Ásia/Oceania

Joel Griffiths é eleito o melhor jogador da liga australiana

Nesta quarta-feira, em Sydney, a A-League premiou os melhores da recém-terminada Temporada 2007/2008. O Newcastle Jets foi o grande premiado da noite: seis prêmios, no total de 11 distribuídos, incluindo o troféu de campeão.

Quem brilhou foi Joel Griffiths. Além de ter sido o artilheiro da liga com 12 gols – o prêmio leva em consideração apenas os gols feitos na temporada regular; nos playoffs ele marcou mais dois –, o atacante foi eleito o Melhor Jogador da Temporada. Griffiths levou pra casa o Prêmio Johnny Warren Medal, uma homenagem ao ex-jogador da seleção australiana.

Joel Griffiths recebeu 394 votos de jogadores de toda a liga, 140 à frente do segundo colocado Alex Brosque (Sydney FC), que teve 254 votos. Shane Smeltz (Wellington Phoenix) foi o terceiro mais votado, com 157 votos.

O Técnico do Ano também foi Gary van Egmond, também do Newcastle, que ainda recebeu o Prêmio Fair Play, por ter sido o time que teve o menor número de cartões. Mark Shield, que apitou todas as finais de A-League até agora, recebeu o prêmio de Melhor Árbitro do Ano pela terceira vez consecutiva.

Apenas um brasileiro chegou perto de um prêmio individual – o meia Denni foi campeão da liga com o Newcastle. Foi Reinaldo, do Queensland Roar, vice-artilheiro com nove gols. Veja a lista completa dos prêmios.

Premiers' Plate (1º lugar na temporada regular): Central Coast Mariners.
Championship Trophy (Campeão): Newcastle Jets.
Johnny Warren Medal (Melhor jogador): Joel Griffiths (Newcastle Jets).
Melhor Técnico do Ano: Gary van Egmond (Newcastle Jets).
Golden Boot (Artilheiro): Joel Griffiths, 12 gols (Newcastle Jets).
Melhor Goleiro do Ano: Michael Theoklitos (Melbourne Victory).
Joe Marston Medal (Melhor jogador da final): Andrew Durante (Newcastle Jets).
Rising Star (Melhor jogador Sub-20): Bruce Djite (Adelaide United).
Fair Play: Newcastle Jets.
Gol mais bonito: Brendon Sanatalab (Sydney FC), na partida contra o Adelaide United, pela 18ª rodada.
Wooden Spoon*: Wellington Phoenix, por terminar na última colocação da liga.
Árbitro do Ano: Mark Shield.

* O Prêmio Wooden Spoon pode ter um significado de brincadeira ou verdadeiro. Pode ser um prêmio individual, mas geralmente é dado ao último colocado. Em alguns casos o vice-campeão pode ser o premiado.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo