Ásia/Oceania

Mitrovic virou lenda no Fulham e ainda rendeu uma bolada, rumo ao Al-Hilal

O Fulham fez jogo duro para vender o seu artilheiro, mas no fim teve a demanda atendida diante do desejo do Al-Hilal

O Al-Hilal buscou a contratação de um centroavante durante toda a janela de transferências. Jorge Jesus não escondeu a necessidade, inclusive pela irritação nas entrevistas. Os alviazuis tinham um alvo claro: Aleksandar Mitrovic, um dos atacantes mais físicos e dominantes do futebol europeu. O negócio se arrastou durante algum tempo, mas chegou num cenário irrecusável para as diferentes partes. O Fulham ganhará €52,6 milhões pela venda de seu artilheiro, enquanto o sérvio terá um salário suntuoso na nova competição. Deverá ser um tormento para os zagueiros do Campeonato Saudita.

O Fulham fez jogo duro durante toda a negociação com o Al-Hilal – o que até irritou Mitrovic. Os Cottagers ainda tinham três anos de contrato com o atleta e aproveitaram as condições para negar as duas primeiras propostas dos sauditas. Entretanto, a venda foi encaminhada quando os alviazuis atenderam a pedida. É o maior negócio da história do clube, praticamente dobrando o recorde anterior. Além disso, faz a vontade do centroavante. Mitrovic não escondia o desejo de se mudar para a Arábia Saudita, diante da oferta salarial, e até ficou no banco durante a primeira rodada da Premier League, entrando no segundo tempo.

Mitrovic é a sétima contratação do Al-Hilal, numa semana em que o clube fechou o seu mercado. Os alviazuis também anunciaram nos últimos dias as compras de Neymar e do goleiro Bono. Antes disso também tinham chegado Kalidou Koulibaly, Sergej Milinkovic-Savic, Ruben Neves e Malcom. Foi uma estratégia mais focada no ataque, com a defesa desguarnecida. Entretanto, diferentemente de outros clubes endinheirados do Campeonato Saudita, o Hilal conseguiu fechar com vários nomes no auge da forma. É o caso do centroavante.

Mitrovic foi gigante no Fulham

Cria da base do Partizan Belgrado, Mitrovic rodou um bocado em sua carreira. O centroavante teve sua primeira experiência fora da Sérvia no Anderlecht, com bom destaque no Campeonato Belga. Já em 2015/16, o artilheiro chegou à Premier League através do Newcastle. Não conseguiu emplacar em seus dois anos e meio em St. James' Park e acabou emprestado para disputar a Championship com o Fulham. Tornaria-se um dos maiores ídolos da história recente em Craven Cottage, com 111 gols em 206 partidas.

Em seu primeiro semestre no Fulham, Mitrovic anotou 12 gols em 17 partidas e liderou o acesso dos Cottagers na Championship 2017/18. Graças a isso, o centroavante foi comprado em definitivo por €24,7 milhões. Teve um desempenho razoável na Premier League em 2018/19, com 11 gols, mas não evitou o rebaixamento dos londrinos naquela temporada. A redenção do matador viria com um novo acesso, com mais 26 gols na Championship 2019/20. Era um verdadeiro especialista da segunda divisão.

O retorno de Mitrovic à Premier League em 2020/21 de novo foi infeliz e ele só anotou três gols, em outro descenso. Era a deixa para a melhor temporada de sua carreira, com absurdos 43 gols em 44 jogos na Championship 2021/22, debulhando recordes. O domínio do sérvio na segunda divisão se potencializava pelo time ofensivo de Marco Silva. Já em 2022/23, enfim, Mitrovic soube o que era evitar o descenso na elite. O Fulham fez uma boa campanha de meio de tabela e contou com 14 gols do artilheiro em 24 partidas, 11 deles anotados no primeiro turno. Só não esteve mais em campo por causa das lesões e de uma suspensão de oito jogos por empurrar o árbitro Chris Kavanagh.

Mitrovic também se confirmou como um nome histórico da seleção da Sérvia. O centroavante anotou 52 gols em 81 partidas pela equipe nacional, tornando-se o maior artilheiro da história do país. Os tentos foram essenciais principalmente nas Eliminatórias da Copa, classificando os sérvios para os Mundiais de 2018 e 2022. Continua em busca de sua primeira Eurocopa e, no seu caso, a transferência para o Campeonato Saudita não parece um impeditivo às convocações.

O mercado do Al-Hilal

O Al-Hilal define seu corpo de estrangeiros e terá muitas opções. Bono será um dos melhores goleiros da liga. A defesa será liderada por Kalidou Koulibaly, com vários jogadores da seleção saudita no setor. Ruben Neves e Sergej Milinkovic-Savic formarão a dupla de volantes principal, com a alternativa de Mohamed Kanno no banco. Neymar e Malcom ocuparão a linha de meias, podendo se revezar com Michael e Salem Al-Dawsari, o maior craque do futebol local. Já na frente, Mitrovic será a referência. Moussa Marega e Jang Hyun-soo ainda têm contrato com os alviazuis, mas estão na lista de transferências. Dos antigos estrangeiros, só Michael ficou.

Em seus negócios, o Al-Hilal garantiu muita força física para se impor contra os adversários. É o caso de Mitrovic, mas também de Milinkovic-Savic e Koulibaly, embora ambos sejam também muito técnicos. Há uma boa mescla e qualidade para fazer os alviazuis sonharem não apenas com mais um título da liga, mas também para brigarem por Champions Asiática e, quem sabe, bons papéis no futuro Mundial de Clubes. Tal acerto depende agora de Jorge Jesus. Uma dúvida é sobre o estado físico de Neymar, diante da notícia de que o brasileiro se recupera de lesão.

Já o Fulham fica com um bom dinheiro para buscar reforços. O clube trouxe Raúl Jiménez na atual janela de transferências, contando no elenco também com Carlos Vinícius e Rodrigo Muniz entre os centroavantes. Por enquanto, é um mercado contido dos londrinos. O clube também buscou o zagueiro Calvin Bassey no Ajax, enquanto adicionou ao seu elenco o ponta Adama Traoré, conhecedor da Premier League por seus tempos de Wolverhampton.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo