Pequeno? Espere para ver

Pode até não ser tudo isso, mas 1,80 metros para um jogador que atua no meio-campo é uma altura considerável. Independentemente do tamanho, o escocês Bryan Little, do Auckland City, mostrou que pequeno mesmo só tem no seu nome. Prova disso foi a estréia dele e do seu time no New Zealand Football Championship 2007/2008, o campeonato nacional da Nova Zelândia.
Assim como o simpático ratinho Stuart, astro – ou seria rato? – principal do filme “O Pequeno Stuart Little”, que chegou à casa da família Little com certa desconfiança, Bryan nunca foi tratado como a estrela do atual tricampeão neozelandês. Em seu lugar, o zagueiro Ben Sigmund e o atacante Jeff Campbell, ambos dos All Whites, tinham o papel principal, como tem nesta temporada o sul-coreano Ki-Hung Lee.
Mas isso parece não ter sido problema para ele, não. No primeiro jogo do todo poderoso e favorito Auckland, Brysie, apelido de Little, anotou um hat-trick – três gols num só jogo – frente ao YoungHeart Manawatu, fora de casa. Uma surpresa, já que o jogador de 29 anos havia passado em branco na goleada de 6 a 0 imposta ao AS Manu-Ura, jogo muito mais fácil, válido pelo Grupo A da O-League.
O feito de Little na primeira rodada do NZFC, ao marcar três gols, episódio não muito comum para um meio-campista, rendeu um lugar mais do que merecido na seleção da rodada, a primeira de 84 da fase regular do campeonato. Sim, 84 rodadas!
Como na A-League, a liga nacional australiana, o NZFC conta com apenas oito equipes: Auckland City, Canterbury United, Hawke's Bay United, Otago United, Team Wellington, Waikato FC, Waitakere United e YoungHeart Manawatu. Parece um campeonato curto, pequeno, mas não é. Parecido com a A-League, todos jogam contra todos três vezes. Os três primeiros se classificam para os playoffs, quando o segundo colocado recebe, na sua casa, por ter feito melhor campanha, o terceiro; o vencedor encara o líder na grande final.
E o rival ainda perde em casa…
Apesar de ser apenas um campeonato semi-profissional, o NZFC é bem disputado e cresce a cada ano. E como em toda liga nacional de futebol, rivalidades sempre existem. Para os Kiwis não é diferente. Que o digam Auckland City e Waitakere United. Como citei na última coluna, a grande rivalidade é justamente entre esses dois times, que se localizam na mesma região, a de Auckland, segunda maior cidade do país.
E parece que o novo capítulo dessa rivalidade já começou, mesmo ficando no campo da tiração de sarro – Auckland e Waitakere se enfrentam pela primeira vez na 4ª rodada, na casa dos campeões.
Isso porque, além da vitória de seu time, os torcedores do Auckland tiveram outro motivo para comemorar: a derrota, em casa, do rival para o Team Wellington, ex-time de Bryan Little, por 2 a 1. Pior. Com o gol da vitória – ou derrota – aos 44 minutos do segundo tempo.
Nos outros jogos, também só vitória dos visitantes. No Carisbrook, o Otago United recebeu o Waikato FC e levou dois. Destaque para o inglês Robert Gill, um dos nomes mais falados da liga e sério candidato a liderar a artilharia. No English Park, o Hawke's Bay United fez 3 a 1 no anfitrião Canterbury United.
A segunda rodada inicia com o Auckland City recebendo o Hawke's Bay, neste sábado, 10. Waikato x Waitakere, Team Wellington x YoungHeart Manawatu e Otago x Canterbury são os outros jogos.
Se você… Se, não. Como você é louco por futebol como eu, independente do campeonato ou país, o New Zealand Football Championship é mais uma pedida para alimentar e aguçar a sua paixão, e também a curiosidade. Nas próximas colunas, trarei mais informações sobre o NZFC 07/08.
CURTAS
ELIMINATÓRIAS PARA A COPA DO MUNDO 2010
– Próximos jogos:
17/novembro – Vanuatu x Nova Zelândia
Fiji x Nova Caledônia
21/novembro – Nova Zelândia x Vanuatu
Nova Caledônia x Fiji
O-LEAGUE
– Resultados da 2ª rodada:
Grupo A: Waitakere 2 x 1 AS Manu-Ura
Grupo B: Ba FC 1 x 1 Tafea FC
Classificação
Grupo A
1º Auckland City 3 pontos (1 jogo)
2º Waitakere United 3 pontos (1 jogo)
3º AS Manu-Ura 0 ponto (2 jogos)
Grupo B
1º Ba FC 3 pontos (1 jogo)
2º Kossa FC 1 ponto (1 jogo)
3º Tafea FC 1 ponto (2 jogos)
A O-League só volta em fevereiro de 2008, com a 3ª rodada.
AUSTRÁLIA – A-LEAGUE 1
Juninho 2 x 0 Jardel
– No segundo confronto entre Sydney FC e Newcastle Jets, no último dia 3, nova vitória do time de Juninho Paulista. Mesmo jogando fora de seus domínios, o Sydney venceu de novo por 1 a 0, gol de Michael Bridges. A nota triste do jogo foi novamente a lesão no ombro de Juninho. Ele havia lesionado o mesmo local já na 2ª rodada. Uma trombada com o juiz pode ter sido a causa da nova lesão. Os médicos avaliaram o jogador, e não será caso de cirurgia. Juninho poderá estar apto para o jogo deste sábado, 10, contra o Melbourne Victory. Jardel entrou aos 28 minutos do segundo tempo e o máximo que conseguiu foi dar uma perigosa cabeçada.
AUSTRÁLIA – A-LEAGUE 2
– Nesta sexta-feira, o Newcastle Jets pode chegar aos 20 pontos e assumir a liderança isolada. Precisa vencer o lanterna Perth Glory, em casa, por três gol ou mais de diferença. No entanto, a história pode mudar no sábado. O líder Central Coast, também com 20, recebe o Adelaide, ex-time de Romário, que tem 17 pontos. Se der empate, o Central Coast permanece líder. Caso o Adelaide vença, a liderança tem novo dono. Na briga pra ficar entre os quatro que passam à próxima fase, o Melbourne, sexto com 14, recebe o Sydney, quinto com 15, e o quarto colocado Queensland, que tem 16 pontos, mede forças com o Wellington, sétimo com 11.



