Ásia/Oceania

Gol de goleiro, da classificação, aos 47 do 2º tempo: o maior épico da semana vem do Japão

Você pode não ligar muito para o Campeonato Japonês. Quanto mais para a segunda divisão do país. No entanto, não dá para negar que a J2 League contou com um dos jogos mais épicos do ano neste final de semana. O torneio vive as suas últimas definições, com a disputa dos playoffs de acesso. E a classificação do Montedio Yamagata na partida decisiva não poderia ter desfecho melhor: com um gol de goleiro aos 47 minutos do segundo tempo, eliminando o poderoso Jubilo Iwata diante de sua torcida. Um lance que eterniza ainda mais o goleiro Norihiro Yamagishi no folclore do futebol japonês.

VEJA TAMBÉM: Os goleiros-artilheiros com a bola rolando

Com uma campanha melhor na temporada regular da segundona, o Jubilo Iwata teve o direito de jogar em casa e também de avançar com um empate simples. E tudo parecia sob controle para o antigo clube de Dunga no Japão. Diego Souza, aquele que defendeu o Palmeiras na Série B de 2003, abriu o placar para o Montedio, enquanto Ryohei Yamazaki foi buscar a igualdade no final do primeiro tempo. Equilíbrio estabelecido por toda a segunda etapa, até Yamagishi bancar o herói no momento de mais desespero.

O goleiro cabeceou de jeito desengonçado, é verdade, mas seu arremate foi perfeito para encobrir o goleiro adversário e garantir a classificação do Montedio. Resta saber se a sorte do clube continuará também na final dos playoffs, quando precisará vencer novamente um time de mais tradição e melhor classificado na temporada regular: o JEF United, do atacante Kempes – não o argentino, mas o brasileiro, ex-Lusa e América-MG. Se a sorte continuar ao lado do clube, dá para sonhar com o retorno à primeira divisão após quatro anos.

Atualização: O atento leitor André Lamin nos alertou sobre um grande concorrente para o épico no Japão. E foi com todo o charme da Copa Rio, entre Resende e Madureira. Na decisão contra o Madureira, o goleiro Arthur marcou o gol aos 50 do segundo tempo, levando a disputa para os penais. Consagrou-se mais uma vez, ao defender uma das cobranças do Tricolor Suburbano (melhor apelido) e dar o título aos alvinegros. Yamagishi talvez não tenha sido o grande herói do final de semana. Aqui a nota do Globo Esporte sobre o jogo no Estádio do Trabalhador.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.