Ásia/Oceania

Destaque das últimas duas Copas da Ásia desperta interesse de clubes europeus

Akram Afif, atacante do Al-Sadd, sonha com retorno à Europa após temporadas marcantes no futebol asiático

Akram Afif nunca escondeu o sonho de jogar na Europa. Após temporadas fantásticas pelo Al-Sadd e pela Seleção do Catar, da qual é a grande estrela e liderou à conquista de duas Copas Asiáticas consecutivas, o talentoso atacante de 27 anos pode ter seu desejo atendido neste verão. Segundo o jornal “As”, vários clubes da Premier League e alguns da Espanha, como o Sevilla, estão interessados na contratação do jogador catari que, ao que tudo indica, enfim deve mudar de ares e partir para o velho continente.

— Todos os jogadores desejam jogar na Europa. Eu quero jogar na Europa amanhã, se possível. Mas não se trata de mim. Não posso sair do país e sentar-me no banco (quando estiver na Europa). Quero ajudar o meu país. Mas se me perguntarem, eu quero jogar na Europa — disse Afif em entrevista após ser nomeado MVP do jogo contra o Líbano, pela Copa Asiática 2024.

Considerado o melhor jogador de seu país, Akram Afif, assim como todo futebolista catari, nutre forte ligação com a cultura local e a Qatar Stars League (Liga do Catar). Tal fator, aliado ao contrato megamilionário firmado com o Al-Sadd, tornava impensável a possibilidade do atacante deixar o Catar rumo à Europa. Entretanto, depois de Afif ter vencido absolutamente tudo, o governo catari está disposto a dar luz verde para sua saída. Tal atitude representaria um agradecimento aos serviços prestados e o crescimento geral do país no cenário futebolístico.

Trajetória de Akram Afif

Sempre regular e decisivo, Akram Afif faz mais uma temporada de destaque no Al Sadd. Em 27 partidas disputadas até o momento em 2023/24, o atacante marcou 26 gols e concedeu 12 assistências. Ídolo do clube catari, o qual defende desde 2018, o camisa 51 anotou 117 tentos e distribuiu 82 assistências em 177 jogos ao todo.

O excelente desempenho de Afif na Seleção do Qatar, pela qual disputou 112 partidas e marcou 37 gols, colocou-o mais de uma vez na mira de grandes clubes europeus. No entanto, as dificuldades em retirar os jogadores cataris de seu país natal impediram a saída do atacante em todas as ocasiões. Como citado acima, para alívio do jogador, isso deve mudar na próxima janela de transferências.

Vale destacar que Afif já passou pelo futebol europeu, mas no início de sua carreira. O atacante ingressou nas categorias de base do Sevilla e do Villarreal, além de jogar pelo Sporting de Gijón. Posteriormente, defendeu o Eupen, clube belga de propriedade da “Aspire Academy”, do Catar, onde começou a se destacar e chamar atenção. No Al Saad, sua equipe atual, venceu todos os títulos possíveis e acumulou premiações individuais.

O retorno do jogador catari ao melhor futebol do mundo nunca esteve tão próximo. Todavia, é importante citar que ele terá de reduzir consideravelmente o salário que o manteve no país asiático até agora. Enquanto o mercado de transferências não abre, Afif segue focado na temporada do Al-Sadd. Na manhã desta quarta-feira (1), a partir das 11h15 (horário de Brasília), o clube enfrenta o Al-Wakrah, em jogo válido pela semifinal da Copa do Catar.

Números de Afif na carreira por clubes

Al-Saad

  • 177 jogos
  • 117 gols
  • 82 assistências

Eupen

  • 42 jogos
  • 9 gols
  • 4 assistências

Sporting de Gijón

  • 11 jogos
  • 0 gols
  • 0 assistências
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo