Ásia/Oceania

Longe de casa

Depois que as tropas norte-americanas invadiram o solo iraquiano em março de 2003, o futebol local, que já não era muito organizado, se pulverizou. Desde então, nas competições internacionais, não só a seleção, que é campeã continental, mas as equipes do Iraque passaram a mandar suas partidas fora do país.

Este ano de 2008 será a 6ª temporada que terão que disputar a Liga dos Campeões da Ásia longe dos seus domínios. Uma ‘chaga’ que atinge diretamente os cofres defasadíssimos dos clubes da terra do ex-ditador Sahdan Hussein, que precisam viajar para os países vizinhos (ou distantes) para jogar.

Isso sem falar do fato de impedir os torcedores mais fanáticos de acompanharem de perto seus times. A maioria não tem condições de se deslocar até Líbia, Síria, Jordânia ou Kuwait, onde as equipes iraquianas estão mandando seus jogos.

Quem acaba assistindo as partidas são os refugiados, principalmente na Jordânia.

Este ano, quem vai pagar o pato será o campeão nacional Arbil (clube curdo), e o vice Al Jawiya, equipe mais antiga do país e com raízes na Força Aérea do Iraque. Eles jogarão suas partidas de ‘mandante’ no Kuwait.

Batemos um papo por MSN com o jornalista iraquiano Hassanin Mubarak (que já colaborou com a revista Trivela na edição de setembro/2007) e ele expressou o sentimento do povo.

“É muito ruim para o futebol iraquiano. Na liga local, os torcedores estão voltando aos poucos para os estádios. Mas ainda longe do que era antes da guerra. Os jogos internacionais seriam importantes para resgatar os torcedores”.

As equipes iraquianas seguem jogando longe do país com elencos compostos por veteranos e jovens promessas e na esperança de conseguir, fora do seu habitat natural, um lugar ao sol no torneio mais badalado da Ásia.

Onde Jogaram os Clubes Iraquianos nas Edições da LC Asiática

2003:
Al Mina´a – Estádio Sabah Al Salem, Kuwait.
Al Jawiya – Estádio Municipal de Trípoli, na Líbia.

2004:
Al Jawiya – Estádio Teshrine, Síria.
Al Shorta – Estádio Teshrine, Síria.

2005:
Al Shorta – Estádio Prince Mohd, Jordânia.
Al Zawra´a – Estádio Municipal de Tripoli, Líbia.

2006:
Al Mina´a – Estádios Sabah Al Salem e o da Amizade e da Paz, no Kuwait.
Al Jawiya – Estádio Municipal de Trípoli, Líbia.

2007:
Al Zawra´a – Estádio Al Rayyan Sports, Qatar.
Al Najaf – Estádio Sabah Al Salem, Kuwait.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo