Ásia/Oceania

Kashima e Gamba decidem no Japão

A J-League chega à sua penúltima rodada com um confronto que pode definir o título. No sábado, o Kashima Antlers recebe o Gamba Osaka podendo ficar com o tricampeonato em caso de vitória. O time dirigido por Oswaldo de Oliveira reassumiu a liderança da competição no último fim de semana, depois de vencer o Kyoto Sanga por 1 a 0 e contar com uma inesperada ajuda do lanterna (e já rebaixado) Oita Trinita, que bateu o Kawasaki Frontale por 1 a 0.

Com os resultados, o Kashima soma 60 pontos, contra 58 do Kawasaki e 57 do Gamba Osaka, que venceu o Shimizu S-Pulse por 2 a 0. Os três clubes devem representar o Japão na Liga dos Campeões da próxima temporada, já que o Urawa Red Diamonds, quarto colocado, tem 52 pontos e precisa de uma combinação de resultados para alcançar as três primeiras colocações.

Para ficar com o título com uma rodada de antecedência, o Kashima precisa, além da vitória; torcer por um tropeço do Kawasaki Frontale, que joga em casa contra o Albirex Niigata, sétimo colocado. Já o Gamba Osaka joga todas as suas fichas nesta partida, já que, se vencer, pode até assumir a liderança, também contando com um resultado ruim do Kawasaki.

O Kashima Antlers liderou o campeonato com folgas até o final do primeiro turno, quando chegou a abrir 12 pontos de vantagem para o segundo colocado. No returno, o time caiu de produção – chegou a ter uma série de cinco derrotas consecutivas – e perdeu a liderança, primeiro para o Shimizu S-Pulse, e depois para o Kawasaki Frontale. Porém, com 100% de aproveitamento nas últimas três rodadas, o time acabou voltando à ponta depois do tropeço do Frontale – que vinha de cinco vitórias consecutivas – diante do rebaixado Trinita.

Na partida do turno, em 24 de maio, o Kashima Antlers venceu por 1 a 0, gol de Koji Nakata.

Na briga contra o rebaixamento, Kashiwa Reysol e Omiya Ardija fazem um confronto direto pela última vaga na relação dos clubes que disputam a J-League 2 em 2010. O Kashiwa Reysol tem 33 pontos, quatro a menos que o Omiya Ardija, e só uma vitória mantém o time com chances de se manter na primeira divisão. Ainda ameaçados em caso de vitória do Kashiwa Reysol, estão Montedio Yamagata, Vissel Kobe e Kyoto Sanga, todos com 38 pontos. O Yamagata pega o Nagoya Grampus, fora de casa. Também como visitante, o Kobe enfrenta o FC Tokyo. O Kyoto Sanga recebe o Urawa Red Diamonds. Uma vitória simples salva o trio.

Brasileiros brigam pela artilharia

A briga pela artilharia também movimenta as rodadas finais da J-League. Com uma carreira toda construída no Jubilo Iwata – onde está em sua décima temporada – Ryoichi Maeda é o goleador máximo do campeonato, com 20 gols. Logo atrás, estão dois brasileiros, curiosamente, conterrâneos e que tiveram passagem pelo Palmeiras: os baianos Edmilson, do Urawa Red Diamonds; e Juninho, do Kawasaki Frontale. Edmilson tem 17 gols e Juninho, 16. Naohiro Ishikawa, do FC Tokyo, com 15 gols; e Shinji Okazaki, do Shimizu S-Pulse, com 14 gols; completam a relação dos principais artilheiros.

Pohang Steelers tenta vaga na final da K-League

Campeão asiático, o Pohang Steelers volta a campo neste domingo para a partida da fase semifinal da K-League. O time do técnico brasileiro Sérgio Farias recebe o Seongnam Ilhwa Chunma, que se classificou batendo o Chunnam Dragons por 1 a 0, gol do colombiano Maurício Molina, ex-Santos.

Caso conquiste a vaga para a decisão da K-League, contra o Jeonbuk Hyundai Motors, o Pohang Steelers terá uma semana movimentada, antes de partir para o Mundial de Clubes da FIFA, em Dubai, já as finais do campeonato nacional estão marcadas para os dias 2 e 6 de dezembro.

Na temporada regular, Pohang e Seongnam Ilhwa se enfrentaram duas vezes. No jogo do turno, em Seongnam, vitória do time da casa por 3 a 1. No returno, empate em 1 a 1.

Al-Suwaiq lidera em Omã

Depois de quatro rodadas disputadas, o Al-Suwaiq mantém a ponta na liga de Omã. A competição reúne 12 equipes que se enfrentam em turno e returno.

Depois de três vitórias nas rodadas iniciais, o Al-Suwaiq empatou em 1 a 1 com o Muscat, na última rodada. Com o resultado, a diferença para o vice-líder Al-Nahda caiu para apenas um ponto (10 a 9). Também com 9 pontos, mas saldo inferior, o Al-Seeb é o terceiro colocado.

A competição retorna neste final de semana, depois de uma parada de quase um mês, por conta das festividades pelo aniversário do sultanato e pelos jogos da seleção local, que enfrentou Austrália, pelas eliminatórias da Copa da Ásia; e Brasil, na semana passada.

Archie Thompson garante liderança do Melbourne na A-League

Um gol do atacante Archie Thompson deu a vitória ao Melbourne Victory diante do Brisbane Roar, no último fim de semana, pela 15ª rodada da A-League. O triunfo recolocou o Melbourne na liderança do campeonato, com 27 pontos, dois a mais que o Sydney FC, que perdeu para o Perth Glory por 2 a 0. Nos demais jogos da rodada, empate entre Adelaide United e Gold Coast United (1-1); goleada do Central Coast Mariners sobre o lanterna New Queensland Fury (5-1) e vitória do Wellington Phoenix sobre o Newcastle Jets, por 1 a 0.

Com o gol, o sexto na temporada, Archie Thompson se aproximou ainda mais da marca que tem como objetivo alcançar até o fim da fase regular da A-League. Thompson quer se tornar o primeiro jogador a marcar 50 gols na história da competição, que é realizada desde 2005. Ele lidera a artilharia de todos os tempos, com 44 gols.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo