Com brasileiros em campo, Japão vence China com a maior goleada da história do confronto
Samurais azuis abrem vantagem no Grupo C em um jogo de ataque contra defesa
O Japão venceu a China por 7 a 0 pela 1ª rodada do Grupo C das Eliminatórias da Copa do Mundo da Ásia, no Estádio Saitama, região metropolitana de Tóquio.
Diante dos seus torcedores, o time comandado por Hajime Moriyasu dominou as ações desde o primeiro minuto, e com mais de 70% de posse ao longo da partida, abriu vantagem já no primeiro tempo.
Com 2 a 0 na volta do intervalo, os samurais azuis aproveitaram a fragilidade chinesa, que ainda contou com reforços brasileiros em campo, para aplicar a maior goleada da história do confronto.
China é freguesa histórica do Japão
Wataru Endo e Kaoru Mitoma abriram vantagem para os japoneses ainda na primeira etapa. Na volta do intervalo, os donos da casa ampliaram com Takumi Minanimo (2x), Junya Ito, Daizen Maeda e Takefusa Kubo.
Dentro de campo, o jogo foi de um time só. Em 90 minutos, a China teve apenas uma finalização no gol e menos de 30% de posse de bola.
Na segunda etapa, o técnico Branko Ivankovic chegou a colocar os brasileiros naturalizados Alan, ex-Fluminense, e Fernandinho, mas não viu seu time mudar a postura dentro de campo.
Em um confronto de ataque contra defesa, especialmente no segundo tempo, os japoneses construíram naturalmente a maior goleada da história contra a China.
Antes do confronto válido pela 1ª rodada das Eliminatórias para a Copa de 2026, a maior vantagem final de qualquer jogo entre China e Japão havia sido de dois gols de diferença.
Apesar dos confrontos da primeira metade do século XX, o histórico de partidas entre Japão e China é contabilizado a partir de 1975. São 23 jogos ao todo, com 13 vitórias do Japão, 6 empates e 4 vitórias dos chineses.