Ásia/Oceania

Fifa suspende federação do Iraque

A Fifa suspendeu nesta segunda-feira a federação do Iraque, por causa de interferência governamental na federação do país. A decisão, anunciada nesta segunda-feira, chega a seis dias da data prevista para o jogo da seleção do país contra a Austrália, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

O governo iraquiano decidiu dissolver o comitê olímpico nacional e todas as federações esportivas. A Fifa anunciou que aceita anular a suspensão desde que Bagdá volte atrás em sua medida até as 14h (9h de Brasília) de quinta-feira.

O Iraque surpreendeu no ano passado ao conquistar a Copa da Ásia, sob o comando do técnico brasileiro Jorvan Vieira, que deixou o cargo logo em seguida. O norueguês Egil Olsen assumiu, mas foi demitido após o mau começo nas eliminatórias do Mundial, com empate em casa diante da China e derrota fora para o Qatar.

O atual técnico, Adnan Hamad, lamentou a incerteza sobre a partida de domingo. “É difícil para mim e para os jogadores. Nosso sonho é ir para a Copa do Mundo”, disse Hamad, que esteve na Copa de 1986 como jogador, à agência Reuters. “O governo tomou esta decisão e ficou difícil para nós. Estes jogadores não terão outra chance de ir ao Mundial. A política está impedindo que eles vivam o sonho”.

A seleção iraquiana viajará nesta terça-feira para Brisbane, local do jogo contra a Austrália, ainda sem saber se a partida será disputada.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo