Ex-auxiliar do São Paulo se junta a Gerrard na Arábia Saudita
Em má fase na Saudi Pro League, Al-Ettifaq promove mudanças na comissão técnica
Técnico do Al-Ettifaq desde julho de 2023, Steven Gerrard ganhou um novo assistente conhecido pela torcida do São Paulo.
Trata-se de Michael Beale, que passou pelo clube do Morumbi em 2017, quando Rogério Ceni vivia sua primeira experiência como treinador.
Demitido do cargo de técnico do Sunderland em fevereiro, com apenas 12 jogos no comando, Beale estava desempregado desde então. Ele trabalhou anteriormente com Gerrard no Rangers, entre 2018 e 2021, período em que o clube conquistou o Campeonato Escocês de maneira invicta (2020/2021).
Beale começou sua carreira na academia do Chelsea, antes de uma breve passagem pelo Liverpool. Depois de São Paulo, Rangers e Aston Villa, todos como assistente, o inglês assumiu o comando do Queens Park Rangers, em junho de 2022.
Ele deixou o QPR após cinco meses para se tornar técnico do Rangers, mas acabou demitido em outubro de 2023 (43 partidas e 10 meses no comando). O Sunderland, como citado acima, foi seu último trabalho.
A passagem de Michael Beale pelo São Paulo
No final de 2016, Michael Beale foi convidado por Rogério Ceni para ser seu auxiliar no São Paulo. Recém-aposentado, o ex-goleiro dava início a sua carreira de técnico e assumia um clube pela primeira vez.
A passagem do inglês pelo Tricolor, no entanto, durou somente seis meses. Ele pediu para deixar o clube paulista em 30 de junho de 2017, três dias antes de Ceni ser demitido por Leco, então presidente são-paulino.
Na época, em entrevista ao podcast MyPersonalFootballCoach, reproduzida pelo site do Liverpool Echo, Beale explicou sua decisão de se desligar do São Paulo.
— Eu tive uma experiência fantástica aqui no Brasil. Vir, aprender uma segunda língua, outra cultura, ser parte do maior clubes do país e trabalhar com estes jogadores é algo que eu guardarei com muito orgulho. O talento e a paixão pelo jogo aqui são incríveis. Minha habilidade no samba é horrível, mas no churrasco e no karaokê eu melhorei (risos).
O que Michael Bale encontrará no Al-Ettifaq?
Em má fase, o Al-Ettifaq ocupa a 12ª colocação da Saudi Pro League, tendo conquistado apenas 11 pontos em seus 10 primeiros jogos na competição.
A nova equipe de Michael Beale, que não vence desde setembro, volta a campo neste domingo (24), para enfrentar o nono colocado Al-Riyadh, fora de casa. A bola rola a partir das 11h40 (horário de Brasília), no Prince Faisal bin Fahd Stadium.
Vale destacar que Gerrard levou o Al-Ettifaq ao sexto lugar na temporada 2023/2024. Seu vínculo com o clube saudita vai até 2027, tendo assinado uma extensão contratual de dois anos em janeiro.
Beale fará parte da nova comissão técnica de Gerrard após as saídas do ex-assistente Dean Holden e do diretor esportivo Mark Allen.