Ásia/Oceania

Com brasileiros em campo, Japão vence China com a maior goleada da história do confronto

Samurais azuis abrem vantagem no Grupo C em um jogo de ataque contra defesa

O Japão venceu a China por 7 a 0 pela 1ª rodada do Grupo C das Eliminatórias da Copa do Mundo da Ásia, no Estádio Saitama, região metropolitana de Tóquio.

Diante dos seus torcedores, o time comandado por Hajime Moriyasu dominou as ações desde o primeiro minuto, e com mais de 70% de posse ao longo da partida, abriu vantagem já no primeiro tempo.

Com 2 a 0 na volta do intervalo, os samurais azuis aproveitaram a fragilidade chinesa, que ainda contou com reforços brasileiros em campo, para aplicar a maior goleada da história do confronto.

China é freguesa histórica do Japão

Japão goleia China por 7 a 0 pelo Grupo C das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2026. Foto: Icon Sport
Japão goleia China por 7 a 0 pelo Grupo C das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2026. Foto: Icon Sport

Wataru Endo e Kaoru Mitoma abriram vantagem para os japoneses ainda na primeira etapa. Na volta do intervalo, os donos da casa ampliaram com Takumi Minanimo (2x), Junya Ito, Daizen Maeda e Takefusa Kubo.

Dentro de campo, o jogo foi de um time só. Em 90 minutos, a China teve apenas uma finalização no gol e menos de 30% de posse de bola.

Na segunda etapa, o técnico Branko Ivankovic chegou a colocar os brasileiros naturalizados Alan, ex-Fluminense, e Fernandinho, mas não viu seu time mudar a postura dentro de campo.

Em um confronto de ataque contra defesa, especialmente no segundo tempo, os japoneses construíram naturalmente a maior goleada da história contra a China.

Antes do confronto válido pela 1ª rodada das Eliminatórias para a Copa de 2026, a maior vantagem final de qualquer jogo entre China e Japão havia sido de dois gols de diferença.

Apesar dos confrontos da primeira metade do século XX, o histórico de partidas entre Japão e China é contabilizado a partir de 1975. São 23 jogos ao todo, com 13 vitórias do Japão, 6 empates e 4 vitórias dos chineses.

Por que os jogos da China são contabilizados a partir da década de 1970?

Seleção Chinesa de Futebol. Foto: Icon Sport
Seleção Chinesa de Futebol. Foto: Icon Sport

A contabilização oficial dos jogos da seleção de futebol da China começa a partir da década de 1970 devido a uma série de eventos históricos e políticos que moldaram o cenário esportivo do país.

Após a Revolução Comunista de 1949, a República Popular da China (RPC) foi estabelecida sob o governo de Mao Zedong, enquanto o governo nacionalista da República da China, liderado por Chiang Kai-Shek, fugiu para Taiwan.

Como resultado, a China continental e Taiwan passaram a ser entidades políticas separadas, e a RPC não foi amplamente reconhecida durante as décadas seguintes, o que culminou no afastamento de competições esportivas internacionais.

Além disso, a Guerra Fria e as tensões entre blocos ideológicos impediram a China de participar de competições com muitos países, incluindo o Japão, que era aliado dos Estados Unidos.

As relações diplomáticas entre China e Japão estavam congeladas até 1972, quando ambos os países normalizaram suas relações.

Isso pavimentou o caminho para que as seleções chinesa e japonesa pudessem, finalmente, se enfrentar em campo. O primeiro confronto registrado entre China e Japão ocorreu em 1975, na Taça Asiática, com a China vencendo por 2 a 1.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo