Champions League da Ásia: Romarinho doutrina e Al Hilal de Neymar tropeça em casa
Sem Benzema, Romarinho fez o que sabe fazer: decidiu para o Al Ittihad; o Al Hilal, por sua vez, ficou só no empate contra o Navbahor
Começou nesta segunda-feira (18) a Champions League da Ásia, com participação dos agora ainda mais ricos times da Arábia Saudita. Dois deles estiveram em campo nesta primeira rodada, com destaque para brasileiros. Romarinho, pelo Al Ittihad, brilhou, enquanto o Al Hilal, de Neymar, frustrou a sua torcida em casa com um empate conquistado nos acréscimos contra o Navbahor, do Uzbequistão.
Sem Benzema, Romarinho é quem decide
O Al Ittihad foi a campo sem a sua principal estrela, Karim Benzema, para o jogo contra o AGMK, time do Uzbequistão. Foi Romarinho quem comandou as ações do time, com uma atuação decisiva na vitória por 3 a 0, em jogo do Grupo C. O primeiro gol foi marcado por Haroune Camara, aos 11 minutos. Romarinho fez o segundo aos 15, antes de Romarinho, de pênalti, marcar 3 a 0. Tudo no primeiro tempo.
Também pelo Grupo C, o Al Jawiya, do Iraque, empatou por 2 a 2 com o Sepahan, do Irã. Ali Jasim Elaibi marcou duas vezes pelo Al Jawiya, enquanto Mohammad Danershgar e Mohammad Ghorbani marcaram pelo Sepahan.
Pelo Grupo B, o Al Faisaly, da Jordânia, perdeu por 1 a 0 para o Nasaf, do Uzbequistão. O gol só foi marcado aos 51 minutos do segundo tempo, por Zafarmurod Abdurakhmatov. No outro jogo do mesmo grupo, o Al Sadd, do Catar, empatou por 0 a 0 em casa com o Al Sharjah, da Arábia Saudita.
Neymar titular e tropeço do Al Hilal
Pelo Grupo D, um dos jogos mais esperados do dia, até pela presença de brasileiros: o Al Hilal recebeu o Navbahor, do Uzbequistão, em Riade, com uma grande expectativa. O time decepcionou: ficou no 1 a 1, com um empate conquistado nos acréscimos (e acréscimos bastante generosos).
O Al Hilal foi a campo com Neymar como titular pela primeira vez, com Malcom e Michael fazendo companhia ao camisa 10 e Aleksandar Mitrovic. O time ainda teve Rúben Neves no meio-campo, mas tanto Salem Al Dawsari quanto Sergej Milinkovic Savic ficaram fora, poupados.
Em campo, vimos um domínio do Al Hilal desde o começo, tomando as rédeas do jogo, mas com muita dificuldade para criar perigo para os visitantes. Neymar participou muito do jogo, mas o time continuava criando poucas chances claras. Mesmo assim, era claramente melhor, mas não conseguia abrir o placar.
No segundo tempo, em um contra-ataque, foi o Navbahor que conseguiu o gol. Toma Tabatadze recebeu de Abrorbek Ismoilov, avançou e finalizou no canto do goleiro para marcar 1 a 0. Com a vantagem, o time visitante tentou se fechar ainda mais.
Com o Al Hilal precisando do resultado, a arbitragem foi bastante generosa em dar 14 minutos de acréscimos. Aos 54 minutos, o Al Hilal empatou: Ali Al Boleahi completou de cabeça um cruzamento do brasileiro Michael e empatou o jogo. A comemoração foi tímida, porque o resultado continuava ruim.
Mais cedo, o Mumbai City, da Índia, foi derrotado em casa para o Nassaji Mazandaran, do Irã, por 2 a 0, pelo Grupo D. Ehsan Hosseini e Mohammad Reza Azadi marcaram os gols do time iraniano.
Nesta terça-feira (19), começam também os jogos do lado leste do torneio. A próxima rodada começa no dia 2 de outubro.
Como funciona a Champions League da Ásia?
A Champions League da Ásia se divide em duas zonas nesta fase de grupos. Como o continente é muito grande, é preciso uma divisão geográfica das equipes. Assim, os 40 clubes são divididos em 10 grupos. A zona leste tem cinco grupos e a zona oeste outros cinco grupos.
No lado Leste ficam Austrália, China., Hong Kong, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã. No lado oeste ficam Bahrain, Índia, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Catar, Arábia Saudita, Síria, Tajiquistão, Turcomenistão, Emirados Árabes Unidos e Uzbequistão.
A divisão por zonas funciona até a semifinal. As duas zonas só se encontram na final da competição.