogadores do time irem embora. Casos de Simon Colosimo, Billy Celeski e Leo Bertos. A boa notícia foi a renovação de contrato dos olímpicos Tando Velaphi (goleiro) e Nikita Rukavytsya (atacante). O experiente Stan Lazaridis também permanece. Caso não acerte com o Sydney FC, Juninho Paulista pode pintar na Costa Oeste.

Entra: Josip Magdic (M, Floreat Athena), Mark Lee (ECU Joondalup), Callum Roberts (Fremantle), Marc Anthony (Stirling Lions) e Eugene Dadi (A, Hapoel Acre-ISR)
Podem chegar: Juninho Paulista (M, Sydney FC)
Sai: Jamie Harnwell (FC Vaduz-LIE, disputa o Swiss Challenge League, da Suíça – empréstimo), Simon Colosimo (M, Sydney FC), Billy Celeski (M, Melbourne), Leo Bertos (M, Wellington Phoenix), Jerry Karpeh (A, Whittlesea Zebras) e David Micevski, Mitchell Prentice, Naum Sekulovski, Jordan Simpson e Tyler Simpson (todos liberados)
Renovaram: Jamie Harnwell (2 anos), Jamie Coyne (2), James Robinson (1) e David Tarka (D, 1 ano)

Queensland Roar
Até agora, o time de Brisbane está no prejuízo. O técnico Frank Farina, que chegou ao Brasil nesta quinta-feira, dia 20, em busca de jogadores, viu o seu artilheiro brasileiro Reinaldo ir para a Coréia do Sul. Outro brasileiro, Marcinho, motorzinho do time no meio-campo, também saiu. O xerife da defesa Sasa Ognenovski foi para o Adelaide reforçar a equipe na Asian Champions League. Para piorar, a maior promessa do time, Michael Zullo, se contundiu num treinamento da seleção australiana – nada sério.

Confirmado por ele mesmo ao final da estréia australiana nas Eliminatórias da Copa, o zagueiro Craig Moore se despede dos gramados e deixa um rombo na zaga do Roar para as próximas temporadas.

Entra: Tim Smits (A, Palm Beach) e David Dodd (M, Rochedale Rovers)
Sai: Craig Moore (D, encerrou a carreira), Justin Pasfield (G, Sydney United), Josh McCloughan, Reinaldo (A, Busan I´Park-COR), Sasa Ognenovski (D, Adelaide), Stuart McLaren, Marcinho (M, liberado) e Simon Lynch (A, liberado)
Renovaram: Griffin McMaster (G, 2 anos)

Sydney FC
O Sydney simplesmente fez as maiores contratações para a próxima temporada. De longe, é o time a ser batido. A nova estrela da franquia passa a ser o atacante dos Socceroos John Aloisi. Além de tirar de Juninho Paulista o posto de “marquee player”, Aloisi se tornou o jogador mais bem pago da Austrália de qualquer tipo de futebol praticado no país – soccer ou football (futebol), futebol australiano, rugby league e rugby union. Aloisi vai receber cerca de 1,4 milhão de dólares australianos (R$ 2,2 milhões) em cada um dos dois anos de contrato.

Outra boa aquisição foi o autor do gol do título inédito do Newcastle Jets, Mark Bridge. Ele se junta a Simon Colosimo e Stuart Musialik, dois meias da seleção australiana. No entanto, o Sydney vive na expectativa sobre o futuro de Juninho Paulista. Nas últimas declarações, diretores do clube disseram que o brasileiro tem 50% de chances deixar o clube. Diferente de Mark Miligan, um dos melhores zagueiros do país, que se mandou para a França.

Entra: Ryan Walsh (Blacktown City Demons), Mark Bridge (A, Newcastle Jets), Simon Colosimo (M, Perth Glory), John Aloisi (A, Central Coast) e Stuart Musialik (M, Newcastle Jets)
Podem chegar: Dez Giraldi (A, Adelaide)
Sai: Ufuk Talay (M) e Mark Rudan (Avispa Fukuoka-JAP), Ruben Zadkovich (M, Newcastle Jets), David Zdrilic (A, liberado), Mark Milligan (D, Lens-FRA), Nick Tsattlios (D, Penrith-Nepean), Ben Vidaic (A, Sydney United), Patrick (A, liberado), Mark Robertson (M, liberado) e Brendan Renaud (D, encerrou a carreira)
Podem sair: Juninho Paulista (M, Perth Glory e Central Coast)

Wellington Phoenix
O representante neozelandês montou uma das defesas mais fortes da liga. Chegaram Andrew Durante (Newcastle Jets), melhor jogador da última final, e Jon McKain, zagueiro dos Socceroos nas Olimpíadas de Atenas 2004 e na Copa das Confederações 2005, que retorna ao continente após jogar cinco anos na Romênia. Eles se juntam a Nikolai Topor-Stanley, zagueiro com passaporte carimbado para Pequim.

Outras boas contratações foram os meias Leilei Gao, chinês que trabalhou com o técnico Rick Herbert no extinto New Zealand Knights, e Leo Bertos, da seleção da Nova Zelândia. Porém, a maior baixa foi a saída do promissor meia Ahmad Elrich, irmão de Tarek, campeão pelo Jets. Quem também saiu foi o brasileiro Felipe Campos. Ele não chegou a um acordo de renovação, e já havia acertado tudo com o Gold Coast Galaxy, que só irá entrar na A-League na temporada 2009/2010. Com isso, Daniel Lins passa a ser o único brasileiro do time.

Entra: Andrew Durante (D, Newcastle Jets), Leo Bertos (M, Perth Glory), Jon McKain (D, Politehnica Timisoara-ROM) e Leilei Gao (M, MyPa-FIN)
Sai: Ahmad Elrich (M, Central Coast), Steven O’Dor, Cleberson (D) e George Paladini (dispensados), Felipe Campos (M, não renovou), Kristian Rees (D, liberado) e Royce Brownlie (A, liberado)

* Legendas: G – goleiro / D – defesa / M – meio-campo / A – ataque
 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo