Ásia/Oceania

Fechando o ano com festa!

Para fechar o ano, mostramos como terminaram os campeonatos com calendário solar no território asiático, onde a maioria das nações já adotou o sistema por temporadas usado na maior parte da Europa. No Oriente Médio, por exemplo, todos os campeonatos começam entre julho/agosto e fecham em abril/maio.

Japão, Coréia do Sul, China, Cingapura, Tailândia e Uzbequistão são os principais países cujas ligas são transcorridas ao longo do ano. Confira como finalizaram estes certames no maior continente do planeta.

 

JAPÃO

J-League

Campeão: Kashima Antlers

Destaque: O Nagoya Grampus terminou em 3º lugar, o melhor resultado desde o vice-campeonato de 1996.

Surpresa: Oita Trinita, treinado por Péricles Chamusca, fez história com o 4º lugar

Artilheiro: Marquinhos. 32 anos, atacante do Kashima Antlers. O ex-avançado do Coritiba marcou 21 gols e pelo sexto ano consecutivo o máximo goleador da liga é brasileiro independente se a qualidade dele é discutível ou não.

‘Flop’: A queda de rendimento do Urawa Red Diamonds (7º lugar) e o tradicional Jubilo Iwata que se salvou do rebaixamento nos play-offs.

CORÉIA DO SUL

K-League

Campeão: Suwon Samsung Bluewings

Destaque: A afirmação do atacante brasileiro Dudu, ex-Cruzeiro, superando as críticas e sendo artilheiro da competição com 16 gols marcados pelo Seongnam Ilhwa Chunma.

Surpresa: Não houve

Artilheiro: Dudu, 28 anos, Seongnam Ilhwa Chunma, 16 gols

‘Flop’: Recordista de títulos na K-League, o heptacampeão Seongnam Ilhwa Chunma teve a pior média de público em casa, 7.206 por jogo. A cidade de Seongnam é um dos centros do beisebol e a população não gosta muito do Reverendo Moon, mesmo sendo ele quem injeta dinheiro no clube.

CHINA

Super League

Campeão: Shandong Luneng

Destaque: Johnson Macaba, atacante do Shenzhen Xiangxue. O angolano, ex-Portuguesa, foi o vice-artilheiro mesmo jogando por uma das cinco piores equipes da tabela.

Surpresa: Não teve

Artilheiro: Éber Luis, atacante, 27 anos. O gigante gaúcho, ex-Juventude, marcou 14 gols pelo Tianjin Teda

‘Flop’: O então campeão Changchun Yatai terminou em 6º lugar e teve a pior média de público em casa, 6.211 pessoas por jogo.

CINGAPURA

S-League

Campeão: Singapore Armed Forces (SAFFC)

Destaque: A consolidação do tricampeão SAFFC como uma hegemonia na ilha

Surpresa: A ótima campanha do vice-campeão Super Reds, time composto por sul-coreanos.

Artilheiro: Aleksander Duric, 38 anos, bósnio, o atacante do SAFFC marcou 26 vezes

‘Flop’: Tampines Rovers, Home United e Geylang United ficaram devendo

TAILÂNDIA

Thailand Premier League

Campeão: Provincial Electricity Authority (PEA)

Destaque: O título inédito do PEA

Surpresa: Não teve

Artilheiro: Anon Sangsanoi, 24 anos, atacante do BEC Tero Sasana, 20 gols

‘Flop’: A queda do tradicional Bangkok Bank para 2ª divisão

UZBEQUISTÃO

Uzbek Oliy League

Campeão: Bunyodkor FC

Destaque: A aparição devastadora do Bunyodkor impulsionada por grande investimento ‘oriundo do setor energético’, desmoronando a dinastia do então hexacampeão Pakhtakor.

Surpresa: A chegada de profissionais do quilate de Rivaldo e Zico para trabalhar no país.

Artilheiro: Server Djeparov, 26 anos, meia-atacante do Bunyodkor, marcou 19 gols. Além do prêmio de melhor jogador do continente em 2008.

‘Flop’: As apostas do Pakhtakor no mercado não renderam o esperado. O meia brasileiro Fábio Pinto, ex-Internacional e Oviedo (Espanha) foi um dos fiascos.

 

Fala, Ásia
“O número de torcedores do Bunyodkor aumenta dia após dia aqui no Uzbequistão e o futebol está se tornando cada vez mais popular até entre aqueles que nunca ligaram. Por outro lado, existem aqueles que odeiam o Bunyodkor porque acham que o poder financeiro deles destrói a liga, pois eles compraram os melhores jogadores do país e mais o Rivaldo, ‘matando’ a competição”
Nozim Mukhamediev, estudante uzbeque.

 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo