Ásia/Oceania

O Japão atropelou El Salvador em amistoso, orquestrado por Kubo e com chance à dupla do Celtic

Mesmo depois da boa Copa do Mundo, Japão aproveita o início do novo ciclo para dar espaço a outros talentos

O Japão aproveita a Data Fifa para desenvolver um pouco mais a equipe que pintou como sensação na Copa do Mundo e indica ter capacidade de evoluir mais nos próximos anos. Tudo bem que o amistoso contra El Salvador era bastante acessível, mas ainda assim os Samurais Azuis deram espetáculo: golearam por 6 a 0 os visitantes no Estádio Toyota. Os nipônicos nem estavam com força máxima, diante das ausências de figuras importantes como Wataru Endo, Daichi Kamada e Junya Ito. Mesmo assim, a equipe de Hajime Moriyasu sobrou. Takefusa Kubo foi o grande destaque, mas Reo Hatate e Kyogo Furuhashi também aproveitaram a chance após a ausência na Copa.

Alguns jogadores interessantes começam a ganhar espaço no Japão. Um deles é Yukinari Sugawara, lateral direito que vem de ótima temporada com o AZ e não esteve na Copa do Mundo. Já outras ausências sentidas desde o Catar são Reo Hatate e Kyogo Furuhashi. A dupla do Celtic continuou entregando bastante no Campeonato Escocês e ganhou a merecida chance: o meio-campista foi titular no Estádio Toyota, enquanto o atacante entrou no segundo tempo. Outras figuras de relevo mais conhecidas também compuseram o 11 inicial – como Ko Itakura, Hidemasa Morita, Ritsu Doan, Kaoru Mitoma e Takefusa Kubo.

O Japão precisou de um minuto para abrir o placar, numa falta cobrada por Kubo que Shogo Taniguchi conectou de cabeça. Logo depois, pênalti e expulsão de Ronald Rodríguez do lado salvadorenho. Ayase Ueda converteu a cobrança e ampliou, em seu primeiro gol pela seleção – após ter sido vice-artilheiro do Campeonato Belga pelo Cercle Brugge. O terceiro gol foi obra do próprio Kubo, que bateu cruzado aos 25, após passe de Mitoma. Antes do intervalo, Ritsu Doan marcou num rebote, após falha do goleiro. Kubo deu mais uma assistência no segundo tempo, em passe limpo para a conclusão de Keito Nakamura aos 15. Por fim, Furuhashi veio do banco para fechar a contagem numa belíssima cabeçada.

O Japão volta a campo na próxima terça-feira, quando enfrenta o Peru em Suita. A equipe disputará majoritariamente amistosos em 2023, com as primeiras datas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 apenas em novembro. Já em janeiro de 2024, os Samurais Azuis buscarão o título da Copa da Ásia. Estão no grupo de Vietnã, Iraque e Indonésia. Por aquilo que fizeram na Copa do Mundo e pelo potencial de seus talentos, despontam entre os favoritos.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo